Tesla quer lançar carro sem volante e pedal em 2021
CEO da marca ainda diz que terá sistema de táxi autônomo nas ruas em 2020
A Tesla realizou nesta semana o Autonomy Investor Day, evento para os investidores da fabricante. Elon Musk subiu ao palco para contar as suas metas para os próximos anos e uma delas envolve carros totalmente autônomos. O executivo diz que quer ter permissão do governo para que os veículos da Tesla funcionem de forma autônoma para que, até o fim de 2020, comece a trabalhar com um serviço de táxis-robôs nas ruas. E, em 2021, Musk quer iniciar a venda de carros sem volante ou pedais.
Galeria: Tesla Model Y 2020
O otimismo de Musk não parece ter sido afetado pelos acidentes que aconteceram nos últimos anos – um deles com vítima fatal. O executivo diz que a Tesla irá soltar uma atualização do software para seus carros no final de 2019, feito para garantir que o sistema seja considerado seguro pelas entidades reguladoras.
A partir daí, o plano da Tesla é usar um sistema que irá transformar os carros dos clientes em táxi, permitindo que outras pessoas usem por meio de um aplicativo e dividindo o lucro com o dono do veículo (a fabricante ficará com 30% a 35% do valor). O usuário que pedir o carro pelo smartphone não poderá guiá-lo, apenas escolhendo o veículo e deixando que o sistema Autopilot cuide da direção, para garantir que ele retornará ao dono em seguida.
O que Musk parece não levar muito em consideração é a vontade do governo criar as regras para carros totalmente autônomos. Existem algumas determinações voluntárias, mas para modelos que usam níveis menores de autonomia, como os que apenas acompanham o trânsito e fazem curvas leves. Há muita discussão sobre a capacidade dos carros reagirem em situações de emergência, ainda mais se o passageiro não puder controlar a situação se o carro não tiver volante ou pedais. O Euro NCAP, associação que realiza testes de segurança na Europa, disse recentemente que o executivo tem confiança excessiva no sistema autônomo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil