Novo Corsa elétrico terá categoria própria de rali
Versão de corrida do hatch elétrico será protagonista de uma categoria própria
Eletrificação e automobilismo estão andando lado a lado há anos. Desde a Fórmula 1 até Fórmula E, há diversas categorias que adotaram alguma forma de aproveitar energia elétrica nos veículos de competição. Apenas uma parece resistir, ou melhor, resistia: os ralies. Pois agora a Opel revela o Corsa-e Rally, uma versão totalmente elétrica do hatch para provas off-road.
Mesma motorização do carro de rua
O novo Opel Corsa-e Rally utilizará a mesma motorização da versão comercial, com um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque. Esta unidade transmite a força para as rodas dianteiras e usa um conjunto de baterias de 50 kWh.
Mudam algumas coisas, como a adição de uma suspensão específica e amortecedores; freios com discos ventilados de 232 mm na frente e 264 mm na traseira, ambos com quatro pinças. Como todo carro de rally, recebeu um santoantonio de proteção e todos os equipamentos de segurança obrigatórios da FIA.
Marca única para começar
O Corsa será o protagonista de uma competição elétrica de marca única: Apec Opel e-Rally Cup. A categoria é voltada para pilotos novatos que desejam crescer no automobilismo. Serão 10 etapas acontecendo entre o campeonato alemão de rally e outras corridas, começando no segundo semestre de 2020 e seguindo até o ano seguinte.
A categoria terá 15 carros, que serão vendidos para os competidores por menos de 50 mil euros (R$ 229,7 mil). O veículo também será usado na Adac Opel Rally Academy, uma escola de pilotagem que teve mais de mil alunos desde 2016. Os melhores pilotos da categoria terão a chance de participar do European Junior Championship, guiando um Opel Corsa R2.
Galeria: Opel Corsa e-Rally Cup
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro