Na terça-feira, dia 21 de maio, recebemos no Auto Show Collection um raro Kadett com placa preta, certificação de carros de coleção com mais de 30 anos de produção. Ele foi descoberti diante do público do evento que conheceu a história de um dos carros mais representativos e desejados das décadas de 1980 e 1990, principalmente no disputado segmento de esportivos nacionais.
Lançado em 1989, o Kadett entrou em 2019 para o Hall dos clássicos e já tem algumas versões bem valorizadas por colecionadores, especialmente as esportivas como o GS e o GSi. O Kadett GS era um dos grandes concorrentes do Gol GTi e tinha como vantagem o melhor coeficiente aerodinâmico além do design. O motor era 2.0 de 110 cv com 17,3 kgfm de torque combinado a um câmbio manual de cinco marchas com relação mais curta que as demais versões para melhor aproveitamento do torque. Em 1991, o Kadett ganhou injeção eletrônica multiponto, o que o fez passar para os 120 cv e mudar de nome para GSi.
Longa procura
O carro mostrado no evento pertence a Luís Gustavo Hubert, presidente do Kadett Clube do Brasil e entusiasta da linha. Huberto conta que buscava um Kadett GS há vários anos: "já tinha visto mais de 30 carros, inclusive este, mas o dono de Mogi das Cruzes desistiu de vendê-lo na ocasião", relembra. Até que na sexta-feira antes do Carnaval o antigo dono ligou para Hubert dizendo que havia finalmente decidido vender. Em menos de uma semana o carro já estava em sua nova garagem.
“Pouco fiz no carro. Tem 73.000 km originais e apenas troquei o sensor de fluxo de combustível, troquei as setas que eram de cristal para as âmbar novas originas guardadas, o aparelho de som era com CD player eu troquei pelo toca-fitas que já tinha guardado, arrumei a antena elétrica, pintei as rodas e encerei, mas nem cheguei a fazer polimento. Há quatro anos o antigo dono pintou o carro inteiro pois a superfície estava gasta”, relatou Hubert.
Um dos diferenciais deste carro é que se trata do primeiro Kadett GS certificado pelo Clube Chevrolet, homologado pela montadora, que efetuou a vistoria, aprovou e providenciou a placa preta. “Tudo isto em menos de 30 dias, preparando o carro para o Auto Show Collection”, pondera. Apesar de bem raro, o carro é excelente para o uso diário. Traz mimos como ar-condicionado, direção hidráulica, bancos Recaro com regulagem de altura e equipamentos dignos de um esportivo. Na época raridade, teve computador de bordo, check control e regulagem de altura da suspensão traseira pneumática.
O carro foi destaque da noite ao lado de dezenas de exemplares da linha Kadett, fabricados de 1989 a 1998, quando abriu espaço para o Astra, que seguiu sua estrada de sucesso nos anos seguintes. No palco, recebeu as placas pretas e foi exibido ao público o certificado de originalidade emitido pelo Clube do Chevrolet, entidade oficial da General Motors do Brasil.
O AutoShow Collection é parceiro do Motor1.com Brasil. O evento acontece na primeira terça-feira de cada mês e reúne carros clássicos e modificados no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). Para mais informações, acesse www.autoshowcollection.com.br
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
O dia em que a BMW fez uma M3 picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca