O segmento de sedãs médios teve em fevereiro dois destaques em situações opostas. Ainda líder com boa folga sobre os rivais, o Corolla encerrou o mês com 3.359 emplacamentos. Além de representar uma queda de mais de 13% sobre 2018 e de perder quase 10 pontos percentuais de participação em relação a janeiro, este foi o pior resultado para o Toyota desde março de 2014 (2.945).
Já a VW teve motivos para comemorar o desempenho do Jetta. Com 1.248 unidades, das quais quase 60% concentradas nas chamadas vendas diretas, o modelo repetiu a quarta colocação dos meses anteriores com o seu resultado mais forte nesta nova geração e se aproximou do Chevrolet Cruze (1.463), este em retração de quase 17%.
Sem nada a ver com os infortúnios de seus principais adversários, o Honda Civic (2.153) viu reduzir para 1,2 mil unidades em relação ao Corolla uma desvantagem de mais de 2,2 mil no início do ano. Fechando o top 5, veio o surpreendente Mitsubishi Lancer (432), que não vendia número similar desde junho de 2015 (437).
Oitavo em janeiro, o Ford Focus Fastback (246) subiu duas posições. Já o Nissan Sentra (167), sem o fôlego de outrora, recuou mais de 30% nos últimos 12 meses e teve o seu desempenho mais fraco desde o longínquo março de 2007 (64), apenas sete unidades à frente do Kia Cerato (160).
A Citroën também não teve motivos para recordar de fevereiro com carinho, já que o C4 Lounge foi o preferido por apenas 125 consumidores, quase 40% a menos do que há um ano. Com fim de importação já anunciado oficialmente pela Peugeot, o 408 (26) teve seu melhor mês desde outubro. O Hyundai Elantra (19) só não foi o lanterna por conta de um único consumidor que adquiriu o já aposentado Renault Fluence.
Sedãs Médios |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/19 |
JAN/19 |
FEV/18 |
% FEV 19 |
% JAN 19 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
3359 |
4075 |
3869 |
35,74% |
45,02% |
-17,57% |
-13,18% |
2º |
HONDA CIVIC |
2153 |
1840 |
1893 |
22,91% |
20,33% |
17,01% |
13,73% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1463 |
1611 |
1754 |
15,57% |
17,80% |
-9,19% |
-16,59% |
4º |
VW JETTA |
1248 |
424 |
449 |
13,28% |
4,68% |
194,34% |
177,95% |
5º |
MITSUBISHI LANCER |
432 |
147 |
91 |
4,60% |
1,62% |
193,88% |
374,73% |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
246 |
189 |
254 |
2,62% |
2,09% |
30,16% |
-3,15% |
7º |
NISSAN SENTRA |
167 |
257 |
241 |
1,78% |
2,84% |
-35,02% |
-30,71% |
8º |
KIA CERATO |
160 |
234 |
214 |
1,70% |
2,59% |
-31,62% |
-25,23% |
9º |
CITROËN C4 LOUNGE |
125 |
234 |
201 |
1,33% |
2,59% |
-46,58% |
-37,81% |
10º |
PEUGEOT 408 |
26 |
10 |
15 |
0,28% |
0,11% |
160,00% |
73,33% |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
19 |
16 |
64 |
0,20% |
0,18% |
18,75% |
-70,31% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
1 |
15 |
160 |
0,01% |
0,17% |
-93,33% |
-99,38% |
|
|
9399 |
9052 |
9205 |
100,00% |
100,00% |
3,83% |
2,11% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela