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Nova Triumph Rocket 3 estreia com mais torque que um Polo TSI

A marca inglesa anuncia o retorno de sua musculosa tricilíndrica em versões GT e R

foguete de triunfo 3 2020

Depois de apresentar a exclusiva Rocket 3 TFC em edição limitada há alguns meses, a Triumph confirmou o rumo de que iria trazer de volta à sua gama uma muscle-cruiser. Ainda este ano, a Triumph Rocket 3 retornará ao catálogo da marca britânica em duas versões: Gran Turismo e Roadster. 

O visual da Rocket 3 se mantém inconfundível graças ao duplo farol de LEDs, enquanto o perfil do motor de três cilindros é complementado pelas rodas de alumínio forjado, acabamento no cardã e guidão com cabos escondidos, deixando a dianteira limpa e harmônica. 

Uma atenção extra é dada ao material e à sua construção: o tanque é esculpido em alumínio, assim como a tampa da caixa de ar, tampa do óleo, aletas do cárter e a tampa do cabeçote, além dos protetores de calcanhar dos pés do passageiro. 

O banco também é embelezado com detalhes exclusivos e pode ir de um banco único a duplo com uma peça adicional em poucos segundos. Ambas as versões são mais leves que as anteriores, com 291 kg a seco, ou cerca de 40 kg a menos. 

triumph rocket 3 2020

O maior motor produzido em massa do mercado de motos move a nova Rocket 3. O tricilíndrico em linha longitudinal refrigerado a água de 2.458 cc produz 165 cv a 6.000 rpm com pico de torque de 22,5 kgfm a 4.000 rpm (para efeito de comparação, um VW Polo TSI tem 128 cv e 20,4 kgfm). A transmissão via eixo cardã usa o câmbio de 6 marchas com um quickshift opcional e embreagem hidráulica assistida. 

Um escape de 3x1 dá vazão ao motor 2.5. As duas saídas de escape estão no lado esquerdo. 

triumph rocket 3 2020

A antiga estrutura em aço evoluiu para uma nova em alumínio que usa o motor como componente estrutural. Também é exclusivo o braço único com amortecedor deslocado que se integra com a transmissão e pode contar com monoamortecedor da Showa com reservatório externo para ajustes e curso de até 120 mm. 

O conjunto de freios é composto por uma dupla de discos de 320 mm mordidos por pinças da Brembo M4.30 Stylema em roda de 17" na dianteira e disco de 300 mm com pinça monobloco de 4 pistões em roda de 16" na traseira. Os pneus são Avon Cobra Chrome, feitos exclusivamente para esta moto, com 240 mm de largura na traseira. 

triumph rocket 3 2020

Ambas as versões da Triumph Rocket 3 passam a contar com o acelerador Ride by Wire e 4 modos de condução (Road, Rain, Sport e o personalizável Rider), além de uma série de auxiliares tecnológicos da plataforma IMU: freios ABS com função de curva, controle de tração com função curva, passando pelo assistente de partida em rampas e piloto automático, além dos opcionais Triumph Shift Assist e monitor de pressão dos pneus. 

A instrumentação é integrada em uma tela colorida de TFT, vinda da Scrambler 1200, com inclinação regulável e conectividade Bluetooth para smartphones e controle de GoPro. 

triumph rocket 3 2020

As diferenças entre as versões são poucas, mas importantes. A GT tem um perfil mais para turismo, com banco a 750 mm de altura do solo, e três regulagens de posição dos pedais, enquanto a R tem 773 mm de altura e uma posição mais esportiva. 

A Triumph Rocket 3 estará disponível ainda este ano nas cores Korosi Red e Phantim Black na versão R e Silver Ice e Storm Grey e Phantom Black na GT. Preços serão comunicados somente no dia 19 de novembro.

Fotos: Triumph

Galeria: Triumph Rocket 3 2020

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