Presente nos quadros da Toyota desde 2005, o atual CEO da marca para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo, irá se aposentar no próximo mês de abril. Conhecido pela personalidade carismática e irreverente, o executivo passará o comando da empresa na região para Masahiro Inoue, que hoje ocupa o cargo de gerente geral da divisão.
Ao longo de mais de uma década de trabalho, St. Angelo atuou em vários cargos das áreas de manufatura, engenharia e qualidade, sendo amplamente reconhecido pelos resultados positivos alcançados no período em que esteve à frente da companhia na região.
O executivo ficou exatos seis anos no controle da Toyota na América Latina e assumiu o posto com a missão de regionalizar os negócios e melhorar a posição da marca no mercado. Entre outros feitos, apoiou projetos de inovação, comandou o avanço das capacidades produtivas e de engenharia da região (incluindo a reestilização do Etios e a nacionalização do Yaris), aumentou a produção local em 87% e mostrou o primeiro veículo híbrido flex do mundo no Brasil. Em 2018, a marca bateu recorde ao emplacar 441 mil unidades na região, com crescimento de 37% em comparação com 2012, além de ter quase dobrado a participação de mercado para aproximadamente 10%.
“Foi uma honra ter contribuído para a Toyota nos últimos 14 anos e ter trazido meu amor pelo Sistema Toyota de Produção e pela minha maneira de pensar sempre no cliente em primeiro lugar para os colaboradores e clientes da região”, declarou St. Angelo. “Masahiro traz toda a sua experiência trabalhando e liderando equipes na América Latina e Caribe e tem sido um consultor de confiança para nosso time regional e parceiros. Eu acredito que a região está em boas mãos com ele na liderança”, completou.
Novo designado para o posto máximo da Toyota na região, Masahiro Inoue ingressou na Toyota em 1987 e tem mais de 16 anos de experiência no mercado latino-americano. Atuou também em diversos cargos executivos, incluindo quatro anos na Toyota Canadá e cinco anos na matriz, na divisão de planejamento estratégico. A TLAC representa 40 países nas Américas do Sul, Central e Caribe, com operações de fabricação de veículos, motores e componentes na Argentina, Brasil e Venezuela.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida