Aos poucos vamos descobrindo os detalhes do futuro crossover do Polo. Um registro de marca feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostra que a fabricante trabalha no Volkswagen T-Sport – e este pode ser o nome do carro que ficará abaixo do T-Cross no mercado nacional. Será produzido em São Bernardo do Campo e tem lançamento previsto para 2020.
A existência deste modelo já foi confirmada pela própria Volkswagen, durante a apresentação do Tiguan no Brasil. Na ocasião, a fabricante disse que iria lançar um novo crossover, no mesmo segmento que Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, revelou em entrevista ao Estadão Conteúdo que este carro será apresentado em 2020 e que a fábrica já começou a preparação da linha.
Tudo indica que o T-Sport será um modelo além de uma simples versão aventureira, como feito com o recém-lançado Fiat Argo Trekking, adotando uma estratégia semelhante à do Honda WR-V. Ou seja, terá design e nome próprio, para que não seja uma simples variante do Polo. Esta informação ganhou força com a suspensão de parte da produção da fábrica em São Bernardo do Campo para adaptações na linha, algo desnecessário caso fosse apenas uma versão com para-choque alterado.
E o nome indica um pouco de esportividade, algo que já foi levantado pela revista Motor Show. Na reportagem, a publicação diz que fontes adiantaram que seria um “crossover revolucionário” e o primeiro “SUV cupê” da marca, além de ser o mais acessível do mercado. As linhas usadas pelos cupês trazem essa esportividade, além de diferenciá-lo visualmente do T-Cross, mais quadradinho.
A VW ainda trabalha em um SUV médio, o Tarek, que será produzido na Argentina e entrará no mesmo segmento que o Jeep Compass em 2021.
Projeção: Kleber Pinho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS