Com leve retração em relação à participação na composição total do mercado de agosto (54,83%), as vendas no varejo representaram 53,86% dos 223.240 automóveis e comerciais leves emplacados no país em setembro. Chevrolet (17,22%) e VW (14,98%) mantiveram as duas primeiras posições entre as marcas, mas a Renault (10,70%) surpreendeu, saltando da sexta para a terceira colocação. Hyundai (10,41%) e Toyota (9,19%) completaram o top 5.
Após 18 meses como vice-líder, o Hyundai HB20 (6.006) perdeu a posição para o Renault Kwid (7.103), com o Chevrolet Onix (12.465) mantendo a ponta com a menor participação na modalidade do top 5 (59,2%) – o pódio, aliás, tem os mesmos integrantes desde fevereiro. Quarto em julho e agosto, o VW Polo (4.484) foi superado pelo Ford Ka (4.734).
Destaque de vendas gerais no mês passado, o Chevrolet Prisma (3.942), sétimo e a menos de 20 unidades do Fiat Argo (3.959), foi o único do top 10 a ter menos de 50% de suas vendas no varejo. Superado pelo Hyundai Creta (3.458) em agosto, o Honda HR-V (3.525) reassumiu a liderança entre os SUVs. Com 2.761 unidades, o Toyota Corolla voltou a figurar na parte de cima da tabela.
Em seu quinto mês no top 20, o VW T-Cross (2.525) assegurou presença no pódio dos SUVs compactos. O segmento, aliás, viu o veterano Ford Ecosport (1.601) vender mais do que o Nissan Kicks (1.594) e o Jeep Renegade (1.569). Com quase 80% de seus emplacamentos na modalidade, o Fiat Cronos (1.638) ficou à frente do Toyota Yaris Sedan (1.340).
Cada vez mais discreto no mercado, o VW up! (897) vendeu menos do que o Chevrolet Tracker (937), mesmo com o GM às vésperas de uma nova geração. Em momento de transição para a linha 2020, o Chevrolet Cruze Sedan (520) foi batido pelo rival VW Jetta (739). Único premium do top 50, o BMW X1 (338) foi o último da lista.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
12.465 |
59,23% |
21.044 |
2º |
RENAULT KWID |
7.103 |
80,48% |
8.826 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
6.006 |
84,06% |
7.145 |
4º |
FORD KA |
4.734 |
59,99% |
7.891 |
5º |
VW POLO |
4.484 |
71,38% |
6.282 |
6º |
FIAT ARGO |
3.959 |
69,09% |
5.730 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
3.942 |
44,06% |
8.946 |
8º |
HONDA HR-V |
3.525 |
91,82% |
3.839 |
9º |
HYUNDAI CRETA |
3.458 |
73,37% |
4.713 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.761 |
67,72% |
4.077 |
11º |
FIAT MOBI |
2.741 |
62,62% |
4.377 |
12º |
VW GOL |
2.610 |
38,10% |
6.850 |
13º |
RENAULT SANDERO |
2.561 |
47,82% |
5.355 |
14º |
VW T-CROSS |
2.525 |
66,87% |
3.776 |
15º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.304 |
84,99% |
2.711 |
16º |
VW VIRTUS |
2.077 |
51,37% |
4.043 |
17º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.053 |
80,45% |
2.552 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
2.039 |
61,16% |
3.334 |
19º |
HONDA CIVIC |
1.945 |
81,83% |
2.377 |
20º |
FIAT CRONOS |
1.638 |
77,93% |
2.102 |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.601 |
49,08% |
3.262 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.594 |
35,45% |
4.497 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.569 |
25,77% |
6.089 |
24º |
JEEP COMPASS |
1.549 |
34,01% |
4.554 |
25º |
RENAULT CAPTUR |
1.404 |
51,45% |
2.729 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.340 |
62,62% |
2.140 |
27º |
HONDA FIT |
1.274 |
64,83% |
1.965 |
28º |
NISSAN VERSA |
1.198 |
63,39% |
1.890 |
29º |
HONDA CITY |
1.179 |
80,48% |
1.465 |
30º |
FORD KA SEDAN |
1.168 |
26,25% |
4.450 |
31º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.069 |
79,48% |
1.345 |
32º |
CHEVROLET TRACKER |
937 |
71,75% |
1.306 |
33º |
VW UP |
897 |
77,19% |
1.162 |
34º |
HONDA WR-V |
863 |
94,21% |
916 |
35º |
CHEVROLET SPIN |
817 |
36,02% |
2.268 |
36º |
NISSAN MARCH |
792 |
86,27% |
918 |
37º |
TOYOTA SW4 |
780 |
74,22% |
1.051 |
38º |
RENAULT DUSTER |
759 |
36,93% |
2.055 |
39º |
VW JETTA |
739 |
66,76% |
1.107 |
40º |
VW TIGUAN |
737 |
60,02% |
1.228 |
41º |
CHERY TIGGO 5X |
723 |
97,83% |
739 |
42º |
HYUNDAI IX35 |
583 |
88,74% |
657 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
569 |
38,47% |
1.479 |
44º |
FIAT SIENA |
541 |
52,07% |
1.039 |
45º |
CHERY TIGGO 2 |
521 |
100,00% |
521 |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
520 |
53,06% |
980 |
47º |
VW VOYAGE |
449 |
19,87% |
2.260 |
48º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
442 |
50,06% |
883 |
49º |
RENAULT LOGAN |
428 |
21,25% |
2.014 |
50º |
BMW X1 |
338 |
85,79% |
394 |
Sem surpresas, a Toyota Hilux (1.991) se manteve no topo entre os comerciais leves e por pouco não emplacou mais do que a soma da Fiat Toro (1.029) com a Chevrolet S10 (980). Na briga pelo quarto lugar, VW Amarok (790) e Ford Ranger (755) novamente trocaram de posições.
Terceira colocada no geral, a VW Saveiro (293) completou o top 10 atrás de modelos maiores como a Mitsubishi L200 (517) e a Renault Duster Oroch (392). Líder absoluta no global, a Fiat Strada (238) foi apenas a 13ª na modalidade, com menos de 4% de suas vendas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
SET 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.991 |
62,47% |
3.187 |
2º |
FIAT TORO |
1.029 |
18,06% |
5.697 |
3º |
CHEVROLET S10 |
980 |
33,14% |
2.957 |
4º |
VW AMAROK |
790 |
44,21% |
1.787 |
5º |
FORD RANGER |
755 |
35,83% |
2.107 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
517 |
70,15% |
737 |
7º |
FIAT FIORINO |
426 |
27,00% |
1.578 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
392 |
30,39% |
1.290 |
9º |
HYUNDAI HR |
357 |
82,07% |
435 |
10º |
VW SAVEIRO |
293 |
6,90% |
4.247 |
11º |
VW EXPRESS |
278 |
89,39% |
311 |
12º |
NISSAN FRONTIER |
273 |
32,46% |
841 |
13º |
FIAT STRADA |
238 |
3,62% |
6.573 |
14º |
RENAULT MASTER |
211 |
31,40% |
672 |
15º |
KIA K2500 |
201 |
100,00% |
201 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
136 |
11,80% |
1.153 |
17º |
IVECO DAILY 35S14 |
132 |
93,62% |
141 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
121 |
100,00% |
121 |
19º |
IVECO DAILY 30S13 |
71 |
93,42% |
76 |
20º |
FIAT DUCATO |
48 |
9,20% |
522 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
44 |
38,94% |
113 |
22º |
JAC V260 |
21 |
100,00% |
21 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
21 |
91,30% |
23 |
24º |
EFFA V21 |
18 |
100,00% |
18 |
25º |
CITROËN BERLINGO |
15 |
22,06% |
68 |
26º |
EFFA V22 |
11 |
100,00% |
11 |
27º |
FOTON AUMARK 1039 |
11 |
100,00% |
11 |
28º |
CITROËN JUMPY |
10 |
5,78% |
173 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
10 |
100,00% |
10 |
30º |
IVECO DAILY |
9 |
90,00% |
10 |
31º |
PEUGEOT EXPERT |
8 |
3,92% |
204 |
32º |
IVECO DAILY 5516 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
EFFA K01 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
CITROËN JUMPER |
2 |
12,50% |
16 |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
VW KOMBI |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
CHEVROLET 10 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
DODGE RAM |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
EFFA K02 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F100 |
1 |
50,00% |
2 |
43º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14ST |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
HITECH ECOCARGO |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
49º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos