O Chevrolet Onix lidera outro ranking além do de vendas no mercado brasileiro - este, porém, não é motivo para orgulho. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o hatch da GM foi o carro mais roubado no estado em 2019, considerando os números acumulados até agosto. Neste período, foram mais de 14 mil veículos roubados somente na capital paulista, chegando a quase 30 mil no estado.
Segundo Paulo Marchetti, CEO da empresa de seguros Compara, alguns veículos são mais visados pelos criminosos pela grande quantidade existente nas ruas (caso do Onix), o que acaba sendo foco para o mercado negro.
Por este mesmo motivo, o Hyundai HB20 aparece em segundo na lista, repetindo sua colocação no mercado de novos. Surpresa fica por conta da quinta posição do Fiat Argo, modelo que foi lançado em 2017 e ainda não tem um volume tão grande de unidades nas ruas, como é o caso de Onix e HB20.
Nas terceira e quarta posições surgem dois modelos da Volkswagen já "famosos" por aparecer em listas de roubos: Voyage e Gol. Em sexto, atrás do Argo, vem o Fiat Siena, que também costuma ser querido dos ladrões. Já na sétima posição, o Renault Logan sofre do mesmo mal que o Voyage: maioria das vendas para frotistas, o que costuma aumentar os casos de procura de peças no mercado ilegal.
Mais surpreendente que a aparição do Argo na lista, porém, é a presença do Honda WR-V, um modelo de vendas tímidas no país - embora seja figura fácil em São Paulo. O crossover derivado do Fit é o único da categoria "SUV" a constar da lista, na oitava colocação.
Fechando a lista, duas picapes: a Ford Ranger, que sempre teve histórico de roubos, e a Fiat Toro, esta ainda recente no mercado (foi lançada em 2016), mas que já caiu no gosto dos gatunos. A picape da Fiat, inclusive, é o modelo que tem a maior variação no preço do seguro, com diferença de até 309% de acordo com a Comparar.
1) Chevrolet Onix
2) Hyundai HB20
3) VW Voyage
4) VW Gol
5) Fiat Argo
6) Fiat Siena
7) Renault Logan
8) Honda WR-V
9) Ford Ranger
10) Fiat Toro
Fotos: divulgação
Fonte: Secretaria de Segurança Pública de São Paulo via Comparar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança