Sedãs premium mais vendidos: A3 Sedan contraria viés de baixa
Líder Classe C perde quase metade dos compradores
Se o mercado brasileiro vem reagindo nos últimos meses, o mesmo não pode ser dito do segmento de sedãs médios premium. Em junho foram emplacadas apenas 752 unidades, quase 45% a menos do que no ano passado. Apenas o Audi A3 Sedan (186), mesmo com o pior resultado no ano, registrou crescimento no período (+23,2%).
O líder Classe C foi um dos grandes responsáveis pela forte retração. Com 272 emplacamentos, o Mercedes perdeu quase metade dos consumidores de um ano para cá. Até mesmo o Série 3 (144), já com nova geração, recuou quase 53% e teve seu mês mais fraco desde fevereiro de 2018 (165). Vale ressaltar, no entanto, que a versão 320i do BMW, carro chefe da marca alemã na categoria, ainda não está disponível no novo modelo (deve chegar no segundo semestre).
Da quarta posição em diante, nenhum modelo ultrapassou as 60 unidades. Após o bom desempenho de maio, o Mercedes CLA (58) caiu quase 70%. Atrás do Audi A4 (45), o A5 (38) foi quem menos perdeu fôlego (-7,3%). Lanterna, o Jaguar XE fechou o mês com apenas 9 unidades.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
272 |
299 |
529 |
36,17% |
29,87% |
-9,03% |
-48,58% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
186 |
258 |
151 |
24,73% |
25,77% |
-27,91% |
23,18% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
144 |
190 |
306 |
19,15% |
18,98% |
-24,21% |
-52,94% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
58 |
111 |
192 |
7,71% |
11,09% |
-47,75% |
-69,79% |
5º |
AUDI A4 |
45 |
68 |
106 |
5,98% |
6,79% |
-33,82% |
-57,55% |
6º |
AUDI A5 |
38 |
70 |
41 |
5,05% |
6,99% |
-45,71% |
-7,32% |
7º |
JAGUAR XE |
9 |
5 |
36 |
1,20% |
0,50% |
80,00% |
-75,00% |
|
|
752 |
1001 |
1361 |
100,00% |
100,00% |
-24,88% |
-44,75% |
Na faixa mais sofisticada, o Série 5 não deu nenhuma chance aos adversários. Com 42 emplacamentos, seu melhor resultado desde novembro de 2017 (49), o BMW se aproximou dos 60% de participação de mercado. Sem o fôlego do rival, o Mercedes Classe E vendeu quase cinco vezes menos (9), com retração superior a 75% sobre 2018.
Empatado com o Classe E, o Mercedes CLS (9) deixou para trás o Lexus LS (6), vice-líder entre abril e maio, e o Volvo S90 (6), que teve seu melhor momento no ano. A última posição ficou com o Classe S, top de linha da Mercedes, responsável por um único emplacamento.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
42 |
36 |
40 |
57,53% |
43,37% |
16,67% |
5,00% |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
9 |
13 |
37 |
12,33% |
15,66% |
-30,77% |
-75,68% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLS |
9 |
10 |
0 |
12,33% |
12,05% |
-10,00% |
- |
4º |
LEXUS ES |
6 |
21 |
2 |
8,22% |
25,30% |
-71,43% |
200,00% |
5º |
VOLVO S90 |
6 |
1 |
0 |
8,22% |
1,20% |
500,00% |
NOVO |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
1 |
2 |
3 |
1,37% |
2,41% |
-50,00% |
-66,67% |
|
|
73 |
83 |
82 |
100,00% |
100,00% |
-12,05% |
-10,98% |
Observação: O BMW Série 4 e o Kia Stinger, anteriormente classificados como sedãs médios premium, foram posicionados entre os modelos esportivos.
NO 1º SEMESTRE
O Classe C foi o destaque negativo do 1º semestre. Apesar de manter a liderança na faixa de entrada, o modelo perdeu 27,3% dos compradores de 2018 e viu a aproximação dos rivais. Na outra ponta, o A3 Sedan (1.377), assumiu a segunda posição com uma evolução de quase 41%. A vantagem sobre o Série 3 (1.324), no entanto, foi de apenas 43 unidades.
Sedãs Médios Premium |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
1715 |
2359 |
-27,30% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
1377 |
977 |
40,94% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
1324 |
1647 |
-19,61% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
374 |
826 |
-54,72% |
5º |
AUDI A4 |
351 |
529 |
-33,65% |
6º |
AUDI A5 |
256 |
268 |
-4,48% |
7º |
JAGUAR XE |
80 |
145 |
-44,83% |
|
|
5477 |
6751 |
-18,87% |
Embora vendendo menos do que há um ano, o Série 5 (159) assumiu a ponta na categoria de cima. Com os híbridos em alta, o Lexus ES subiu para o segundo lugar com 95 emplacamentos. Preferido em 2018, o Classe E (74) caiu para terceiro, com queda de quase 60%.
Sedãs Grandes Premium |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
159 |
177 |
-10,17% |
2º |
LEXUS ES |
95 |
25 |
280,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
74 |
182 |
-59,34% |
4º |
PORSCHE PANAMERA |
39 |
84 |
-53,57% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLS |
31 |
6 |
416,67% |
6º |
VOLVO S90 |
18 |
0 |
NOVO |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
13 |
22 |
-40,91% |
8º |
AUDI A6 |
10 |
23 |
-56,52% |
9º |
BMW SÉRIE 7 |
5 |
7 |
-28,57% |
10º |
JAGUAR XF |
4 |
8 |
-50,00% |
11º |
JAGUAR XJ |
2 |
4 |
-50,00% |
12º |
MASERATI QUATTROPORTE |
2 |
2 |
0,00% |
13º |
BMW SÉRIE 6 |
1 |
0 |
- |
|
|
453 |
540 |
-16,11% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Audi A3 Sedan Ambition 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia