Que o Onix é um verdadeiro fenômeno do mercado brasileiro não restam dúvidas. Mas em março o hatch da GM foi além: após uma primeira quinzena fraca, ele se recuperou de maneira impressionante e encerrou o mês com 18.279 emplacamentos, um avanço de quase 42% sobre o mesmo período de 2018. Este foi o 6º mês seguido em que o Onix superou a barreira das 18 mil unidades.
Para completar o domínio, seus dois principais adversários – Hyundai HB20 (9.051, -1,8%) e Ford Ka (8.341, -13,4%) - tiveram resultados piores do que há um ano. Sexto em fevereiro, o VW Gol (6.620) subiu duas posições e trocou de lugar com o Polo (5.082), que perdeu mais de 17% dos compradores do ano passado.
Destaque de fevereiro, o Fiat Argo (4.643) recuou mais de 30% nas últimas semanas e ficou sob ameaça do Renault Sandero (4.334) na disputa pelo sexto lugar. Logo atrás do VW Fox (3.451), o Toyota Yaris (3.067) chegou a nove meses seguidos à frente do Honda Fit (2.306), que recuou quase 12% sobre 2018.
Sem fôlego desde o lançamento do irmão mais novo, o Toyota Etios (1.353) viu sumirem quase 60% de seus compradores. O veterano Fiat Uno, que havia superado a barreira das 2 mil unidades em fevereiro, desta vez só conquistou a preferência de 913 clientes, resultado mais fraco desde julho (883). Com 505 unidades, quase 70% a menos do que há um ano, o Nissan March segue como mero coadjuvante.
Atrás do Peugeot 208 (431), C3 e Fiesta não tiveram motivo algum para comemorar. Com 301 unidades, o Citroën não vendia tão pouco desde junho de 2003 (340). Já o Ford, com aposentadoria confirmada após o anúncio de fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), teve o seu pior desempenho na atual geração e só não foi o lanterna porque os já descontinuados Fiat Palio (2) e Fiat Punto (1) não passaram em branco.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/19 |
FEV/19 |
MAR/18 |
% MAR 19 |
% FEV 19 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18279 |
18392 |
12918 |
26,50% |
27,03% |
-0,61% |
41,50% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9051 |
8055 |
9216 |
13,12% |
11,84% |
12,36% |
-1,79% |
3º |
FORD KA |
8341 |
7633 |
9626 |
12,09% |
11,22% |
9,28% |
-13,35% |
4º |
VW GOL |
6620 |
4565 |
5877 |
9,60% |
6,71% |
45,02% |
12,64% |
5º |
VW POLO |
5082 |
4813 |
6148 |
7,37% |
7,07% |
5,59% |
-17,34% |
6º |
FIAT ARGO |
4643 |
6674 |
4349 |
6,73% |
9,81% |
-30,43% |
6,76% |
7º |
RENAULT SANDERO |
4334 |
3604 |
4105 |
6,28% |
5,30% |
20,26% |
5,58% |
8º |
VW FOX / CROSSFOX |
3451 |
3795 |
3349 |
5,00% |
5,58% |
-9,06% |
3,05% |
9º |
TOYOTA YARIS |
3067 |
2828 |
0 |
4,45% |
4,16% |
8,45% |
- |
10º |
HONDA FIT |
2306 |
2278 |
2611 |
3,34% |
3,35% |
1,23% |
-11,68% |
11º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1353 |
1298 |
3228 |
1,96% |
1,91% |
4,24% |
-58,09% |
12º |
FIAT UNO |
913 |
2006 |
947 |
1,32% |
2,95% |
-54,49% |
-3,59% |
13º |
NISSAN MARCH |
505 |
346 |
1553 |
0,73% |
0,51% |
45,95% |
-67,48% |
14º |
PEUGEOT 208 |
431 |
697 |
727 |
0,62% |
1,02% |
-38,16% |
-40,72% |
15º |
CITROËN C3 |
301 |
367 |
716 |
0,44% |
0,54% |
-17,98% |
-57,96% |
16º |
FORD FIESTA |
300 |
675 |
1463 |
0,43% |
0,99% |
-55,56% |
-79,49% |
17º |
FIAT PALIO |
2 |
4 |
51 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-96,08% |
18º |
FIAT PUNTO |
1 |
1 |
2 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
|
|
68980 |
68031 |
66886 |
100,00% |
100,00% |
1,39% |
3,13% |
MODELOS DE ENTRADA
Entre os modelos mais baratos, todos, sem exceção, tiveram resultados inferiores aos de 2018. A única diferença é que o Renault Kwid (5.853) caiu menos (-9,3%) e assegurou quase 60% de participação de mercado, vendendo quase o dobro do Fiat Mobi (3.099).
Destaque negativo em fevereiro, quando registrou 839 unidades, o up! manteve a trajetória de queda. Os 899 emplacamentos do VW representaram o segundo pior resultado desde dezembro de 2013 (108) e uma retração de mais de 40% sobre 2018. Lanterna nas últimas listas, o Chery QQ (187) ao menos não foi o pior de março porque Geely GC2 e Kia Picanto conquistaram consumidores solitários.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAR/19 |
FEV/19 |
MAR/18 |
% MAR 19 |
% FEV 19 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
RENAULT KWID |
5853 |
5473 |
6454 |
58,30% |
47,88% |
6,94% |
-9,31% |
2º |
FIAT MOBI |
3099 |
4885 |
4335 |
30,87% |
42,74% |
-36,56% |
-28,51% |
3º |
VW UP! |
899 |
839 |
1551 |
8,95% |
7,34% |
7,15% |
-42,04% |
4º |
CHERY QQ |
187 |
233 |
259 |
1,86% |
2,04% |
-19,74% |
-27,80% |
5º |
GEELY GC2 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
6º |
KIA PICANTO |
1 |
0 |
28 |
0,01% |
0,00% |
- |
-96,43% |
|
|
10040 |
11430 |
12627 |
100,00% |
100,00% |
-12,16% |
-20,49% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro