Vendas no varejo em maio: Civic vende mais que os SUVs de marcas rivais nas lojas
Modelo chega mais perto do Corolla e fica atrás apenas do HR-V na briga entre SUVs e sedãs
Praticamente estáveis em relação a abril, as vendas de veículos novos no varejo representaram 53,18% do total de 234.173 unidades registradas em maio. O top 5 de montadoras não sofreu alteração, com a Chevrolet (15,62%) à frente de Volkswagen (14,46%), Toyota (10,63%), Hyundai (10,50) e Fiat (10,18%), com estas três últimas muito próximas.
As duas primeiras posições entre os automóveis ficaram inalteradas pelo 15º mês seguido, com o Chevrolet Onix (11.255) mantendo boa vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.802). O Renault Kwid (6.708), presente no pódio desde fevereiro, abriu quase 1,6 mil unidades de folga em relação ao Ford Ka (5.131). O VW Polo, com 4.064 unidades, repetiu o quinto lugar de abril, mas com apenas 50 unidades em relação ao Fiat Argo (4.014).
Mantendo-se em sétimo, o Toyota Corolla (3.723) foi mais uma vez líder entre os sedãs. Separados por apenas 8 emplacamentos, Honda HR-V (3.664), único SUV no top 10, e Chevrolet Prisma (3.656) fecharam o pelotão de cima seguidos pelo Fiat Mobi (3.321). Em boa fase, o Honda Civic (2.821) deixou o VW Virtus (2.376) para trás pelo terceiro mês em sequência. E, numa briga particular entre SUVs e sedãs, o três-volumes da Honda superou todos os crossovers de marcas rivais, como Creta, Kicks e Renegade, perdendo apenas do próprio HR-V.
Em primeiro mês cheio, o VW T-Cross (2.104) entrou no top 20 colado nos rivais Nissan Kicks (2.359) e Hyundai Creta (2.347), além de ficar à frente do Jeep Renegade (1.834), que teve menos de 1/3 de seus emplacamentos no varejo. Único modelo de marca premium no top 50, o BMW X1 (336) foi mais vendido nas lojas do que modelos muito mais baratos, como Nissan March (334) e Renault Logan (330).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11.255 |
50,52% |
22.279 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.802 |
77,16% |
10.111 |
3º |
RENAULT KWID |
6.708 |
77,45% |
8.661 |
4º |
FORD KA |
5.131 |
54,10% |
9.484 |
5º |
VW POLO |
4.064 |
65,56% |
6.199 |
6º |
FIAT ARGO |
4.014 |
71,69% |
5.599 |
7º |
TOYOTA COROLLA |
3.723 |
71,84% |
5.182 |
8º |
HONDA HR-V |
3.664 |
88,18% |
4.155 |
9º |
CHEVROLET PRISMA |
3.656 |
48,69% |
7.509 |
10º |
FIAT MOBI |
3.321 |
64,36% |
5.160 |
11º |
HONDA CIVIC |
2.821 |
95,50% |
2.954 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.815 |
84,53% |
3.330 |
13º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.748 |
85,29% |
3.222 |
14º |
VW VIRTUS |
2.376 |
47,38% |
5.015 |
15º |
NISSAN KICKS |
2.359 |
52,19% |
4.520 |
16º |
HYUNDAI CRETA |
2.347 |
55,72% |
4.212 |
17º |
VW GOL |
2.228 |
26,79% |
8.317 |
18º |
VW T-CROSS |
2.104 |
70,06% |
3.003 |
19º |
HYUNDAI HB20S |
1.941 |
52,12% |
3.724 |
20º |
JEEP RENEGADE |
1.834 |
31,87% |
5.754 |
21º |
HONDA FIT |
1.705 |
73,59% |
2.317 |
22º |
JEEP COMPASS |
1.644 |
32,42% |
5.071 |
23º |
RENAULT SANDERO |
1.512 |
39,44% |
3.834 |
24º |
FORD KA SEDAN |
1.443 |
34,36% |
4.200 |
25º |
FORD ECOSPORT |
1.440 |
53,02% |
2.716 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.438 |
63,74% |
2.256 |
27º |
FIAT CRONOS |
1.332 |
64,69% |
2.059 |
28º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.228 |
69,69% |
1.762 |
29º |
NISSAN VERSA |
1.150 |
67,17% |
1.712 |
30º |
FIAT SIENA |
1.107 |
67,01% |
1.652 |
31º |
RENAULT CAPTUR |
1.092 |
59,32% |
1.841 |
32º |
HONDA WR-V |
1.034 |
94,69% |
1.092 |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
985 |
67,01% |
1.470 |
34º |
HONDA CITY |
981 |
72,13% |
1.360 |
35º |
TOYOTA HILUX SW4 |
918 |
72,51% |
1.266 |
36º |
VW UP |
900 |
79,02% |
1.139 |
37º |
CHEVROLET TRACKER |
894 |
86,71% |
1.031 |
38º |
VW TIGUAN |
841 |
66,27% |
1.269 |
39º |
CHEVROLET SPIN |
752 |
27,84% |
2.701 |
40º |
RENAULT DUSTER |
748 |
30,04% |
2.490 |
41º |
CHERY TIGGO 5X |
695 |
99,57% |
698 |
42º |
VW JETTA |
647 |
78,05% |
829 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
570 |
38,41% |
1.484 |
44º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
559 |
40,10% |
1.394 |
45º |
CHERY TIGGO 2 |
514 |
100,00% |
514 |
46º |
HYUNDAI IX35 |
397 |
80,69% |
492 |
47º |
KIA SPORTAGE |
363 |
100,00% |
363 |
48º |
BMW X1 |
336 |
80,38% |
418 |
49º |
NISSAN MARCH |
334 |
82,27% |
406 |
50º |
RENAULT LOGAN |
330 |
14,52% |
2.273 |
A Toyota Hilux (2.397) encerrou mais um mês à frente entre os comerciais leves, mas desta vez com menor folga sobre a Fiat Toro (1.676). Quarta colocada nos últimos 12 meses, a VW Amarok (931) completou o pódio com mais da metade de seus emplacamentos na modalidade.
Tranquila na quarta posição, a Chevrolet S10 (855) teve a companhia surpreendente da Fiat Fiorino (513) fechando o top 5. A van da marca italiana conquistou a colocação com apenas 4 unidades de vantagem sobre a Ford Ranger (509). Presentes no pódio geral de maio, VW Saveiro (368) e Fiat Strada (307) ficaram atrás da Mitsubishi L200 (467).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAI 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.397 |
65,22% |
3.675 |
2º |
FIAT TORO |
1.676 |
28,63% |
5.853 |
3º |
VW AMAROK |
931 |
53,20% |
1.750 |
4º |
CHEVROLET S10 |
855 |
28,53% |
2.997 |
5º |
FIAT FIORINO |
513 |
40,52% |
1.266 |
6º |
FORD RANGER |
509 |
26,90% |
1.892 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
467 |
65,04% |
718 |
8º |
VW SAVEIRO |
368 |
9,98% |
3.687 |
9º |
FIAT STRADA |
307 |
4,30% |
7.136 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
297 |
50,68% |
586 |
11º |
KIA K2500 |
290 |
100,00% |
290 |
12º |
HYUNDAI HR |
261 |
82,86% |
315 |
13º |
VW EXPRESS |
239 |
72,64% |
329 |
14º |
RENAULT MASTER |
229 |
29,55% |
775 |
15º |
RENAULT DUSTER OROCH |
210 |
19,37% |
1.084 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
153 |
12,05% |
1.270 |
17º |
IVECO DAILY 35S14 |
152 |
79,17% |
192 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
134 |
91,78% |
146 |
19º |
IVECO DAILY 30S13 |
77 |
96,25% |
80 |
20º |
FIAT DUCATO |
71 |
15,88% |
447 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
60 |
46,15% |
130 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
37 |
92,50% |
40 |
23º |
RAM 2500 |
36 |
63,16% |
57 |
24º |
CITROËN BERLINGO |
30 |
58,82% |
51 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
28 |
96,55% |
29 |
26º |
IVECO DAILY 5516 |
26 |
100,00% |
26 |
27º |
CITROËN JUMPY |
15 |
7,69% |
195 |
28º |
PEUGEOT EXPERT |
14 |
5,67% |
247 |
29º |
JAC V260 |
12 |
85,71% |
14 |
30º |
IVECO DAILY |
10 |
38,46% |
26 |
31º |
EFFA K01 |
9 |
100,00% |
9 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
EFFA K02 |
6 |
100,00% |
6 |
34º |
EFFA V21 |
5 |
100,00% |
5 |
35º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
3 |
75,00% |
4 |
36º |
CHEVROLET D10 |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
ENGESA EE34 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
FORD COURIER |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
GM CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
MAHINDRA HWKCD4 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 413 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
NISSAN D21 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Honda Civic Geração 10 - Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia