O destaque absoluto deste início de outubro veio da Chevrolet. Com 2.083 emplacamentos, o novo Onix Plus já aparece à frente do Chevrolet Prisma (que tornou-se Joy Plus) e do rival VW Virtus. Mantido o ritmo, o sedã deve encerrar seu primeiro mês cheio acima das 4 mil unidades.
Na ponta, o Chevrolet Onix hatch (9.323) mantém a enorme vantagem sobre os rivais mesmo com a nova geração chegando às concessionárias apenas em novembro. Na disputa pelo segundo lugar, o Ford Ka (4.468) assegura uma confortável vantagem sobre o Hyundai HB20 (3.684), cuja nova geração começou a ser oficialmente vendida no último dia 10.
Próximo do pódio, o Fiat Argo (3.487) já enxerga o Jeep Renegade (3.215) e o VW Polo (3.150) pelo retrovisor. Com o novo modelo nas ruas, o Toyota Corolla (3.074) voltou ao top 10 com força e aparece em sétimo. Quarto colocado habitual nos últimos rankings, o VW Gol (2.946) caiu para oitavo. Com 2.429 unidades, o Jeep Compass voltou a figurar na parte de cima da lista.
Líder entre os sedãs compactos após a queda do Prisma, o Ford Ka Sedan (2.399) completou o top 10 apenas 4 unidades à frente do Hyundai Creta (2.395), com o Nissan Kicks (2.376) na cola. Terceiro colocado geral em setembro, o Renault Kwid (2.209) foi apenas o 13º. Com 1.742 emplacamentos, o VW T-Cross caiu da 14ª para a 20ª posição.
POS. |
MODELO |
PARC. OUT. 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.323 |
2º |
FORD KA |
4.468 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
3.684 |
4º |
FIAT ARGO |
3.487 |
5º |
JEEP RENEGADE |
3.215 |
6º |
VW POLO |
3.150 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.074 |
8º |
VW GOL |
2.946 |
9º |
JEEP COMPASS |
2.429 |
10º |
FORD KA SEDAN |
2.399 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
2.395 |
12º |
NISSAN KICKS |
2.376 |
13º |
RENAULT KWID |
2.209 |
14º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.083 |
15º |
CHEVROLET PRISMA |
1.994 |
16º |
VW VIRTUS |
1.988 |
17º |
HONDA HR-V |
1.847 |
18º |
FIAT MOBI |
1.821 |
19º |
RENAULT SANDERO |
1.799 |
20º |
VW T-CROSS |
1.742 |
COMERCIAIS LEVES
Numa das mais acirradas disputas dos últimos meses, a Fiat Strada foi a nº 1 entre os comerciais leves por apenas 18 unidades de vantagem em relação à Fiat Toro (3.508 x 3.490) – com os resultados até o dia 14, era a irmã maior quem estava à frente. Tranquila na terceira posição, a VW Saveiro abriu mais de 500 unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (2.154 x 1.636).
À frente da rival japonesa na 1ª quinzena de setembro, a Chevrolet S10 (1.317) perdeu fôlego. Em ritmo para registrar seu melhor desempenho em 2019, a Ford Ranger emplacou 1.049 unidades. Destaque negativo do período, a VW Amarok caiu para o 10º lugar, com menos de 500 emplacamentos (485).
POS. |
MODELO |
PARC. OUT. 19 |
1º |
FIAT STRADA |
3.508 |
2º |
FIAT TORO |
3.490 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.154 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.636 |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.317 |
6º |
FORD RANGER |
1.049 |
7º |
FIAT FIORINO |
734 |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
544 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
544 |
10º |
VW AMAROK |
485 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Divulgação e Arquivo MOTOR1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela