Depois da Volvo, que anunciou em junho o lançamento do XC90 Armored, a BMW é a mais nova montadora premium europeia a apresentar novidades no segmento de SUVs de luxo com blindagem de fábrica.
De olho em um mercado formado por políticos, empresários, artistas, diplomatas, autoridades e forças de segurança, a marca lança nesta semana o X5 Protection equipado com nível de proteção VR6 - capaz de suportar disparos de armas como AK-47 e resistir a explosões de até 15 kg de TNT a distâncias de 4 metros. Preços não foram divulgados, mas a expectativa da marca é iniciar em breve a comercialização do modelo em mercados da América Latina e da África, além da Rússia.
Apesar de visualmente idêntico às demais versões do X5, o Protection agrega uma série de proteções por baixo da carroceria. Há painéis de aço de alta resistência nas portas, armaduras laterais, peças de alumínio para proteger a parte inferior do assoalho e o compartimento de bagagem, vidros com espessura de 30 milímetros e até proteção contra estilhaços para impedir que os ocupantes sejam atingidos.
Opcionalmente, é possível adicionar ainda mais proteção, incluindo armadura extra na parte inferior da carroceria para suportar ataques de granadas de mão e até teto blindado para aguentar explosões de até 200 gramas de explosivo C4 descarregados por drones, por exemplo.
O tanque de combustível também é blindado para impedir o vazamento de gasolina e os pneus do tipo runflat contam com paredes reforçadas. Há ainda equipamentos com função de proteção pós-ataque, como um sistema que mantém o motor em funcionamento após impacto e garante o fornecimento da energia para que a condução não seja interrompida (por exemplo, no caso de bloqueios na estrada).
Sob o capô, o motor 4.4 V8 TwinPower entrega 530 cv de potência e 76,4 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: BMW X5 terá mudança radical de design na próxima geração
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil; conheça o SUV
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Primeiras impressões BMW iX5 Hydrogen Fuel Cell: laboratório com rodas