SUVs compactos em junho: Renault Captur bate recorde e supera Honda HR-V
Vendas do segmento crescem acima de 50%
Os SUVs/crossovers compactos deram mais uma demonstração de força em junho. Com 36.907 emplacamentos registrados, o segmento cresceu 52,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Dos dez primeiros colocados, oito tiveram números melhores no período. E o grande destaque do mês veio da Renault.
Galeria: Renault Captur 1.6 X-Tronic CVT
Reforçado pelas vendas diretas, o Captur conquistou a preferência de 3.898 consumidores – apenas um a mais do que o Honda HR-V (3.897) – e atingiu o seu novo recorde, superando as 3.363 unidades de dezembro passado. A marca francesa ainda emplacou o Duster (3.019) na sexta posição, com o seu melhor desempenho desde outubro de 2015 (3.052).
Completando sete meses seguidos na liderança e com alta de mais de 60% sobre 2018, o Jeep Renegade (5.911) alcançou o segundo melhor resultado em 2019. O Nissan Kicks, com 4.703 unidades e um avanço de quase 80% no período, repetiu a segunda posição de maio com leve vantagem sobre o Hyundai Creta (4.638).
Em seu segundo mês cheio, o VW T-Cross (2.918) se manteve à frente do Ford Ecosport (2.384), mas perdeu duas posições e ficou fora do top 5. Destaque negativo do mês passado, o Chevrolet Tracker (1.201) perdeu mais de 40% de seus compradores – vale ressaltar, no entanto, que uma nova geração do modelo está prevista para 2020.
Perdendo um pouco do fôlego dos meses anteriores, o também novato Citroën C4 Cactus fechou o top 10 com 1.154 emplacamentos. Em seu pior momento desde outubro (891), o Honda WR-V registrou 888 unidades. Em seu quinto mês de mercado, o Caoa Chery Tiggo 5X (655) mais uma vez superou o recém-reestilizado Peugeot 2008 (626). A marca sino-brasileira ainda viu o Tiggo 2 (475) mais do que dobrar as vendas do ano passado.
SUVs / Crossovers I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JUN/19 |
MAI/19 |
JUN/18 |
% JUN 19 |
% MAI 19 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
JEEP RENEGADE |
5911 |
5754 |
3625 |
16,02% |
16,54% |
2,73% |
63,06% |
2º |
NISSAN KICKS |
4703 |
4520 |
2629 |
12,74% |
12,99% |
4,05% |
78,89% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
4638 |
4212 |
2913 |
12,57% |
12,11% |
10,11% |
59,22% |
4º |
RENAULT CAPTUR |
3898 |
1841 |
2012 |
10,56% |
5,29% |
111,73% |
93,74% |
5º |
HONDA HR-V |
3897 |
4155 |
3139 |
10,56% |
11,94% |
-6,21% |
24,15% |
6º |
RENAULT DUSTER |
3019 |
2490 |
2015 |
8,18% |
7,16% |
21,24% |
49,83% |
7º |
VW T-CROSS |
2918 |
3002 |
0 |
7,91% |
8,63% |
-2,80% |
NOVO |
8º |
FORD ECOSPORT |
2384 |
2716 |
2761 |
6,46% |
7,81% |
-12,22% |
-13,65% |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
1201 |
1031 |
2014 |
3,25% |
2,96% |
16,49% |
-40,37% |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
1154 |
1484 |
12 |
3,13% |
4,27% |
-22,24% |
NOVO |
11º |
HONDA WR-V |
888 |
1092 |
1308 |
2,41% |
3,14% |
-18,68% |
-32,11% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
655 |
698 |
0 |
1,77% |
2,01% |
-6,16% |
NOVO |
13º |
PEUGEOT 2008 |
626 |
660 |
604 |
1,70% |
1,90% |
-5,15% |
3,64% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
475 |
514 |
236 |
1,29% |
1,48% |
-7,59% |
101,27% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
153 |
147 |
159 |
0,41% |
0,42% |
4,08% |
-3,77% |
16º |
TROLLER T4 |
120 |
131 |
115 |
0,33% |
0,38% |
-8,40% |
4,35% |
17º |
JAC T50 / T5 |
89 |
59 |
69 |
0,24% |
0,17% |
50,85% |
28,99% |
18º |
SUZUKI VITARA |
79 |
124 |
165 |
0,21% |
0,36% |
-36,29% |
-52,12% |
19º |
JAC T40 |
63 |
97 |
288 |
0,17% |
0,28% |
-35,05% |
-78,13% |
20º |
SUZUKI SCROSS |
21 |
23 |
39 |
0,06% |
0,07% |
-8,70% |
-46,15% |
21º |
KIA SOUL |
8 |
29 |
1 |
0,02% |
0,08% |
-72,41% |
700,00% |
22º |
LIFAN X60 |
7 |
10 |
108 |
0,02% |
0,03% |
-30,00% |
-93,52% |
|
|
36907 |
34789 |
24212 |
100,00% |
100,00% |
6,09% |
52,43% |
NO 1º SEMESTRE
No desempenho do 1º semestre, destaque para Renegade e Duster. Enquanto o Jeep produzido em Goiana (PE) , terceiro colocado no mesmo período de 2018, alcançou a liderança graças a um crescimento de 54,3% e abriu boa vantagem sobre os rivais, o veterano da Renault emplacou 13.012 unidades, um incremento de quase 55%, para garantir a sétima colocação.
Repetindo a segunda posição, o Nissan Kicks (25.829) garantiu quase 1,6 mil unidades a mais do que o Hyundai Creta (24.249). Líder há um ano, o Honda HR-V (23.698) caiu para a quarta posição, mas com boa folga sobre o Ford Ecosport (15.433), único entre os sete primeiros a perder espaço (-3,5%). Vendendo quase 5 mil unidades a menos, o Chevrolet Tracker (8.685) ficou sob alça de mira dos novatos VW T-Cross (7.967) e Citroën C4 Cactus (7.755).
SUVs / Crossovers I |
||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
TOTAL 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
1º |
JEEP RENEGADE |
33050 |
21426 |
54,25% |
2º |
NISSAN KICKS |
25829 |
21837 |
18,28% |
3º |
HYUNDAI CRETA |
24249 |
20152 |
20,33% |
4º |
HONDA HR-V |
23698 |
23149 |
2,37% |
5º |
FORD ECOSPORT |
15433 |
15988 |
-3,47% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
13783 |
9341 |
47,55% |
7º |
RENAULT DUSTER |
13012 |
8401 |
54,89% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
8685 |
13440 |
-35,38% |
9º |
VW T-CROSS |
7967 |
0 |
NOVO |
10º |
CITROËN C4 CACTUS |
7755 |
25 |
30920,00% |
11º |
HONDA WR-V |
5773 |
7973 |
-27,59% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
3942 |
4229 |
-6,79% |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
3035 |
502 |
504,58% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2810 |
0 |
NOVO |
15º |
SUZUKI JIMNY |
951 |
1083 |
-12,19% |
16º |
SUZUKI VITARA |
712 |
918 |
-22,44% |
17º |
TROLLER T4 |
636 |
755 |
-15,76% |
18º |
JAC T40 |
546 |
1501 |
-63,62% |
19º |
JAC T50 / T5 |
266 |
514 |
-48,25% |
20º |
SUZUKI SCROSS |
230 |
278 |
-17,27% |
21º |
LIFAN X60 |
136 |
985 |
-86,19% |
22º |
KIA SOUL |
130 |
43 |
202,33% |
|
|
192628 |
152540 |
26,28% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?