Mais vendidos em março: Yaris Sedan bate Virtus em mês forte para Renegade e Kicks
Tiggo 5X surge no top 50 e se torna o carro-chefe da marca sino-brasileira
Depois de um início de mês em que parecia fadado a ter um de seus piores desempenhos nos últimos anos, o Onix reagiu. Com 18.279 emplacamentos em março, o hatch da Chevrolet vendeu mais do que o dobro do Hyundai HB20 (9.051) e completou seis meses consecutivos superando a barreira das 18 mil unidades.
Atrás do Ford Ka (8.341), o Prisma (7.122) assegurou dois representantes da Chevrolet no top 4. Em 10º mês passado, o VW Gol (6.620) saltou cinco posições nas últimas semanas. Sexto, o Jeep Renegade (6.184) chegou ao quarto mês consecutivo no topo da preferência dos SUVs graças a um de seus melhores resultados desde o lançamento.
Após dois sextos lugares seguidos, o Renault Kwid (5.853) caiu uma posição, mas com boa margem em relação ao VW Polo (5.082). Com 4.864 emplacamentos, o Nissan Kicks assegurou presença no top 10, à frente inclusive do Fiat Argo (4.643), que perdeu mais de 2 mil unidades em relação a fevereiro.
O mês teve outros destaques interessantes. Longe do pelotão de cima há um bom tempo, o Renault Logan (3.661) entrou no top 20, enquanto o VW Virtus (3.083) caiu fora vendendo menos do que o Toyota Yaris Sedan (3.182) pela 1ª vez. O VW Jetta voltou a superar as 1,2 mil unidades (1.274) e se manteve próximo do Chevrolet Cruze Sedan (1.567).
Com menos de 1 mil emplacamentos, o Fiat Uno (913) ficou atrás do Honda WR-V (923). Sem o apelo comercial de outrora, o VW up! (899) ficou sob ameaça do VW Tiguan (867). Já o Caoa Chery Tiggo 5X (531) foi a novidade no top 50 e se tornou campeão de vendas da marca no país.
POS. |
MODELO |
MAR 19 |
% TOTAL |
FEV 19 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.279 |
10,72% |
18.392 |
11,32% |
-0,61% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
9.051 |
5,31% |
8.055 |
4,96% |
12,36% |
2º |
3º |
FORD KA |
8.341 |
4,89% |
7.633 |
4,70% |
9,28% |
3º |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
7.122 |
4,18% |
6.499 |
4,00% |
9,59% |
5º |
5º |
VW GOL |
6.620 |
3,88% |
4.565 |
2,81% |
45,02% |
10º |
6º |
JEEP RENEGADE |
6.184 |
3,63% |
4.706 |
2,90% |
31,41% |
9º |
7º |
RENAULT KWID |
5.853 |
3,43% |
5.473 |
3,37% |
6,94% |
6º |
8º |
VW POLO |
5.082 |
2,98% |
4.813 |
2,96% |
5,59% |
8º |
9º |
NISSAN KICKS |
4.864 |
2,85% |
4.137 |
2,55% |
17,57% |
13º |
10º |
FIAT ARGO |
4.643 |
2,72% |
6.674 |
4,11% |
-30,43% |
4º |
11º |
JEEP COMPASS |
4.475 |
2,62% |
4.371 |
2,69% |
2,38% |
11º |
12º |
RENAULT SANDERO |
4.334 |
2,54% |
3.604 |
2,22% |
20,26% |
16º |
13º |
TOYOTA COROLLA |
3.890 |
2,28% |
3.359 |
2,07% |
15,81% |
17º |
14º |
HONDA HR-V |
3.796 |
2,23% |
4.256 |
2,62% |
-10,81% |
12º |
15º |
HYUNDAI CRETA |
3.792 |
2,22% |
3.984 |
2,45% |
-4,82% |
14º |
16º |
RENAULT LOGAN |
3.661 |
2,15% |
1.786 |
1,10% |
104,98% |
27º |
17º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.451 |
2,02% |
3.795 |
2,34% |
-9,06% |
15º |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.319 |
1,95% |
3.018 |
1,86% |
9,97% |
19º |
19º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.182 |
1,87% |
1.857 |
1,14% |
71,35% |
26º |
20º |
FIAT MOBI |
3.099 |
1,82% |
4.885 |
3,01% |
-36,56% |
7º |
21º |
VW VIRTUS |
3.083 |
1,81% |
3.106 |
1,91% |
-0,74% |
18º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
3.067 |
1,80% |
2.828 |
1,74% |
8,45% |
20º |
23º |
FORD ECOSPORT |
2.573 |
1,51% |
2.246 |
1,38% |
14,56% |
22º |
24º |
VW VOYAGE |
2.325 |
1,36% |
1.721 |
1,06% |
35,10% |
30º |
25º |
HONDA FIT |
2.306 |
1,35% |
2.278 |
1,40% |
1,23% |
21º |
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.187 |
1,28% |
2.116 |
1,30% |
3,36% |
24º |
27º |
NISSAN VERSA |
2.115 |
1,24% |
1.773 |
1,09% |
19,29% |
28º |
28º |
HONDA CIVIC |
2.100 |
1,23% |
2.153 |
1,32% |
-2,46% |
23º |
29º |
CHEVROLET SPIN |
2.037 |
1,19% |
1.134 |
0,70% |
79,63% |
41º |
30º |
RENAULT DUSTER |
1.892 |
1,11% |
1.686 |
1,04% |
12,22% |
31º |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
1.874 |
1,10% |
1.200 |
0,74% |
56,17% |
40º |
32º |
RENAULT CAPTUR |
1.872 |
1,10% |
1.746 |
1,07% |
7,22% |
29º |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.567 |
0,92% |
1.463 |
0,90% |
7,11% |
34º |
34º |
CHEVROLET COBALT |
1.403 |
0,82% |
1.202 |
0,74% |
16,72% |
39º |
35º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.353 |
0,79% |
1.298 |
0,80% |
4,24% |
37º |
36º |
FIAT CRONOS |
1.333 |
0,78% |
1.572 |
0,97% |
-15,20% |
33º |
37º |
HONDA CITY |
1.286 |
0,75% |
1.440 |
0,89% |
-10,69% |
36º |
38º |
VW JETTA |
1.274 |
0,75% |
1.248 |
0,77% |
2,08% |
38º |
39º |
FIAT SIENA |
1.192 |
0,70% |
1.653 |
1,02% |
-27,89% |
32º |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.138 |
0,67% |
1.461 |
0,90% |
-22,11% |
35º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.021 |
0,60% |
1.028 |
0,63% |
-0,68% |
42º |
42º |
HONDA WR-V |
923 |
0,54% |
981 |
0,60% |
-5,91% |
43º |
43º |
FIAT UNO |
913 |
0,54% |
2.006 |
1,23% |
-54,49% |
25º |
44º |
VW UP |
899 |
0,53% |
839 |
0,52% |
7,15% |
44º |
45º |
VW TIGUAN |
867 |
0,51% |
582 |
0,36% |
48,97% |
49º |
46º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
803 |
0,47% |
647 |
0,40% |
24,11% |
47º |
47º |
PEUGEOT 2008 |
571 |
0,33% |
565 |
0,35% |
1,06% |
50º |
48º |
HYUNDAI TUCSON |
540 |
0,32% |
613 |
0,38% |
-11,91% |
48º |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
531 |
0,31% |
387 |
0,24% |
37,21% |
- |
50º |
NISSAN MARCH |
505 |
0,30% |
346 |
0,21% |
45,95% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
170.483 |
100,00% |
162.519 |
100,00% |
4,90% |
|
COMERCIAIS LEVES
Graças a um avanço de quase 50% em relação às vendas de fevereiro, a Toro encurtou para pouco mais de 300 unidades a sua desvantagem em relação à Strada (5.286 x 4.955), mantendo a dupla liderança para a Fiat – no mês anterior, a diferença a favor da líder havia sido de quase 3,2 mil unidades.
Numa disputa acirradíssima pelo último lugar no pódio, a Toyota Hilux (3.093) trocou de posição com a VW Saveiro (2.927), que vendeu apenas uma unidade a menos do que em fevereiro. Fechando o top 5, a Chevrolet S10 (1.865) manteve trajetória de queda. Destaques para o bom desempenho da Fiat Fiorino (1.827) e para a ausência da Renault Duster Oroch (774) no top 10.
POS. |
MODELO |
MAR 19 |
% TOTAL |
FEV 19 |
% TOTAL |
% VAR. MAR/FEV |
POS. FEV |
1º |
FIAT STRADA |
5.286 |
18,19% |
6.553 |
23,98% |
-19,33% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
4.955 |
17,05% |
3.361 |
12,30% |
47,43% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.093 |
10,64% |
2.882 |
10,55% |
7,32% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.927 |
10,07% |
2.928 |
10,72% |
-0,03% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.865 |
6,42% |
1.907 |
6,98% |
-2,20% |
5º |
6º |
FIAT FIORINO |
1.827 |
6,29% |
996 |
3,65% |
83,43% |
8º |
7º |
VW AMAROK |
1.551 |
5,34% |
1.343 |
4,91% |
15,49% |
7º |
8º |
FORD RANGER |
1.343 |
4,62% |
1.400 |
5,12% |
-4,07% |
6º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.144 |
3,94% |
911 |
3,33% |
25,58% |
9º |
10º |
MITSUBISHI L200 |
828 |
2,85% |
773 |
2,83% |
7,12% |
11º |
11º |
NISSAN FRONTIER |
802 |
2,76% |
736 |
2,69% |
8,97% |
13º |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
774 |
2,66% |
803 |
2,94% |
-3,61% |
10º |
13º |
RENAULT MASTER |
658 |
2,26% |
769 |
2,81% |
-14,43% |
12º |
14º |
FIAT DUCATO |
312 |
1,07% |
419 |
1,53% |
-25,54% |
14º |
15º |
VW EXPRESS |
272 |
0,94% |
254 |
0,93% |
7,09% |
15º |
16º |
KIA K2500 |
237 |
0,82% |
128 |
0,47% |
85,16% |
20º |
17º |
HYUNDAI HR |
194 |
0,67% |
51 |
0,19% |
280,39% |
24º |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
161 |
0,55% |
164 |
0,60% |
-1,83% |
17º |
19º |
PEUGEOT EXPERT |
156 |
0,54% |
122 |
0,45% |
27,87% |
21º |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
133 |
0,46% |
212 |
0,78% |
-37,26% |
16º |
21º |
IVECO DAILY 3514 |
126 |
0,43% |
142 |
0,52% |
-11,27% |
18º |
22º |
CITROËN JUMPY |
124 |
0,43% |
139 |
0,51% |
-10,79% |
19º |
23º |
IVECO DAILY 30S13 |
64 |
0,22% |
55 |
0,20% |
16,36% |
23º |
24º |
RAM 2500 |
58 |
0,20% |
65 |
0,24% |
-10,77% |
22º |
25º |
CITROËN BERLINGO |
41 |
0,14% |
39 |
0,14% |
5,13% |
26º |
26º |
PEUGEOT BOXER |
20 |
0,07% |
16 |
0,06% |
25,00% |
29º |
27º |
JAC V260 |
17 |
0,06% |
18 |
0,07% |
-5,56% |
28º |
28º |
EFFA K01 |
16 |
0,06% |
9 |
0,03% |
77,78% |
31º |
29º |
CITROËN JUMPER |
15 |
0,05% |
11 |
0,04% |
36,36% |
30º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
15 |
0,05% |
47 |
0,17% |
-68,09% |
25º |
31º |
IVECO DAILY 5516 |
11 |
0,04% |
7 |
0,03% |
57,14% |
32º |
32º |
IVECO DAILY |
7 |
0,02% |
19 |
0,07% |
-63,16% |
27º |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
0,02% |
7 |
0,03% |
0,00% |
33º |
34º |
EFFA K02 |
6 |
0,02% |
3 |
0,01% |
100,00% |
37º |
35º |
VW KOMBI |
6 |
0,02% |
1 |
0,00% |
500,00% |
42º |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
0,02% |
5 |
0,02% |
0,00% |
36º |
37º |
EFFA V21 |
4 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
38º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
FIAT UNO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
GM CHEVY |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
RENAULT KANGOO |
1 |
0,00% |
5 |
0,02% |
-80,00% |
34º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
29.067 |
100,00% |
27.325 |
100,00% |
6,38% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Toyota Yaris Sedan XLS 2019 (Brasil)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?