Maior mercado europeu, a Alemanha registrou estabilidade nas vendas de veículos novos no 1º semestre de 2019. Foram 1.849.000 unidades, 0,5% a mais do que no mesmo período de 2018. De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o melhor início de ano desde 2000.
A Volkswagen foi a principal responsável por este resultado não ter sido melhor. Com 344.194 unidades, a líder entre as montadoras perdeu quase 5% dos compradores do ano passado, a maior retração do top 20. Não houve, aliás, nenhuma alteração de posições entre as 16 primeiras colocadas. A Volvo, com 26.521 unidades, foi a campeã de evolução (+33%).
Assim como em 2018, a VW monopolizou o pódio, com Golf (106.366) e Tiguan (43.383) repetindo as duas primeiras posições e o Polo (33.530), apesar da queda de 8,5%, subindo para terceiro – o Passat (30.422), que ocupou esta posição no ano passado, caiu para oitavo graças a uma retração de 20%, a maior do top 10.
Quarto, o Mercedes Classe C (32.132) foi o primeiro entre os carros premium, seguido bem de perto pelo Ford Focus (31.877). O grande destaque do período, no entanto, foi um SUV: 30º há um ano, o VW T-Roc (31.302) subiu para a sexta posição. Top 5 em 2018, o Audi A4 (28.694) foi superado pelo Skoda Octavia (30.945) e caiu para a nona colocação.
Com nova geração, o Mercedes Classe A (21.666) avançou mais de 50% e saltou da 34ª para a 19ª posição. Apesar de crescer mais de 7%, a BMW teve no X1 (20.281) seu melhor modelo, apenas em 22º. Estreando no top 50, o Ford Ecosport (14.664) teve incremento de mais de 60% no número de registros.
POS. |
MODELO |
1º SEM 19 |
% MERCADO |
1º SEM 18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2018 |
1 |
VW GOLF |
106.366 |
5,8% |
118.593 |
-10,3% |
1 |
2 |
VW TIGUAN |
43.383 |
2,3% |
43.045 |
0,8% |
2 |
3 |
VW POLO |
33.530 |
1,8% |
36.647 |
-8,5% |
4 |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
32.132 |
1,7% |
31.128 |
3,2% |
8 |
5 |
FORD FOCUS |
31.877 |
1,7% |
31.922 |
-0,1% |
7 |
6 |
VW T-ROC |
31.302 |
1,7% |
16.879 |
85,4% |
30 |
7 |
SKODA OCTAVIA |
30.945 |
1,7% |
33.016 |
-6,3% |
6 |
8 |
VW PASSAT |
30.422 |
1,6% |
38.042 |
-20,0% |
3 |
9 |
AUDI A4 |
28.694 |
1,6% |
34.052 |
-15,7% |
5 |
10 |
AUDI A3 |
25.208 |
1,4% |
27.389 |
-8,0% |
10 |
11 |
OPEL CORSA |
24.593 |
1,3% |
23.557 |
4,4% |
16 |
12 |
AUDI A6 |
23.966 |
1,3% |
20.041 |
19,6% |
24 |
13 |
VW TRANSPORTER |
23.494 |
1,3% |
23.407 |
0,4% |
17 |
14 |
MERCEDES CLASSE E |
23.484 |
1,3% |
26.878 |
-12,6% |
11 |
15 |
MINI |
23.465 |
1,3% |
25.465 |
-7,9% |
12 |
16 |
FORD FIESTA |
23.202 |
1,3% |
24.465 |
-5,2% |
15 |
17 |
VW TOURAN |
22.482 |
1,2% |
28.239 |
-20,4% |
9 |
18 |
OPEL ASTRA |
22.364 |
1,2% |
24.751 |
-9,6% |
13 |
19 |
MERCEDES CLASSE A |
21.666 |
1,2% |
14.253 |
52,0% |
34 |
20 |
SKODA FABIA |
21.608 |
1,2% |
24.543 |
-12,0% |
14 |
21 |
FIAT DUCATO |
20.901 |
1,1% |
19.921 |
4,9% |
26 |
22 |
BMW X1 |
20.281 |
1,1% |
17.416 |
16,5% |
28 |
23 |
BMW SÉRIE 3 |
19.883 |
1,1% |
17.346 |
14,6% |
29 |
24 |
FORD KUGA |
19.573 |
1,1% |
23.271 |
-15,9% |
18 |
25 |
SEAT LEON |
18.549 |
1,0% |
21.756 |
-14,7% |
19 |
26 |
FIAT 500 |
17.781 |
1,0% |
16.460 |
8,0% |
31 |
27 |
BMW SÉRIE 1 |
17.554 |
0,9% |
20.243 |
-13,3% |
23 |
28 |
MERCEDES GLK / GLC |
17.018 |
0,9% |
20.266 |
-16,0% |
22 |
29 |
BMW SÉRIE 5 |
16.864 |
0,9% |
21.558 |
-21,8% |
20 |
30 |
BMW SÉRIE 2 |
16.576 |
0,9% |
20.544 |
-19,3% |
21 |
31 |
VW CADDY |
16.424 |
0,9% |
18.981 |
-13,5% |
27 |
32 |
VW UP |
16.086 |
0,9% |
19.925 |
-19,3% |
25 |
33 |
MERCEDES CLASSE B |
15.687 |
0,8% |
14.694 |
6,8% |
32 |
34 |
SKODA KAROK |
15.659 |
0,8% |
10.149 |
54,3% |
- |
35 |
OPEL ADAM |
15.439 |
0,8% |
10.492 |
47,2% |
50 |
36 |
SEAT ATECA |
14.957 |
0,8% |
10.613 |
40,9% |
49 |
37 |
SMART FORTWO |
14.814 |
0,8% |
13.541 |
9,4% |
37 |
38 |
FORD ECOSPORT |
14.664 |
0,8% |
8.928 |
64,2% |
- |
39 |
DACIA DUSTER |
13.908 |
0,8% |
13.051 |
6,6% |
39 |
40 |
DACIA SANDERO |
13.860 |
0,7% |
13.082 |
5,9% |
38 |
41 |
BMW X3 |
13.507 |
0,7% |
6.862 |
96,8% |
- |
42 |
HYUNDAI TUCSON |
13.245 |
0,7% |
12.781 |
3,6% |
41 |
43 |
RENAULT CAPTUR |
13.205 |
0,7% |
11.421 |
15,6% |
46 |
44 |
HYUNDAI I30 |
13.019 |
0,7% |
10.303 |
26,4% |
- |
45 |
RENAULT CLIO |
12.837 |
0,7% |
12.053 |
6,5% |
44 |
46 |
AUDI Q3 |
12.501 |
0,7% |
8.524 |
46,7% |
- |
47 |
SKODA SUPERB |
12.298 |
0,7% |
10.112 |
21,6% |
- |
48 |
AUDI Q2 |
11.798 |
0,6% |
12.285 |
-4,0% |
43 |
49 |
SEAT ARONA |
11.786 |
0,6% |
9.670 |
21,9% |
- |
50 |
NISSAN QASHQAI |
11.529 |
0,6% |
13.899 |
-17,1% |
35 |
POS. |
MARCA |
1º SEM 19 |
% MERCADO |
1º SEM 18 |
% VARIAÇÃO |
POS. 2018 |
1 |
VW |
344.194 |
18,6% |
361.659 |
-4,8% |
1 |
2 |
MERCEDES-BENZ |
161.178 |
8,7% |
162.614 |
-0,9% |
2 |
3 |
AUDI |
148.538 |
8,0% |
151.353 |
-1,9% |
3 |
4 |
FORD |
143.354 |
7,8% |
135.681 |
5,7% |
4 |
5 |
BMW |
139.826 |
7,6% |
130.132 |
7,4% |
5 |
6 |
OPEL |
117.425 |
6,4% |
118.526 |
-0,9% |
6 |
7 |
SKODA |
107.386 |
5,8% |
106.802 |
0,5% |
7 |
8 |
RENAULT |
68.714 |
3,7% |
68.691 |
0,0% |
8 |
9 |
SEAT |
68.202 |
3,7% |
61.461 |
11,0% |
9 |
10 |
HYUNDAI |
62.095 |
3,4% |
58.982 |
5,3% |
10 |
11 |
FIAT |
49.426 |
2,7% |
46.493 |
6,3% |
11 |
12 |
TOYOTA |
44.416 |
2,4% |
44.701 |
-0,6% |
12 |
13 |
DACIA |
40.838 |
2,2% |
39.193 |
4,2% |
13 |
14 |
PEUGEOT |
38.197 |
2,1% |
36.763 |
3,9% |
14 |
15 |
MAZDA |
35.405 |
1,9% |
33.972 |
4,2% |
15 |
16 |
KIA |
34.892 |
1,9% |
33.770 |
3,3% |
16 |
17 |
CITROËN |
32.550 |
1,8% |
28.819 |
12,9% |
18 |
18 |
MITSUBISHI |
28.319 |
1,5% |
25.293 |
12,0% |
20 |
19 |
VOLVO |
26.521 |
1,4% |
19.948 |
33,0% |
- |
20 |
SMART |
23.567 |
1,3% |
20.500 |
15,0% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
|
ACUMULADO |
1.849.000 |
... |
1.839.031 |
0,5% |
... |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro