Apesar de já ter apresentado a versão R.S. ao lado das demais no lançamento do Sandero 2020, a Renault resolveu promover um evento em separado para a versão esportiva. E isso aconteceu na última sexta-feira (2/8) num local bastante apropriado ao hot hatch: o autódromo Velo Città, no interior paulista.
A melhor notícia para os fãs do R.S. foi o fato de ele continuar em linha nesta reestilização. Com vendas restritas, porém com público fiel, o esportivo não teve mudanças mecânicas. Afinal, o conjunto de motor, câmbio, suspensão, direção e freios acertado pela Renault Sport continua sendo o destaque do hatch. Segue com o 2.0 16V de 150 cv e 20,9 kgfm ligado ao câmbio manual de 6 marchas e relações curtas, que em nosso teste levou o R.S. de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos - a Renault fala em 8 segundos cravados e máxima de 202 km/h.
Visualmente, a maior novidade fica para o desenho da traseira, agora com as lanternas duplas que invadem a tampa do porta-malas e o logotipo da Renault sobre um ressalto na chapa - lembrando que as lanternas são escurecidas no R.S. As rodas aro 17" também são inéditas e as pinças de freio na cor vermelha foram herdadas da série especial Racing Spririt do R.S. anterior, enquanto os adesivos laterais da Renault Sport receberam novo grafismo. Na frente, o feixe de LEDs segue no para-choque, e não no próprio farol como nas demais versões do Sandero 2020.
Por dentro, o esportivo manteve o volante exclusivo (os demais Sandero ganharam a peça do Clio europeu) e aproveitou algumas características do antigo Racing Spirit, como o teto com revestimento preto e os bancos com faixas duplas na cor vermelha. Nas portas, a região do apoio de braço recebeu tecido imitando fibra de carbono, para ressaltar a esportividade. No painel, o quadro de instrumentos segue com aro vermelho para o velocímetro.
Tabelado a R$ 69.690, o Sandero R.S. está disponível nas cores vermelho Fogo (inédita), prata Étoile e preto Nacré. Principais itens de série incluem assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), central multimídia Media Evolution, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve aro 17" diamantadas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Chevrolet lança a Silverado 2025 com item que a F-150 perdeu
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões