Vendas na China em abril: Corolla e Sentra são símbolos de resistência aos SUVs
Mercado chinês ainda é dominado pelos sedãs, diferentemente do restante do mundo
Se na maioria dos mercados internacionais os sedãs vêm constantemente perdendo espaço, na China a situação é bem diferente. Dos 10 modelos mais vendidos no maior mercado automobilístico mundial em abril, nada menos do que 6 foram versões três-volumes.
Mais do que isso, o pódio foi 100% de sedãs. Com 36.522 unidades, o VW Sagitar chegou a 11 meses como líder nos últimos 13 meses, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Separados por menos de 300 unidades, o que pode ser configurado como empate técnico diante do gigantismo dos números locais, Toyota Corolla (30.403) e Nissan Sylphy (30.134) – nome chinês do Sentra – vieram em seguida.
Os outros representantes do segmento no top 10 foram o VW Sagitar (27.240) – o Jetta vendido em mercados como o Brasil -, o Honda Accord (21.276) e o VW Bora (19.874). As exceções no pelotão de cima foram a minivan Wuling Hongguang (23.182) e os SUVs Haval H6 (28.045) e Geely Boyue (17.518), todos como DNA 100% chinês.
A BMW, destaque entre as montadoras com um crescimento de mais de 30% nos últimos 12 meses, viu o Série 5 L (13.338) vender mais do que o Honda Civic (13.182) e o Série 3 L (13.144) praticamente na cola. Arquirrival da marca de Munique, a Mercedes também emplacou dois modelos no top 30, com uma curiosidade: Classe C L e Classe E L registraram as mesmas 12.504 unidades.
De acordo com a CAAM, associação chinesa de fabricantes, este foi mais um mês com resultados negativos. Com 1.980.500 unidades registradas, a queda foi de quase 15% diante do mesmo período de 2018. Em relação ao mês de março, a retração foi de mais de meio milhão de unidades.
Já o acumulado de 2019, de 8.353.300 unidades, representa uma queda de pouco mais de 12%. Para se ter uma ideia, este número de um quadrimestre é mais do que o triplo do estimado para o Brasil para o ano todo. Entre as montadoras, a líder VW (233.005) vendeu praticamente a soma da Honda (131.027) e da Toyota (109.057).
POS. |
MODELO |
ABR. 19 |
1 |
VW LAVIDA |
36.522 |
2 |
TOYOTA COROLLA |
30.403 |
3 |
NISSAN SYLPHY |
30.134 |
4 |
HAVAL H6 |
28.045 |
5 |
VW SAGITAR |
27.240 |
6 |
WULING HONGGUANG |
23.182 |
7 |
HONDA ACCORD |
21.276 |
8 |
VW BORA |
19.874 |
9 |
NISSAN X-TRAIL |
18.458 |
10 |
GEELY BOYUE |
17.518 |
11 |
VW PASSAT |
16.946 |
12 |
VW TIGUAN |
16.812 |
13 |
GEELY EMGRAND EC7 |
16.078 |
14 |
VW SANTANA |
15.501 |
15 |
VW JETTA |
15.384 |
16 |
HONDA FIT |
15.349 |
17 |
TOYOTA LEVIN |
15.077 |
18 |
HONDA XR-V |
14.390 |
19 |
TOYOTA CAMRY |
14.079 |
20 |
AUDI A4L |
13.611 |
21 |
BMW SÉRIE 5 L |
13.338 |
22 |
HONDA CIVIC |
13.182 |
23 |
ROEWE i5 |
13.151 |
24 |
BMW SÉRIE 3 L |
13.144 |
25 |
GEELY BINYUE |
12.784 |
26 |
BUICK EXCELLE |
12.598 |
27 |
VW MAGOTAN |
12.537 |
28 |
MERCEDES CLASSE E L |
12.504 |
29 |
MERCEDES CLASSE C L |
12.504 |
30 |
CHEVROLET CAVALIER |
12.440 |
POS. |
MARCA |
ABR. 19 |
1 |
VW |
233.005 |
2 |
HONDA |
131.027 |
3 |
TOYOTA |
109.057 |
4 |
GEELY |
93.788 |
5 |
NISSAN |
82.513 |
6 |
BUICK |
64.368 |
7 |
HAVAL |
58.444 |
8 |
HYUNDAI |
51.023 |
9 |
BMW |
47.339 |
10 |
MERCEDES-BENZ |
46.252 |
11 |
CHEVROLET |
44.156 |
12 |
AUDI |
40.334 |
13 |
CHANGAN |
39.745 |
14 |
ROEWE |
36.787 |
15 |
BYD |
36.563 |
16 |
CHERY |
31.302 |
17 |
GAC |
27.231 |
18 |
BAOJUN |
25.554 |
19 |
KIA |
23.537 |
20 |
MG |
23.338 |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
1.980.500 |
|
ACUMULADO |
8.353.300 |
Fontes: Best Selling Cars Blog / Trading Economics
Galeria: Toyota Levin (China)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia