Após oito meses seguidos no topo entre os SUVs compactos, o Jeep Renegade (5.188) perdeu a posição para o Hyundai Creta. Impulsionado pelas vendas da versão PCD disponibilizadas para pessoas físicas, o coreano de Piracicaba (SP) foi o preferido com 6.643 unidades em agosto, batendo o recorde registrado no mês anterior (5.307).
O outro destaque do período veio da Volkswagen. Com 4.224 unidades, também seu melhor desempenho desde o lançamento, o T-Cross chegou pela primeira vez ao pódio do segmento, deixando para trás o Honda HR-V (4.054), que viu sumirem pouco mais de 19% de seus compradores de um ano para cá. O Nissan Kicks (3.887), em seu resultado mais fraco desde janeiro (3.484), completou o top 5.
Apesar de também ter recuado no período, o Ford Ecosport (3.017) superou a casa das 3 mil unidades pela 1ª vez em 2019 e assegurou quase 1 mil unidades de vantagem sobre o Renault Captur (2.073), este em retração superior a 30%. Menos, no entanto, do que os mais de 45% de perda registrados pelo Tracker (1.290) – vale ressaltar que o Chevrolet está em fim de carreira na atual geração.
Próximo do Tracker, o Renault Duster (1.253) não vendia tão pouco desde março do ano passado (1.247). Sem mostrar fôlego para ir muito além, o Citroën C4 Cactus (1.114) completou o top 10. Mantendo estabilidade nas vendas, o Caoa Chery Tiggo 5X (680) foi batido por dois modelos em queda: Honda WR-V (898, -37,8%) e Peugeot 2008 (798, -31,7%).
Dois coadjuvantes no segmento tiveram bons resultados no mês passado. Em 16º, o Troller T4 (151) registrou seu desempenho mais expressivo desde janeiro de 2018 (153). O JAC T50/T5 (54), por sua vez, mais do que dobrou os números de um ano atrás.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/19 |
JUL/19 |
AGO/18 |
% AGO 19 |
% JUL 19 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
6643 |
5307 |
5276 |
18,33% |
14,41% |
25,17% |
25,91% |
2º |
JEEP RENEGADE |
5188 |
5790 |
4464 |
14,31% |
15,72% |
-10,40% |
16,22% |
3º |
VW T-CROSS |
4224 |
3151 |
0 |
11,65% |
8,56% |
34,05% |
- |
4º |
HONDA HR-V |
4054 |
3856 |
5020 |
11,18% |
10,47% |
5,13% |
-19,24% |
5º |
NISSAN KICKS |
3887 |
5299 |
4792 |
10,72% |
14,39% |
-26,65% |
-18,89% |
6º |
FORD ECOSPORT |
3017 |
2530 |
3034 |
8,32% |
6,87% |
19,25% |
-0,56% |
7º |
RENAULT CAPTUR |
2073 |
2680 |
3062 |
5,72% |
7,28% |
-22,65% |
-32,30% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
1290 |
1293 |
2360 |
3,56% |
3,51% |
-0,23% |
-45,34% |
9º |
RENAULT DUSTER |
1253 |
1777 |
2701 |
3,46% |
4,83% |
-29,49% |
-53,61% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1114 |
1474 |
39 |
3,07% |
4,00% |
-24,42% |
2756,41% |
11º |
HONDA WR-V |
898 |
1155 |
1444 |
2,48% |
3,14% |
-22,25% |
-37,81% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
798 |
787 |
1169 |
2,20% |
2,14% |
1,40% |
-31,74% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
680 |
644 |
0 |
1,88% |
1,75% |
5,59% |
- |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
534 |
490 |
727 |
1,47% |
1,33% |
8,98% |
-26,55% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
161 |
190 |
210 |
0,44% |
0,52% |
-15,26% |
-23,33% |
16º |
TROLLER T4 |
151 |
97 |
137 |
0,42% |
0,26% |
55,67% |
10,22% |
17º |
JAC T40 |
112 |
96 |
302 |
0,31% |
0,26% |
16,67% |
-62,91% |
18º |
SUZUKI VITARA |
60 |
113 |
205 |
0,17% |
0,31% |
-46,90% |
-70,73% |
19º |
JAC T50 / T5 |
54 |
52 |
23 |
0,15% |
0,14% |
3,85% |
134,78% |
20º |
SUZUKI SCROSS |
37 |
25 |
60 |
0,10% |
0,07% |
48,00% |
-38,33% |
21º |
KIA SOUL |
16 |
20 |
20 |
0,04% |
0,05% |
-20,00% |
-20,00% |
22º |
LIFAN X60 |
4 |
2 |
129 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
-96,90% |
|
|
36248 |
36828 |
35174 |
100,00% |
100,00% |
-1,57% |
3,05% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela