Apesar de agosto ter tido um dia útil a menos do que em julho, o Chevrolet Onix parece não ter tomado conhecimento disso: com 22.396 emplacamentos, o modelo incrementou em mais de duas mil unidades o desempenho do mês anterior e abriu mais de 5 mil unidades de vantagem em relação à soma de Ford Ka (9.140) e Hyundai HB20 (8.187). Mais do que isso, este foi o novo recorde de vendas do hatch compacto da GM. E olha que na próxima semana será apresentada a nova geração do modelo, inicialmente na versão sedã.
Sexto no ranking anterior, o VW Gol (7.848) subiu duas posições, cabendo ao Kwid (7.455) completar o top 5, com o Chevrolet Prisma (7.251) bem próximo do Renault. Próximo das 7 mil unidades, o VW Polo (6.815) foi o sétimo, seguido de perto pelo Hyundai Creta, que liderou entre os SUVs e superou as 6 mil unidades pela 1ª vez (6.643). Fiat Argo (6.560) e Fiat Mobi (5.418) completaram o top 10.
Com a versão reestilizada nas concessionárias, o Renault Sandero (5.347) saltou da 24ª para a 11ª posição – o Logan (2.280) também se beneficiou do efeito novidade, avançando quase 80% nas últimas semanas. Os dois Jeep – Renegade (5.188) e Compass (4.843) – perderam espaço no período. Em seu último mês com a atual geração, o Toyota Corolla (4.621) perdeu 22% de seus compradores.
Em seu melhor mês, o VW T-Cross (4.224) superou pela 1ª vez o Honda HR-V (4.054) e o Nissan Kicks (3.887). Também num bom momento, o veterano Ford Ecosport (3.017) se aproximou do top 20. O mês de agosto, no entanto, foi muito ruim para o Fiat Grand Siena, com apenas 862 emplacamentos, quase 37% a menos do que há um ano.
POS. |
MODELO |
AGO 19 |
% TOTAL |
JUL 19 |
% TOTAL |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUN |
1º |
CHEVROLET ONIX |
22.396 |
11,43% |
20.071 |
10,25% |
11,58% |
1º |
2º |
FORD KA |
9.140 |
4,67% |
9.076 |
4,63% |
0,71% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
8.187 |
4,18% |
9.205 |
4,70% |
-11,06% |
2º |
4º |
VW GOL |
7.848 |
4,01% |
7.275 |
3,71% |
7,88% |
6º |
5º |
RENAULT KWID |
7.455 |
3,80% |
8.070 |
4,12% |
-7,62% |
5º |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
7.251 |
3,70% |
8.377 |
4,28% |
-13,44% |
4º |
7º |
VW POLO |
6.815 |
3,48% |
6.199 |
3,17% |
9,94% |
8º |
8º |
HYUNDAI CRETA |
6.643 |
3,39% |
5.307 |
2,71% |
25,17% |
12º |
9º |
FIAT ARGO |
6.560 |
3,35% |
6.610 |
3,38% |
-0,76% |
7º |
10º |
FIAT MOBI |
5.418 |
2,77% |
4.702 |
2,40% |
15,23% |
14º |
11º |
RENAULT SANDERO |
5.347 |
2,73% |
2.954 |
1,51% |
81,01% |
24º |
12º |
JEEP RENEGADE |
5.188 |
2,65% |
5.790 |
2,96% |
-10,40% |
11º |
13º |
JEEP COMPASS |
4.843 |
2,47% |
6.171 |
3,15% |
-21,52% |
9º |
14º |
TOYOTA COROLLA |
4.621 |
2,36% |
5.936 |
3,03% |
-22,15% |
10º |
15º |
FORD KA SEDAN |
4.593 |
2,34% |
4.572 |
2,33% |
0,46% |
15º |
16º |
VW VIRTUS |
4.334 |
2,21% |
3.811 |
1,95% |
13,72% |
17º |
17º |
VW T-CROSS |
4.224 |
2,16% |
3.151 |
1,61% |
34,05% |
21º |
18º |
HONDA HR-V |
4.054 |
2,07% |
3.856 |
1,97% |
5,13% |
16º |
19º |
NISSAN KICKS |
3.887 |
1,98% |
5.299 |
2,71% |
-26,65% |
13º |
20º |
HYUNDAI HB20S |
3.536 |
1,80% |
3.400 |
1,74% |
4,00% |
19º |
21º |
FORD ECOSPORT |
3.017 |
1,54% |
2.530 |
1,29% |
19,25% |
26º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.008 |
1,54% |
3.488 |
1,78% |
-13,76% |
18º |
23º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.979 |
1,52% |
3.312 |
1,69% |
-10,05% |
20º |
24º |
VW VOYAGE |
2.856 |
1,46% |
3.010 |
1,54% |
-5,12% |
23º |
25º |
CHEVROLET SPIN |
2.810 |
1,43% |
3.114 |
1,59% |
-9,76% |
22º |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.365 |
1,21% |
2.487 |
1,27% |
-4,91% |
27º |
27º |
FIAT UNO |
2.300 |
1,17% |
2.201 |
1,12% |
4,50% |
30º |
28º |
RENAULT LOGAN |
2.280 |
1,16% |
1.272 |
0,65% |
79,25% |
39º |
29º |
RENAULT CAPTUR |
2.073 |
1,06% |
2.680 |
1,37% |
-22,65% |
25º |
30º |
HONDA FIT |
2.023 |
1,03% |
2.233 |
1,14% |
-9,40% |
29º |
31º |
NISSAN VERSA |
1.875 |
0,96% |
1.988 |
1,02% |
-5,68% |
31º |
32º |
FIAT CRONOS |
1.782 |
0,91% |
1.392 |
0,71% |
28,02% |
36º |
33º |
HONDA CIVIC |
1.736 |
0,89% |
2.402 |
1,23% |
-27,73% |
28º |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.488 |
0,76% |
1.526 |
0,78% |
-2,49% |
34º |
35º |
CHEVROLET COBALT |
1.416 |
0,72% |
1.001 |
0,51% |
41,46% |
47º |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.359 |
0,69% |
1.866 |
0,95% |
-27,17% |
32º |
37º |
VW TIGUAN |
1.356 |
0,69% |
1.244 |
0,64% |
9,00% |
40º |
38º |
CHEVROLET TRACKER |
1.290 |
0,66% |
1.293 |
0,66% |
-0,23% |
38º |
39º |
RENAULT DUSTER |
1.253 |
0,64% |
1.777 |
0,91% |
-29,49% |
33º |
40º |
VW UP |
1.247 |
0,64% |
1.178 |
0,60% |
5,86% |
43º |
41º |
VW JETTA |
1.231 |
0,63% |
1.107 |
0,57% |
11,20% |
46º |
42º |
HONDA CITY |
1.159 |
0,59% |
1.241 |
0,63% |
-6,61% |
41º |
43º |
TOYOTA SW4 |
1.142 |
0,58% |
1.193 |
0,61% |
-4,27% |
42º |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.114 |
0,57% |
1.474 |
0,75% |
-24,42% |
35º |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
987 |
0,50% |
1.138 |
0,58% |
-13,27% |
45º |
46º |
HONDA WR-V |
898 |
0,46% |
1.155 |
0,59% |
-22,25% |
44º |
47º |
FIAT GRAND SIENA |
862 |
0,44% |
1.361 |
0,69% |
-36,66% |
37º |
48º |
PEUGEOT 2008 |
798 |
0,41% |
787 |
0,40% |
1,40% |
48º |
49º |
NISSAN MARCH |
682 |
0,35% |
706 |
0,36% |
-3,40% |
49º |
50º |
CHERY TIGGO 5X |
680 |
0,35% |
644 |
0,33% |
5,59% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
195.927 |
100,00% |
195.845 |
100,00% |
0,04% |
|
COMERCIAIS LEVES
Saveiro, Ranger e Montana foram as exceções do top 10 num mês de queda generalizada. A picape da VW, com 4.235 unidades, voltou ao pódio. Já a representante da Ford (2.133) reassumiu a sexta posição, enquanto a compacta da Chevrolet (1.275) teve um de seus melhores resultados nos últimos meses.
Na ponta da tabela, as representantes da Fiat – Strada (6.725) e Toro (5.382) – mantiveram vantagens confortáveis. Na disputa pelo quarto lugar, a Chevrolet S10 (3.053) encurtou a desvantagem em relação à Toyota Hilux (3.300). Destaque em julho, a Fiat Fiorino (1.326) perdeu fôlego.
POS. |
MODELO |
AGO 19 |
% TOTAL |
JUL 19 |
% TOTAL |
% VAR. AGO/JUL |
POS. JUN |
1º |
FIAT STRADA |
6.725 |
19,33% |
7.021 |
19,30% |
-4,22% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
5.382 |
15,47% |
6.212 |
17,08% |
-13,36% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
4.235 |
12,17% |
3.500 |
9,62% |
21,00% |
4º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.300 |
9,49% |
3.855 |
10,60% |
-14,40% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
3.053 |
8,78% |
3.093 |
8,50% |
-1,29% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.133 |
6,13% |
1.830 |
5,03% |
16,56% |
7º |
7º |
VW AMAROK |
1.638 |
4,71% |
1.668 |
4,58% |
-1,80% |
8º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.326 |
3,81% |
2.008 |
5,52% |
-33,96% |
6º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.275 |
3,66% |
1.072 |
2,95% |
18,94% |
10º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
958 |
2,75% |
1.105 |
3,04% |
-13,30% |
9º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
806 |
2,32% |
1.032 |
2,84% |
-21,90% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
699 |
2,01% |
780 |
2,14% |
-10,38% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
655 |
1,88% |
659 |
1,81% |
-0,61% |
13º |
14º |
FIAT DUCATO |
486 |
1,40% |
414 |
1,14% |
17,39% |
15º |
15º |
HYUNDAI HR |
431 |
1,24% |
513 |
1,41% |
-15,98% |
14º |
16º |
VW EXPRESS |
321 |
0,92% |
295 |
0,81% |
8,81% |
16º |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
249 |
0,72% |
233 |
0,64% |
6,87% |
17º |
18º |
CITROËN JUMPY |
217 |
0,62% |
155 |
0,43% |
40,00% |
20º |
19º |
IVECO DAILY 35S14 |
183 |
0,53% |
155 |
0,43% |
18,06% |
21º |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
157 |
0,45% |
173 |
0,48% |
-9,25% |
19º |
21º |
KIA K2500 |
149 |
0,43% |
208 |
0,57% |
-28,37% |
18º |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
118 |
0,34% |
84 |
0,23% |
40,48% |
22º |
23º |
CITROËN BERLINGO |
86 |
0,25% |
65 |
0,18% |
32,31% |
24º |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
69 |
0,20% |
71 |
0,20% |
-2,82% |
23º |
25º |
EFFA V21 |
19 |
0,05% |
20 |
0,05% |
-5,00% |
28º |
26º |
FOTON AUMARK 1039 |
19 |
0,05% |
8 |
0,02% |
137,50% |
33º |
27º |
JAC V260 |
17 |
0,05% |
9 |
0,02% |
88,89% |
31º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
17 |
0,05% |
26 |
0,07% |
-34,62% |
25º |
29º |
EFFA V22 |
11 |
0,03% |
8 |
0,02% |
37,50% |
32º |
30º |
CITROËN JUMPER |
10 |
0,03% |
20 |
0,05% |
-50,00% |
27º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
9 |
0,03% |
10 |
0,03% |
-10,00% |
30º |
32º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
0,02% |
8 |
0,02% |
-12,50% |
34º |
33º |
IVECO DAILY |
6 |
0,02% |
25 |
0,07% |
-76,00% |
26º |
34º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
IVECO DAILY 5516 |
4 |
0,01% |
5 |
0,01% |
-20,00% |
35º |
36º |
VW KOMBI |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
43º |
37º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
CHEVROLET C1404 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
EFFA K01 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
36º |
40º |
FORD F100 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
41º |
41º |
FORD F75 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
42º |
42º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14ST |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
KIA K2700 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
40º |
45º |
RAM 2500 |
1 |
0,00% |
11 |
0,03% |
-90,91% |
29º |
46º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
34.791 |
100,00% |
36.380 |
100,00% |
-4,37% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos