A Ford prepara para julho um evento para anunciar, muito possivelmente, o novo Escape para o Brasil. A informação foi apurada pelo nosso parceiro Renato Maia, do canal Falando de Carro, durante o lançamento da Ranger 2020 em Mendoza, na Argentina. Isso explica enfim porque a Ford levou um grupo de jornalistas brasileiros para os EUA no começo do ano para conhecer a nova geração do SUV. Apesar do anúncio, o lançamento e as vendas do Escape por aqui só acontecerão em 2020.
Desenvolvido sobre a plataforma do novo Focus, o Escape 2020 é mais baixo, comprido e largo que anterior, ficando mais "carro" e menos "utilitário". As versões de entrada e intermediárias usam o motor 1.5 Ecoboost de 183 cv e 24 kgfm, com sistema de desativação de cilindro, enquanto a de topo traz o 2.0 Ecoboost de 253 cv e 38 kgfm, ambos em conjunto com um câmbio automático de 8 marchas. Existem ainda duas versões híbridas, sendo uma plug-in, mas ainda não sabemos quais virão ao Brasil.
Outra dúvida diz respeito ao posicionamento de mercado. Com entre-eixos de 2.710 mm e comprimento de 4.585 mm, o Escape tem porte similar ao do Jeep Compass, mas, por vir importado dos EUA, deverá atuar numa faixa de preços mais alta. Até porque a própria Ford já testa por aqui o chinês Territory, este sim, para bater de frente com o modelo da Jeep. Estimativas iniciais dão conta de que o Territory custaria algo entre R$ 120 mil e R$ 130 mil, enquanto o Escape ficaria com a seara acima dos R$ 150 mil, brigando com nomes como VW Tiguan, Hyundai Tucson e Chevrolet Equinox.
Um dos aspectos de diferenciação entre Territory e Escape residirá nos equipamentos de conforto e tecnologia. Entre as novidades do modelo mais caro estão itens como head-up display (que projeta informações em uma tela de 6 polegadas), sistema de estacionamento automático 2.0, assistência de manobras evasivas (que detecta um veículo parado ou mais lento à frente e dá suporte na direção para ajudar a evitar uma colisão iminente), Ford Co-Pilot 360 (piloto automático adaptativo com Stop & Go e centralizador de faixa), conexão Wi-Fi 4G LTE para até 10 dispositivos móveis, FordPass Connect para acesso remoto ao carro via smartphone (permite bloquear, desbloquear, localizar e dar partida no veículo), carregamento de smartphone por indução no console, portas USB tipo A e tipo C, e ainda três tomadas 12V.
O painel de acabamento refinado, semelhante ao do novo Focus, concilia um cluster digital com tela de 12,3" a uma multimídia de 8" equipada com o sistema SYNC 3, que agora é compatível com Apple CarPlay, Android Auto e também o Ford+Alexa e Waze.
Produzido em Louisville, no Kentucky (EUA), o novo Escape chegará ao mercado norte-americano em meados do segundo semestre. O que explica porque, apesar do anúncio de sua vinda acontecer no mês que vem, sua efetiva chegada ao Brasil ficará somente para 2020.
Fotos: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional