A Yamaha apresenta nesta semana a segunda geração da YZF-R3 no Brasil, já como linha 2020. Mostrada no exterior no ano passado, a renovada esportiva chega com novidades visuais e técnicas, inspiradas nas irmãs maiores YZF-R6 e YZF-R1. Os preços partem de R$ 23.990.
A principal diferença de estilo fica por conta do design frontal, que passa a ter um duto de entrada de ar para o radiador bem destacado entre os faróis, que também são novos e agora possuem iluminação por LEDs. Para acompanhar, o para-brisa também foi remodelado, compondo um visual mais agressivo e, ao mesmo tempo, aerodinâmico.
A posição de pilotagem também foi alterada, pois a mesa do guidão ficou mais fina e leve, enquanto os semi-guidões foram reposicionados. O tanque de combustível também mudou de formato, ficando mais baixo e largo. Já a suspensão dianteira passou a ter bengalas investidas, para maior precisão na condução.
De acordo com a Yamaha, o novo desenho da dianteira e o tanque 20 mm mais baixo reduziram o arrasto aerodinâmico, de modo que a velocidade máxima aumentou 8 km/h em relação à R3 anterior. Vale lembrar que a capacidade do tanque não foi alterada (14 litros), mas o guidão ficou 22 mm mais baixo, deixando a posição de pilotagem mais agressiva (e mais aerodinâmica).
Por sua vez, o painel de instrumentos agora é todo digital, com caracteres grandes e indicadores reposicionados. Exibe conta-giros por barra com shift-light (com limite de giro ajustável), indicador de marcha, consumo médio e instantâneo, hodômetro total e dois parciais, entre outras informações.
Na mecânica, o motor bicilíndrico de 321 cc não teve mudanças: segue entregando 42 cv a 10.750 rpm e 3,02 kgfm a 9.000 rpm, ligado ao câmbio de 6 marchas. Já a suspensão dianteira agora conta com bengalas invertidas e 130 mm de curso, com vantagens no controle e estabilidade na pilotagem. Freios seguem a disco nas duas rodas com ABS de série.
As vendas da nova Yamaha R3 2020 começam na primeira semana de agosto, com três opções de cores: vermelho fosco, azul brilhante e a Monster Energy MotoGP Edition (grafismo inspirado na moto de Valentino Rossi). Preços são de R$ 23.990 para as duas primeiras e R$ 24.490 para a pintura especial, mais frete.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz