Monza supera Santana: vendas na China lembram Brasil dos anos 80
Maior mercado do mundo continua em baixa
O título certamente fez você voltar aos anos 80, época em que os representantes da Chevrolet e da Volkswagen brigavam pela liderança de vendas entre os sedãs médios no Brasil. Pois bem: na China, as novas gerações de nomes que marcaram época por aqui foram alguns dos destaques de maio.
Apenas em seu terceiro mês de mercado, o Monza foi o preferido por 21.439 consumidores e assegurou presença no top 10 pela 1ª vez – no período já foram vendidas mais de 40 mil unidades. Já o Santana não foi tão bem: em queda de quase 40%, de acordo com o Best Selling Cars Blog, o modelo ficou fora do top 20.
Os sedãs, aliás, continuaram mostrando toda a sua força no maior mercado mundial: dos 10 primeiros colocados, nada menos do que 7 foram modelos três-volumes. Com 35.752 unidades, o VW Lavida manteve-se no topo pela 12ª vez nos últimos 14 meses. Segundo colocado, o Nissan Sylphy (34.224) ficou bem próximo.
Fechando o pódio, a minivan Wuling Hongguang (34.073) não deixou os dois primeiros abrirem vantagem. Vice-líder em abril, o Toyota Corolla (32.383) caiu para quarto. Após uma modesta 26ª posição no último ranking, o Buick Excelle (31.204) deu um salto de 21 colocações.
Segmento que mais cresce no mundo, os SUVs emplacaram o Haval H6 (25.523) e o VW Tiguan (21.599) na parte de cima da tabela. Modelo premium mais bem posicionado, o BMW Série 5 L (15.815) mais uma vez ficou à frente de modelos bem mais baratos, como Honda Civic (15.647) e Honda Fit (14.506).
As vendas no mercado chinês completaram 11 meses consecutivos de retração. De acordo com a CAAM, associação local de fabricantes, foram comercializadas no mês passado 1.912.600 unidades, 16,4% a menos do que há um ano. No acumulado de janeiro a maio, com 10.265.900 unidades, a baixa se aproximou dos 13%. A BMW (43.650) mais uma vez foi destaque, com alta superior a 20% sobre o mesmo período de 2018.
POS. |
MODELO |
MAI. 19 |
1 |
VW LAVIDA |
35.752 |
2 |
NISSAN SYLPHY |
34.224 |
3 |
WULING HONGGUANG |
34.073 |
4 |
TOYOTA COROLLA |
32.383 |
5 |
BUICK EXCELLE |
31.204 |
6 |
VW BORA |
26.283 |
7 |
HAVAL H6 |
25.523 |
8 |
VW TIGUAN |
21.599 |
9 |
CHEVROLET MONZA |
21.439 |
10 |
HONDA ACCORD |
18.264 |
11 |
ROEWE i5 |
16.997 |
12 |
NISSAN X-TRAIL |
16.627 |
13 |
GEELY EMGRAND EC7 |
16.223 |
14 |
NISSAN QASHQAI |
16.022 |
15 |
BMW SÉRIE 5 L |
15.815 |
16 |
VW MAGOTAN |
15.772 |
17 |
HONDA CIVIC |
15.647 |
18 |
HONDA CR-V |
15.461 |
19 |
VW PASSAT |
14.828 |
20 |
TOYOTA CAMRY |
14.747 |
21 |
HONDA FIT |
14.506 |
22 |
VW SANTANA |
14.484 |
23 |
VW THARU |
14.459 |
24 |
MERCEDES CLASSE C L |
13.703 |
25 |
BUICK GL8 |
13.609 |
26 |
GEELY BOYUE |
13.527 |
27 |
BAOJUN 510 |
13.188 |
28 |
AUDI A4L |
12.609 |
29 |
MERCEDES CLASSE E L |
12.607 |
30 |
VW SAGITAR |
12.571 |
POS. |
MARCA |
MAI. 19 |
1 |
VW |
229.698 |
2 |
HONDA |
126.932 |
3 |
TOYOTA |
121.544 |
4 |
NISSAN |
90.651 |
5 |
GEELY |
79.744 |
6 |
BUICK |
71.675 |
7 |
MERCEDES-BENZ |
49.952 |
8 |
CHEVROLET |
48.988 |
9 |
CHANGAN |
44.327 |
10 |
BMW |
43.650 |
11 |
HAVAL |
43.134 |
12 |
AUDI |
37.320 |
13 |
HYUNDAI |
36.108 |
14 |
ROEWE |
35.332 |
15 |
WULING |
34.073 |
16 |
BYD |
32.946 |
17 |
GAC |
28.357 |
18 |
BAOJUN |
27.589 |
19 |
CHERY |
22.738 |
20 |
KIA |
22.558 |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.912.600 |
|
ACUMULADO |
10.265.900 |
Fontes: Best Selling Cars Blog / Trading Economics / Marklines
Galeria: Novo Chevrolet Monza 2020 - China
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia