Vendas: nas lojas, Kwid supera Ka no semestre e ameaça HB20 no mês
T-Cross deixa Ecosport e Renegade para trás
As vendas de veículos novos no varejo registraram uma pequena retração na composição do mercado em junho, com 52,20% do total de 213.438 automóveis e comerciais leves – em maio o percentual havia sido de 53,18%. Com Chevrolet (16,11%) e VW (14,52%) repetindo as primeiras posições do mês anterior, a novidade foi a volta da Fiat (10,53%) ao pódio. A Toyota (10,00%), terceira em maio, também foi superada pela Hyundai (10,39%).
Sem alterações nas duas primeiras posições entre os automóveis nos últimos 16 meses, o Chevrolet Onix (10.604) assegurou pouco mais de 4 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (6.581). A vice-liderança, no entanto, ficou sob ameaça: com 6.442 unidades, o Renault Kwid completou cinco meses seguidos no pódio com quase 82% de suas vendas na modalidade.
A disputa pelo quarto lugar também foi acirrada, com vitória do Ford Ka sobre o Fiat Argo por apenas 137 unidades (4.440 x 4.303), ambos abaixo dos 60% de representatividade. Atrás do VW Polo (3.992), o Honda HR-V (3.422) se manteve como único representante dos SUVs no top 10. Chevrolet Prisma (3.324) e Toyota Corolla (3.209) marcaram mais uma briga apertada pela ponta entre os sedãs. Fechando o top 10, o Fiat Mobi foi o preferido por 2.914 consumidores.
Com mais de 96% de suas vendas no varejo, o Honda Civic (2.246) vendeu mais do que o VW Gol (2.061), por exemplo. Em seu segundo mês presente no top 20, o VW T-Cross (1.933) mais uma vez superou o Ford Ecosport (1.345) e o Jeep Renegade (1.296) – líder no geral, o modelo teve quase 80% de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.604 |
54,38% |
19.500 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.581 |
80,78% |
8.147 |
3º |
RENAULT KWID |
6.442 |
81,73% |
7.882 |
4º |
FORD KA |
4.440 |
52,87% |
8.398 |
5º |
FIAT ARGO |
4.303 |
57,08% |
7.539 |
6º |
VW POLO |
3.992 |
73,54% |
5.428 |
7º |
HONDA HR-V |
3.422 |
87,81% |
3.897 |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
3.324 |
54,77% |
6.069 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
3.209 |
65,29% |
4.915 |
10º |
FIAT MOBI |
2.914 |
62,82% |
4.639 |
11º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.476 |
86,06% |
2.877 |
12º |
HYUNDAI CRETA |
2.384 |
51,40% |
4.638 |
13º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.269 |
85,78% |
2.645 |
14º |
HONDA CIVIC |
2.246 |
96,07% |
2.338 |
15º |
JEEP COMPASS |
2.151 |
42,34% |
5.080 |
16º |
NISSAN KICKS |
2.122 |
45,12% |
4.703 |
17º |
VW GOL |
2.061 |
30,96% |
6.656 |
18º |
VW VIRTUS |
1.956 |
52,81% |
3.704 |
19º |
VW T-CROSS |
1.933 |
66,24% |
2.918 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
1.643 |
62,61% |
2.624 |
21º |
RENAULT SANDERO |
1.393 |
46,33% |
3.007 |
22º |
FORD ECOSPORT |
1.345 |
56,42% |
2.384 |
23º |
HONDA FIT |
1.319 |
75,24% |
1.753 |
24º |
JEEP RENEGADE |
1.296 |
21,92% |
5.912 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.286 |
65,28% |
1.970 |
26º |
FIAT CRONOS |
1.166 |
75,08% |
1.553 |
27º |
FORD KA SEDAN |
1.132 |
27,92% |
4.055 |
28º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.118 |
77,86% |
1.436 |
29º |
FIAT SIENA |
977 |
64,28% |
1.520 |
30º |
VW UP |
946 |
75,92% |
1.246 |
31º |
NISSAN VERSA |
945 |
66,64% |
1.418 |
32º |
RENAULT CAPTUR |
940 |
24,11% |
3.898 |
33º |
HONDA WR-V |
832 |
93,69% |
888 |
34º |
CHEVROLET TRACKER |
781 |
65,03% |
1.201 |
35º |
VW TIGUAN |
740 |
72,12% |
1.026 |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
737 |
63,32% |
1.164 |
37º |
RENAULT DUSTER |
714 |
23,65% |
3.019 |
38º |
HONDA CITY |
695 |
65,20% |
1.066 |
39º |
VW JETTA |
691 |
60,19% |
1.148 |
40º |
TOYOTA SW4 |
674 |
70,80% |
952 |
41º |
CHERY TIGGO 5X |
649 |
99,08% |
655 |
42º |
CHEVROLET SPIN |
647 |
27,86% |
2.322 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
475 |
100,00% |
475 |
44º |
NISSAN MARCH |
474 |
83,89% |
565 |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
421 |
43,18% |
975 |
46º |
CITROËN C4 CACTUS |
414 |
35,88% |
1.154 |
47º |
BMW X1 |
387 |
79,79% |
485 |
48º |
CHEVROLET EQUINOX |
366 |
79,39% |
461 |
49º |
HYUNDAI IX35 |
353 |
84,86% |
416 |
50º |
RENAULT LOGAN |
302 |
18,58% |
1.625 |
Entre os comerciais leves, nova liderança para a Toyota Hilux (1.684), mas com vantagem cada vez menor em relação à Fiat Toro (1.325). Terceira colocada em maio, a VW Amarok (748) foi superada por pouco pela Chevrolet S10 (790).
De volta ao top 5, a Ford Ranger (506) viu a proximidade da Fiat Fiorino (460). Fiat Strada (269) e VW Saveiro (257), esta última ausente do top 10 e ambas com menos de 8% de representatividade na composição total de suas vendas, ficaram atrás de picapes maiores como a Mitsubishi L200 (433) e a Nissan Frontier (304)
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JUN 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.684 |
55,34% |
3.043 |
2º |
FIAT TORO |
1.325 |
26,91% |
4.923 |
3º |
CHEVROLET S10 |
790 |
27,52% |
2.871 |
4º |
VW AMAROK |
748 |
49,50% |
1.511 |
5º |
FORD RANGER |
506 |
27,04% |
1.871 |
6º |
FIAT FIORINO |
460 |
34,30% |
1.341 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
433 |
47,53% |
911 |
8º |
HYUNDAI HR |
351 |
69,09% |
508 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
304 |
44,64% |
681 |
10º |
FIAT STRADA |
269 |
4,19% |
6.417 |
11º |
VW SAVEIRO |
257 |
7,89% |
3.257 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
235 |
17,76% |
1.323 |
13º |
VW EXPRESS |
218 |
85,83% |
254 |
14º |
KIA K2500 |
202 |
100,00% |
202 |
15º |
CHEVROLET MONTANA |
168 |
15,79% |
1.064 |
16º |
RENAULT MASTER |
155 |
25,00% |
620 |
17º |
IVECO DAILY 35S14 |
114 |
78,62% |
145 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
107 |
87,70% |
122 |
19º |
FIAT DUCATO |
70 |
16,36% |
428 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
47 |
100,00% |
47 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
33 |
35,48% |
93 |
22º |
IVECO DAILY |
22 |
88,00% |
25 |
23º |
JAC V260 |
19 |
95,00% |
20 |
24º |
IVECO DAILY 5516 |
18 |
100,00% |
18 |
25º |
RAM 2500 |
16 |
69,57% |
23 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
57,14% |
21 |
27º |
CITROËN JUMPY |
11 |
7,91% |
139 |
28º |
EFFA K01 |
11 |
100,00% |
11 |
29º |
CITROËN BERLINGO |
10 |
37,04% |
27 |
30º |
PEUGEOT EXPERT |
9 |
6,47% |
139 |
31º |
EFFA V21 |
8 |
100,00% |
8 |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
EFFA V22 |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
WILLYS OVERLAND |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
RENAULT KANGOO |
3 |
60,00% |
5 |
37º |
HAFEI RUIYI |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
DODGE |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD PAMPA |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
2,94% |
34 |
44º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
NO 1º SEMESTRE
No período entre janeiro e junho, as vendas no varejo representaram 54,94% do total de emplacamentos de veículos novos (1.248.899), contra 59,86% no 1º semestre do ano passado. A Chevrolet (16,64%) foi a nº 1 entre as montadoras, com VW (13,80%) repetindo a segunda posição. A novidade ficou por conta da Toyota (10,54%) à frente da Hyundai (10,48%) e da Fiat (10,16%).
Com mais de 55% de suas vendas para o consumidor final, o Chevrolet Onix assegurou mais de 23 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (64.830 x 41.552). Atrás do Ka (29.008) em 2018, o Renault Kwid (31.996) ultrapassou o Ford e garantiu presença no pódio. O VW Polo (23.922), terceiro no ano passado, caiu para quinto sob ameaça do Fiat Argo (22.884).
Sétimo, o Honda HR-V (21.659) mais uma vez liderou entre os SUVs / crossovers – foi, inclusive, o único representante do segmento entre os dez primeiros colocados. Oitavo, o Chevrolet Prisma (21.181) ampliou a vantagem sobre o Toyota Corolla (18.865) entre os sedãs. Melhor novato da lista, o Toyota Yaris Hatch (14.930) ficou em 12º.
Numa disputa caseira da Renault, o Duster (5.152) levou a melhor sobre o Captur (5.108). Com participação cada vez mais discreta, o VW up! (5.047) por muito, muito pouco não foi superado pelo novato VW T-Cross (5.041). Sem se destacar, o também recente Citroën C4 Cactus (2.954) ficou atrás do Caoa Chery Tiggo 2 (3.035).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 2019 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
64.830 |
55,45% |
116.906 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
41.552 |
78,41% |
52.995 |
3º |
RENAULT KWID |
31.996 |
78,96% |
40.520 |
4º |
FORD KA |
29.008 |
57,27% |
50.647 |
5º |
VW POLO |
23.922 |
74,70% |
32.025 |
6º |
FIAT ARGO |
22.884 |
63,20% |
36.211 |
7º |
HONDA HR-V |
21.659 |
91,40% |
23.696 |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
21.181 |
51,86% |
40.846 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
18.865 |
72,32% |
26.084 |
10º |
FIAT MOBI |
18.191 |
68,97% |
26.375 |
11º |
VW FOX/CROSS FOX |
17.291 |
83,11% |
20.806 |
12º |
TOYOTA YARIS HATCH |
14.930 |
82,73% |
18.046 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
14.049 |
57,94% |
24.247 |
14º |
VW VIRTUS |
12.802 |
58,28% |
21.965 |
15º |
HONDA CIVIC |
12.488 |
91,93% |
13.584 |
16º |
NISSAN KICKS |
11.788 |
45,64% |
25.826 |
17º |
VW GOL |
11.724 |
30,61% |
38.303 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
10.957 |
69,19% |
15.835 |
19º |
RENAULT SANDERO |
10.354 |
46,29% |
22.366 |
20º |
JEEP COMPASS |
10.258 |
36,59% |
28.033 |
21º |
HONDA FIT |
10.075 |
76,37% |
13.193 |
22º |
JEEP RENEGADE |
9.461 |
28,63% |
33.048 |
23º |
FORD ECOSPORT |
8.833 |
57,23% |
15.433 |
24º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
8.632 |
58,52% |
14.751 |
25º |
FORD KA SEDAN |
7.693 |
33,61% |
22.886 |
26º |
FIAT CRONOS |
7.349 |
66,86% |
10.991 |
27º |
CHEVROLET TRACKER |
7.001 |
80,61% |
8.685 |
28º |
NISSAN VERSA |
6.495 |
64,26% |
10.107 |
29º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
6.467 |
72,18% |
8.959 |
30º |
FIAT SIENA |
6.370 |
69,41% |
9.177 |
31º |
HONDA WR-V |
5.474 |
94,85% |
5.771 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
5.210 |
58,02% |
8.979 |
33º |
HONDA CITY |
5.209 |
66,48% |
7.836 |
34º |
RENAULT DUSTER |
5.152 |
39,59% |
13.012 |
35º |
RENAULT CAPTUR |
5.108 |
37,06% |
13.783 |
36º |
VW UP |
5.047 |
81,47% |
6.195 |
37º |
VW T-CROSS |
5.041 |
63,27% |
7.967 |
38º |
TOYOTA SW4 |
4.876 |
73,17% |
6.664 |
39º |
VW TIGUAN |
4.213 |
75,37% |
5.590 |
40º |
CHEVROLET SPIN |
3.742 |
30,24% |
12.373 |
41º |
VW JETTA |
3.572 |
61,24% |
5.833 |
42º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
3.389 |
54,92% |
6.171 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
3.035 |
100,00% |
3.035 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
2.954 |
38,10% |
7.754 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
2.636 |
93,87% |
2.808 |
46º |
NISSAN MARCH |
2.297 |
83,62% |
2.747 |
47º |
HYUNDAI TUCSON |
2.270 |
84,64% |
2.682 |
48º |
VW VOYAGE |
2.102 |
13,68% |
15.368 |
49º |
KIA SPORTAGE |
2.060 |
99,95% |
2.061 |
50º |
FORD FIESTA |
2.051 |
83,54% |
2.455 |
Com quase 70% de suas vendas no varejo, a Toyota Hilux (13.347) não deu chances às adversárias entre os comerciais leves – mais próxima, a Fiat Toro (7.810) vendeu 5,5 mil unidades a menos, número superior ao total de emplacamentos da Chevrolet S10 (5.454), terceira colocada.
Com boa margem em relação à Ford Ranger (3.016), a VW Amarok (4.361) subiu para o quarto lugar. Em briga acirrada pela sexta posição, vitória da Fiat Fiorino (2.870) sobre a Mitsubishi L200 (2.752). Fiat Strada (1.912) e VW Saveiro (1.894) completaram o top 10 atrás da Nissan Frontier (2.554). Com menos de 20% de emplacamentos na modalidade, a Renault Duster Oroch (1.086) saiu do pelotão de cima.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
1º SEM. 2019 |
1º |
TOYOTA HILUX |
13.347 |
67,38% |
19.810 |
2º |
FIAT TORO |
7.810 |
27,31% |
28.599 |
3º |
CHEVROLET S10 |
5.454 |
38,64% |
14.114 |
4º |
VW AMAROK |
4.361 |
46,23% |
9.433 |
5º |
FORD RANGER |
3.016 |
30,97% |
9.740 |
6º |
FIAT FIORINO |
2.870 |
37,99% |
7.554 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
2.752 |
56,54% |
4.867 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
2.554 |
66,56% |
3.837 |
9º |
FIAT STRADA |
1.912 |
5,27% |
36.310 |
10º |
VW SAVEIRO |
1.894 |
9,97% |
18.989 |
11º |
RENAULT MASTER |
1.379 |
31,96% |
4.315 |
12º |
VW EXPRESS |
1.211 |
78,08% |
1.551 |
13º |
KIA K2500 |
1.208 |
100,00% |
1.208 |
14º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.086 |
18,00% |
6.034 |
15º |
HYUNDAI HR |
964 |
76,39% |
1.262 |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
879 |
89,51% |
982 |
17º |
CHEVROLET MONTANA |
823 |
12,85% |
6.407 |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
759 |
86,94% |
873 |
19º |
FIAT DUCATO |
477 |
20,57% |
2.319 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
382 |
95,26% |
401 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
371 |
37,74% |
983 |
22º |
RAM 2500 |
221 |
66,37% |
333 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
134 |
87,01% |
154 |
24º |
CITROËN BERLINGO |
115 |
53,24% |
216 |
25º |
IVECO DAILY |
83 |
77,57% |
107 |
26º |
JAC V260 |
80 |
90,91% |
88 |
27º |
PEUGEOT EXPERT |
78 |
8,18% |
953 |
28º |
CITROËN JUMPY |
75 |
8,30% |
904 |
29º |
IVECO DAILY 5516 |
74 |
97,37% |
76 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
67 |
82,72% |
81 |
31º |
EFFA K01 |
60 |
100,00% |
60 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
37 |
100,00% |
37 |
33º |
EFFA K02 |
23 |
100,00% |
23 |
34º |
EFFA V21 |
20 |
100,00% |
20 |
35º |
RENAULT KANGOO |
19 |
55,88% |
34 |
36º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
11 |
84,62% |
13 |
37º |
EFFA V22 |
8 |
88,89% |
9 |
38º |
VW KOMBI |
8 |
80,00% |
10 |
39º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
7 |
100,00% |
7 |
40º |
WILLYS OVERLAND |
5 |
100,00% |
5 |
41º |
HAFEI RUIYI |
4 |
100,00% |
4 |
42º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
3 |
100,00% |
3 |
43º |
JAC T140 |
3 |
100,00% |
3 |
44º |
MERCEDES-BENZ VITO |
3 |
100,00% |
3 |
45º |
FORD COURIER |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
FORD F150 |
2 |
100,00% |
2 |
47º |
GM CHEVROLET |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
GM D20 |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
2 |
100,00% |
2 |
50º |
DODGE |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Renault Kwid Intense
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?