BYD e Toyota desenvolverão em conjunto sedãs e SUVs 100% elétricos
Projeto prevê o lançamento de novos modelos já em 2020
Os elevados custos de desenvolvimento e produção de carros elétricos estão abrindo portas para novas parcerias e associações. Após Ford e Volkswagen, agora é a vez da gigante chinesa BYD e Toyota anunciarem um acordo para o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos a bateria (BEVs).
A assinatura do acordo aconteceu em 19 de julho de 2019 e, conforme explicam em nota oficial, a duas partes desenvolverão sedãs e SUVs, bem como baterias para esses veículos e outros, com o objetivo de lançá-los no mercado chinês sob a marca Toyota na primeira metade dos anos 2020.
A Toyota tem uma longa história e know-how de veículos eletrificados. Na Europa, já comercializa versões de seus principais modelos com tecnologia híbrida e também elétrica, além de possuir no Japão carro movido a hidrogênio. No Brasil, a montadora japonesa se prepara para lançar o novo Corolla, que será o primeiro veículo híbrido-flex do mundo.
Galeria: Toyota C-HR EV & Izoa EV
A BYD foi fundada em 1995 como um negócio de baterias e se transformou em uma empresa de soluções de energia limpa, fabricando não apenas veículos elétricos, mas outros produtos, como células de armazenamento de energia de grande porte e peças centrais para veículos elétricos, como baterias e motores.
Em 2008, a BYD se tornou a primeira empresa do mundo a produzir veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) em massa. De 2015 a 2018, a BYD é a fabricante que mais vendeu carros elétricos e híbrido do tipo plug-in no mundo inteiro.
BYD possui fábrica no Brasil
No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, e atualmente já é uma das líderes de mercado no Brasil. E
m fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. Atualmente a BYD Brasil emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina