Mais vendidos em março: Yaris Sedan bate Virtus em mês forte para Renegade e Kicks
Tiggo 5X surge no top 50 e se torna o carro-chefe da marca sino-brasileira
Depois de um início de mês em que parecia fadado a ter um de seus piores desempenhos nos últimos anos, o Onix reagiu. Com 18.279 emplacamentos em março, o hatch da Chevrolet vendeu mais do que o dobro do Hyundai HB20 (9.051) e completou seis meses consecutivos superando a barreira das 18 mil unidades.
Atrás do Ford Ka (8.341), o Prisma (7.122) assegurou dois representantes da Chevrolet no top 4. Em 10º mês passado, o VW Gol (6.620) saltou cinco posições nas últimas semanas. Sexto, o Jeep Renegade (6.184) chegou ao quarto mês consecutivo no topo da preferência dos SUVs graças a um de seus melhores resultados desde o lançamento.
Após dois sextos lugares seguidos, o Renault Kwid (5.853) caiu uma posição, mas com boa margem em relação ao VW Polo (5.082). Com 4.864 emplacamentos, o Nissan Kicks assegurou presença no top 10, à frente inclusive do Fiat Argo (4.643), que perdeu mais de 2 mil unidades em relação a fevereiro.
O mês teve outros destaques interessantes. Longe do pelotão de cima há um bom tempo, o Renault Logan (3.661) entrou no top 20, enquanto o VW Virtus (3.083) caiu fora vendendo menos do que o Toyota Yaris Sedan (3.182) pela 1ª vez. O VW Jetta voltou a superar as 1,2 mil unidades (1.274) e se manteve próximo do Chevrolet Cruze Sedan (1.567).
Com menos de 1 mil emplacamentos, o Fiat Uno (913) ficou atrás do Honda WR-V (923). Sem o apelo comercial de outrora, o VW up! (899) ficou sob ameaça do VW Tiguan (867). Já o Caoa Chery Tiggo 5X (531) foi a novidade no top 50 e se tornou campeão de vendas da marca no país.
POS. |
MODELO |
MAR 19 |
% TOTAL |
FEV 19 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.279 |
10,72% |
18.392 |
11,32% |
-0,61% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9.051 |
5,31% |
8.055 |
4,96% |
12,36% |
2º |
3º |
FORD KA |
8.341 |
4,89% |
7.633 |
4,70% |
9,28% |
3º |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
7.122 |
4,18% |
6.499 |
4,00% |
9,59% |
5º |
5º |
VW GOL |
6.620 |
3,88% |
4.565 |
2,81% |
45,02% |
10º |
6º |
JEEP RENEGADE |
6.184 |
3,63% |
4.706 |
2,90% |
31,41% |
9º |
7º |
RENAULT KWID |
5.853 |
3,43% |
5.473 |
3,37% |
6,94% |
6º |
8º |
VW POLO |
5.082 |
2,98% |
4.813 |
2,96% |
5,59% |
8º |
9º |
NISSAN KICKS |
4.864 |
2,85% |
4.137 |
2,55% |
17,57% |
13º |
10º |
FIAT ARGO |
4.643 |
2,72% |
6.674 |
4,11% |
-30,43% |
4º |
11º |
JEEP COMPASS |
4.475 |
2,62% |
4.371 |
2,69% |
2,38% |
11º |
12º |
RENAULT SANDERO |
4.334 |
2,54% |
3.604 |
2,22% |
20,26% |
16º |
13º |
TOYOTA COROLLA |
3.890 |
2,28% |
3.359 |
2,07% |
15,81% |
17º |
14º |
HONDA HR-V |
3.796 |
2,23% |
4.256 |
2,62% |
-10,81% |
12º |
15º |
HYUNDAI CRETA |
3.792 |
2,22% |
3.984 |
2,45% |
-4,82% |
14º |
16º |
RENAULT LOGAN |
3.661 |
2,15% |
1.786 |
1,10% |
104,98% |
27º |
17º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.451 |
2,02% |
3.795 |
2,34% |
-9,06% |
15º |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.319 |
1,95% |
3.018 |
1,86% |
9,97% |
19º |
19º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.182 |
1,87% |
1.857 |
1,14% |
71,35% |
26º |
20º |
FIAT MOBI |
3.099 |
1,82% |
4.885 |
3,01% |
-36,56% |
7º |
21º |
VW VIRTUS |
3.083 |
1,81% |
3.106 |
1,91% |
-0,74% |
18º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.067 |
1,80% |
2.828 |
1,74% |
8,45% |
20º |
23º |
FORD ECOSPORT |
2.573 |
1,51% |
2.246 |
1,38% |
14,56% |
22º |
24º |
VW VOYAGE |
2.325 |
1,36% |
1.721 |
1,06% |
35,10% |
30º |
25º |
HONDA FIT |
2.306 |
1,35% |
2.278 |
1,40% |
1,23% |
21º |
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.187 |
1,28% |
2.116 |
1,30% |
3,36% |
24º |
27º |
NISSAN VERSA |
2.115 |
1,24% |
1.773 |
1,09% |
19,29% |
28º |
28º |
HONDA CIVIC |
2.100 |
1,23% |
2.153 |
1,32% |
-2,46% |
23º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
2.037 |
1,19% |
1.134 |
0,70% |
79,63% |
41º |
30º |
RENAULT DUSTER |
1.892 |
1,11% |
1.686 |
1,04% |
12,22% |
31º |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
1.874 |
1,10% |
1.200 |
0,74% |
56,17% |
40º |
32º |
RENAULT CAPTUR |
1.872 |
1,10% |
1.746 |
1,07% |
7,22% |
29º |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.567 |
0,92% |
1.463 |
0,90% |
7,11% |
34º |
34º |
CHEVROLET COBALT |
1.403 |
0,82% |
1.202 |
0,74% |
16,72% |
39º |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.353 |
0,79% |
1.298 |
0,80% |
4,24% |
37º |
36º |
FIAT CRONOS |
1.333 |
0,78% |
1.572 |
0,97% |
-15,20% |
33º |
37º |
HONDA CITY |
1.286 |
0,75% |
1.440 |
0,89% |
-10,69% |
36º |
38º |
VW JETTA |
1.274 |
0,75% |
1.248 |
0,77% |
2,08% |
38º |
39º |
FIAT SIENA |
1.192 |
0,70% |
1.653 |
1,02% |
-27,89% |
32º |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.138 |
0,67% |
1.461 |
0,90% |
-22,11% |
35º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.021 |
0,60% |
1.028 |
0,63% |
-0,68% |
42º |
42º |
HONDA WR-V |
923 |
0,54% |
981 |
0,60% |
-5,91% |
43º |
43º |
FIAT UNO |
913 |
0,54% |
2.006 |
1,23% |
-54,49% |
25º |
44º |
VW UP |
899 |
0,53% |
839 |
0,52% |
7,15% |
44º |
45º |
VW TIGUAN |
867 |
0,51% |
582 |
0,36% |
48,97% |
49º |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
803 |
0,47% |
647 |
0,40% |
24,11% |
47º |
47º |
PEUGEOT 2008 |
571 |
0,33% |
565 |
0,35% |
1,06% |
50º |
48º |
HYUNDAI TUCSON |
540 |
0,32% |
613 |
0,38% |
-11,91% |
48º |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
531 |
0,31% |
387 |
0,24% |
37,21% |
- |
50º |
NISSAN MARCH |
505 |
0,30% |
346 |
0,21% |
45,95% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
170.483 |
100,00% |
162.519 |
100,00% |
4,90% |
|
COMERCIAIS LEVES
Graças a um avanço de quase 50% em relação às vendas de fevereiro, a Toro encurtou para pouco mais de 300 unidades a sua desvantagem em relação à Strada (5.286 x 4.955), mantendo a dupla liderança para a Fiat – no mês anterior, a diferença a favor da líder havia sido de quase 3,2 mil unidades.
Numa disputa acirradíssima pelo último lugar no pódio, a Toyota Hilux (3.093) trocou de posição com a VW Saveiro (2.927), que vendeu apenas uma unidade a menos do que em fevereiro. Fechando o top 5, a Chevrolet S10 (1.865) manteve trajetória de queda. Destaques para o bom desempenho da Fiat Fiorino (1.827) e para a ausência da Renault Duster Oroch (774) no top 10.
POS. |
MODELO |
MAR 19 |
% TOTAL |
FEV 19 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV |
1º |
FIAT STRADA |
5.286 |
18,19% |
6.553 |
23,98% |
-19,33% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
4.955 |
17,05% |
3.361 |
12,30% |
47,43% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.093 |
10,64% |
2.882 |
10,55% |
7,32% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.927 |
10,07% |
2.928 |
10,72% |
-0,03% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.865 |
6,42% |
1.907 |
6,98% |
-2,20% |
5º |
6º |
FIAT FIORINO |
1.827 |
6,29% |
996 |
3,65% |
83,43% |
8º |
7º |
VW AMAROK |
1.551 |
5,34% |
1.343 |
4,91% |
15,49% |
7º |
8º |
FORD RANGER |
1.343 |
4,62% |
1.400 |
5,12% |
-4,07% |
6º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.144 |
3,94% |
911 |
3,33% |
25,58% |
9º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
828 |
2,85% |
773 |
2,83% |
7,12% |
11º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
802 |
2,76% |
736 |
2,69% |
8,97% |
13º |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
774 |
2,66% |
803 |
2,94% |
-3,61% |
10º |
13º |
RENAULT MASTER |
658 |
2,26% |
769 |
2,81% |
-14,43% |
12º |
14º |
FIAT DUCATO |
312 |
1,07% |
419 |
1,53% |
-25,54% |
14º |
15º |
VW EXPRESS |
272 |
0,94% |
254 |
0,93% |
7,09% |
15º |
16º |
KIA K2500 |
237 |
0,82% |
128 |
0,47% |
85,16% |
20º |
17º |
HYUNDAI HR |
194 |
0,67% |
51 |
0,19% |
280,39% |
24º |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
161 |
0,55% |
164 |
0,60% |
-1,83% |
17º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
156 |
0,54% |
122 |
0,45% |
27,87% |
21º |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
133 |
0,46% |
212 |
0,78% |
-37,26% |
16º |
21º |
IVECO DAILY 3514 |
126 |
0,43% |
142 |
0,52% |
-11,27% |
18º |
22º |
CITROËN JUMPY |
124 |
0,43% |
139 |
0,51% |
-10,79% |
19º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
64 |
0,22% |
55 |
0,20% |
16,36% |
23º |
24º |
RAM 2500 |
58 |
0,20% |
65 |
0,24% |
-10,77% |
22º |
25º |
CITROËN BERLINGO |
41 |
0,14% |
39 |
0,14% |
5,13% |
26º |
26º |
PEUGEOT BOXER |
20 |
0,07% |
16 |
0,06% |
25,00% |
29º |
27º |
JAC V260 |
17 |
0,06% |
18 |
0,07% |
-5,56% |
28º |
28º |
EFFA K01 |
16 |
0,06% |
9 |
0,03% |
77,78% |
31º |
29º |
CITROËN JUMPER |
15 |
0,05% |
11 |
0,04% |
36,36% |
30º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
0,05% |
47 |
0,17% |
-68,09% |
25º |
31º |
IVECO DAILY 5516 |
11 |
0,04% |
7 |
0,03% |
57,14% |
32º |
32º |
IVECO DAILY |
7 |
0,02% |
19 |
0,07% |
-63,16% |
27º |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
0,02% |
7 |
0,03% |
0,00% |
33º |
34º |
EFFA K02 |
6 |
0,02% |
3 |
0,01% |
100,00% |
37º |
35º |
VW KOMBI |
6 |
0,02% |
1 |
0,00% |
500,00% |
42º |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
0,02% |
5 |
0,02% |
0,00% |
36º |
37º |
EFFA V21 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
FIAT UNO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
GM CHEVY |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
5 |
0,02% |
-80,00% |
34º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
29.067 |
100,00% |
27.325 |
100,00% |
6,38% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Toyota Yaris Sedan XLS 2019 (Brasil)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena