Ford e Mahindra farão novo SUV médio para países emergentes
Modelo terá plataforma e motores da Mahindra, mas com design, interior e ajustes feitos pela Ford
Após muita especulação, Ford e Mahindra assinaram um acordo para desenvolver um novo SUV médio para mercados emergentes - os boatos iniciais diziam que haveria também um crossover compacto. Este novo utilitário usará uma plataforma e motores da Mahindra, enquanto a Ford fará as alterações necessárias para transformá-lo em um produto próprio, dividindo custos de desenvolvimento e produção. Embora a marca diga que é para mercados emergentes, o único país confirmado até agora é a Índia.
Galeria: Mahindra XUV500
A estratégia será diferente do que aconteceu com o Ford Territory, que é o chinês Yusheng S330 com outro logo. Embora a Mahindra seja responsável pela parte mecânica do novo SUV (plataforma e motorização), a Ford irá trabalhar em um design próprio, além de ajustar o carro para que ele tenha um comportamento diferente, indo além da simples troca de emblema na carroceria.
“Após identificar várias áreas para desenvolvimento em conjunto, ambas as fabricantes continuarão a trabalhar juntas para desenvolver produtos usando plataformas em comum. Isso irá reduzir os custos de produção dos produtos e ganhar economias em escala para as duas empresas”, disse Pawan Goenka, diretor da Mahindra.
Este novo produto é esperado para o final de 2020. Dará origem à nova geração do Mahindra XUV500, com uma plataforma monocoque e adotando um entre-eixos e um balanço traseiro maior do que o modelo atual. A motorização deve ser um novo 2.0 diesel, que poderia gerar 185 cv. Se houver uma variante a gasolina, pode adotar um dos EcoBoost da Ford.
Pode ser uma opção para o Brasil? Seria caso a Ford não estivesse trabalhando para trazer o Territory e não tivesse que esperar mais um ano para ter o novo SUV médio. No comunicado enviado à imprensa, as fabricantes dizem que é um produto “para Índia e mercados emergentes”, e ser mais interessante por ser um modelo realmente desenvolvido em conjunto para ser uma opção mais acessível abaixo do novo Escape.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?