Vendas diretas em agosto: Ka Sedan bate Prisma e lidera segmento
Renovado, Sandero volta a aparecer entre os líderes
Responsáveis por 45,17% dos 230.718 automóveis e comerciais leves registrados em agosto, as chamadas vendas diretas tiveram troca de liderança entre as montadoras, com a Chevrolet (19,62%) assumindo a posição ocupada pela Fiat (18,49%) desde junho – a VW (18,33%) veio na cola. Ford (9,59%) e Renault (9,40%), repetindo as colocações de julho, fecharam o top 5.
Chevrolet Onix (9.480) e VW Gol (4.836) repetiram as duas primeiras colocações do último ranking, com o Ford Ka (4.099) completando o pódio. Preferido entre os SUVs, o Jeep Renegade (3.703) foi o quarto, com mais de 70% dos emplacamentos na modalidade. O destaque do mês foi o Renault Sandero (3.375), reestilizado, de volta ao top 5.
Em briga pela liderança entre os sedãs, melhor para o Ford Ka Sedan (3.375) em relação ao Chevrolet Prisma (2.998). Outro sedã compacto, o VW Voyage (2.448) foi o nono. Jeep Compass (2.884) e Fiat Mobi (2.226) completaram a parte de cima do ranking. Em 11º, o VW Virtus (2.203) teve mais da metade de seus emplacamentos através de faturamento direto de fábrica.
Reforçando que sua força continua concentrada no varejo, o Renault Kwid (1.691) foi apenas o 19º, com menos de 23% do total de emplacamentos, situação similar à registrada pelo Hyundai HB20 (1.403) e pelo VW Polo (1.306), ambos abaixo dos 20%. Já o novato VW T-Cross (1.652) se aproximou dos 40% de participação, completando o top 20.
Nenhum modelo foi tão dependente das vendas diretas no top 50 quanto o Fiat Doblò (358) e seus quase 94%. Em situação oposta, o Toyota Yaris Hatch (234), numa modesta 49ª colocação, teve menos de 8% de seus registros pela modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
9.480 |
42,33% |
22.396 |
2º |
VW GOL |
4.836 |
61,62% |
7.848 |
3º |
FORD KA |
4.099 |
44,85% |
9.140 |
4º |
JEEP RENEGADE |
3.703 |
71,38% |
5.188 |
5º |
RENAULT SANDERO |
3.375 |
63,12% |
5.347 |
6º |
FORD KA SEDAN |
3.308 |
72,02% |
4.593 |
7º |
CHEVROLET PRISMA |
2.998 |
41,35% |
7.251 |
8º |
JEEP COMPASS |
2.884 |
59,55% |
4.843 |
9º |
VW VOYAGE |
2.448 |
85,71% |
2.856 |
10º |
FIAT MOBI |
2.226 |
41,09% |
5.418 |
11º |
VW VIRTUS |
2.203 |
50,83% |
4.334 |
12º |
FIAT UNO |
2.116 |
92,00% |
2.300 |
13º |
RENAULT LOGAN |
2.001 |
87,76% |
2.280 |
14º |
FIAT ARGO |
1.840 |
28,05% |
6.560 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
1.823 |
39,45% |
4.621 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
1.812 |
27,28% |
6.643 |
17º |
NISSAN KICKS |
1.799 |
46,28% |
3.887 |
18º |
CHEVROLET SPIN |
1.769 |
62,95% |
2.810 |
19º |
RENAULT KWID |
1.691 |
22,68% |
7.455 |
20º |
VW T-CROSS |
1.652 |
39,11% |
4.224 |
21º |
HYUNDAI HB20S |
1.533 |
43,35% |
3.536 |
22º |
HYUNDAI HB20 |
1.403 |
17,14% |
8.187 |
23º |
VW POLO |
1.306 |
19,16% |
6.815 |
24º |
CHEVROLET COBALT |
1.186 |
83,76% |
1.416 |
25º |
FORD ECOSPORT |
1.125 |
37,29% |
3.017 |
26º |
RENAULT CAPTUR |
987 |
47,61% |
2.073 |
27º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
903 |
60,69% |
1.488 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
683 |
28,88% |
2.365 |
29º |
NISSAN VERSA |
653 |
34,83% |
1.875 |
30º |
PEUGEOT 2008 |
592 |
74,19% |
798 |
31º |
RENAULT DUSTER |
590 |
47,09% |
1.253 |
32º |
VW TIGUAN |
579 |
42,70% |
1.356 |
33º |
CITROËN C4 CACTUS |
547 |
49,10% |
1.114 |
34º |
VW FOX/CROSS FOX |
544 |
18,26% |
2.979 |
35º |
HONDA FIT |
534 |
26,40% |
2.023 |
36º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
489 |
83,16% |
588 |
37º |
FIAT CRONOS |
430 |
24,13% |
1.782 |
38º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
429 |
43,47% |
987 |
39º |
FIAT DOBLÒ |
358 |
93,96% |
381 |
40º |
CITROËN C4 LOUNGE |
341 |
93,42% |
365 |
41º |
TOYOTA SW4 |
338 |
29,60% |
1.142 |
42º |
HONDA HR-V |
325 |
8,02% |
4.054 |
43º |
VW UP |
303 |
24,30% |
1.247 |
44º |
PEUGEOT 208 |
292 |
66,82% |
437 |
45º |
VW JETTA |
289 |
23,48% |
1.231 |
46º |
HONDA CITY |
263 |
22,69% |
1.159 |
47º |
HONDA CIVIC |
239 |
13,77% |
1.736 |
48º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
234 |
17,22% |
1.359 |
49º |
TOYOTA YARIS HATCH |
234 |
7,78% |
3.008 |
50º |
FIAT GRAND SIENA |
207 |
24,01% |
862 |
A Fiat manteve o enorme domínio entre os comerciais leves, com suas duas picapes acima dos 79% de representatividade: Strada (6.418) e Toro (4.296). A VW Saveiro, com 3.900 unidades, mais uma vez completou o pódio acima dos 90%.
Na disputa pelo quarto lugar, a Chevrolet S10 (2.045) abriu vantagem sobre a Hilux (1.387) após a briga acirrada registrada em julho. A Toyota, aliás, por muito pouco não foi batida pela Ford Ranger e suas 1.368 unidades. Em bom mês, a Chevrolet Montana (1.153) superou a VW Amarok (937).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
AGO 19 |
1º |
FIAT STRADA |
6.418 |
95,43% |
6.725 |
2º |
FIAT TORO |
4.296 |
79,82% |
5.382 |
3º |
VW SAVEIRO |
3.900 |
92,09% |
4.235 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.045 |
66,98% |
3.053 |
5º |
TOYOTA HILUX |
1.387 |
42,03% |
3.300 |
6º |
FORD RANGER |
1.368 |
64,14% |
2.133 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
1.153 |
90,43% |
1.275 |
8º |
VW AMAROK |
937 |
57,20% |
1.638 |
9º |
FIAT FIORINO |
866 |
65,31% |
1.326 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
623 |
65,03% |
958 |
11º |
RENAULT MASTER |
517 |
73,96% |
699 |
12º |
FIAT DUCATO |
413 |
84,98% |
486 |
13º |
MITSUBISHI L200 |
318 |
39,45% |
806 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
279 |
42,60% |
655 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
240 |
96,39% |
249 |
16º |
CITROËN JUMPY |
204 |
94,01% |
217 |
17º |
PEUGEOT PARTNER |
87 |
55,41% |
157 |
18º |
HYUNDAI HR |
77 |
17,87% |
431 |
19º |
CITROËN BERLINGO |
75 |
87,21% |
86 |
20º |
IVECO DAILY 35S14 |
66 |
36,07% |
183 |
21º |
VW EXPRESS |
58 |
18,07% |
321 |
22º |
CITROËN JUMPER |
10 |
100,00% |
10 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
100,00% |
7 |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
2 |
2,90% |
69 |
25º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
33,33% |
6 |
26º |
IVECO DAILY |
1 |
16,67% |
6 |
27º |
KIA K2500 |
1 |
0,67% |
149 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1 |
0,85% |
118 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
11,11% |
9 |
30º |
RAM 2500 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Ford Ka e Ka Sedan 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?