Pensadas para facilitar o acesso e a locomoção de usuários com idade igual ou superior a 60 anos, as vagas destinadas a idosos nem sempre são respeitadas nos estacionamentos brasileiros. É bastante comum em shoppings, supermercados e farmácias de todo o país encontrar veículos sem qualquer tipo de identificação da existência de pessoa idosa ocupando a vaga que estrategicamente está localizada em uma área mais próxima à entrada de pedestres do estabelecimento – justamente para reduzir o trajeto a ser caminhado pelo idoso.
As desculpas para esse tipo de infração são as mais variadas possíveis, mas ninguém está livre das punições. De acordo com a legislação de trânsito, motoristas adeptos desse péssimo comportamento são obrigados a pagar multa no valor de R$ 293,47, recebem 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ainda podem ter o veículo guinchado.
Para poder usufruir da vaga exclusiva para idoso, é bom lembrar, o usuário deverá ter idade igual ou superior a 60 anos e possuir o cartão de estacionamento devidamente cadastrado. O documento deve estar sempre visível quando o veículo estiver estacionado, geralmente apoiado entre o painel e o para-brisa.
Em alguns casos, o veículo até pode ser estacionado por outra pessoa com menos de 60 anos (filho ou neto da pessoa idosa, por exemplo), mas é preciso que o titular esteja presente. As vagas podem ser encontradas em vias públicas ou em estacionamentos de estabelecimentos privados ou públicos, com identificação horizontal (pintada no chão) ou vertical (placas).
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM