Mantendo-se em alta, o segmento de sedãs compactos respondeu por 28.576 unidades emplacadas em fevereiro, número quase 40% maior do que o registrado há um ano. Quase todos os principais representantes da categoria registraram incremento de vendas no período, com o líder abrindo vantagem sobre os rivais.
Com quase 23% de participação de mercado – algo notável num segmento com 16 modelos emplacando pelo menos uma unidade -, o Prisma (6.499) completou sete meses seguidos acima das 6 mil unidades mensais. Mesmo mais do que dobrando as vendas de 2018, o VW Virtus (3.106) não chegou sequer à metade do Chevrolet.
Falando no sedã do Polo, por pouco o modelo não perdeu o segundo lugar para o Ford Ka Sedan (3.018), que reduziu para menos de 100 unidades uma desvantagem de mais de 900 unidades no mês anterior e completou quatro meses seguidos no pódio.
Quarto, o HB20S (2.116) foi o único entre os sete primeiros a recuar (-13,77%). Vale ressaltar que, assim como o Prisma, o Hyundai ganhará nova geração ainda este ano. Quem levou a melhor numa acirrada disputa pelo último lugar do top 5 foi o Toyota Yaris Sedan (1.857). O Renault Logan (1.786), após um péssimo janeiro, subiu para sexto, apenas 13 unidades à frente do Nissan Versa (1.773).
Oitavo e em baixa de quase 18%, o VW Voyage (1.721) não vendia tão pouco desde outubro de 2016 (613). Numa disputa interna da Fiat pelo nono lugar, o veterano Grand Siena (1.653), mesmo com o segundo pior resultado desde janeiro de 2002, derrotou o novato Cronos (1.572), que havia sido o quinto no início do ano. Quase dobrando as vendas de 2018, o Honda City (1.440) se aproximou do top 10.
Em se tratando de destaque negativo, entretanto, ninguém superou o Etios Sedan. Com apenas 647 unidades, quase a metade do Chevrolet Cobalt (1.202), o Toyota não vendia tão pouco desde dezembro de 2012 (1.041). Em seu segundo mês de mercado, o Caoa Chery Arrizo 5 (178) só ficou à frente do Ford New Fiesta (7) e do Lifan LF530 (1).
Sedãs Compactos |
||||||||
POS. |
MODELO |
FEV/19 |
JAN/19 |
FEV/18 |
% FEV 19 |
% JAN 18 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
6499 |
6924 |
3841 |
22,74% |
22,73% |
-6,14% |
69,20% |
2º |
VW VIRTUS |
3106 |
3591 |
1455 |
10,87% |
11,79% |
-13,51% |
113,47% |
3º |
FORD KA SEDAN |
3018 |
2685 |
2334 |
10,56% |
8,82% |
12,40% |
29,31% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2116 |
2068 |
2454 |
7,40% |
6,79% |
2,32% |
-13,77% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1857 |
2027 |
0 |
6,50% |
6,66% |
-8,39% |
NOVO |
6º |
RENAULT LOGAN |
1786 |
1078 |
1341 |
6,25% |
3,54% |
65,68% |
33,18% |
7º |
NISSAN VERSA |
1773 |
1795 |
1253 |
6,20% |
5,89% |
-1,23% |
41,50% |
8º |
VW VOYAGE |
1721 |
2645 |
2095 |
6,02% |
8,68% |
-34,93% |
-17,85% |
9º |
FIAT GRAND SIENA |
1653 |
1664 |
1326 |
5,78% |
5,46% |
-0,66% |
24,66% |
10º |
FIAT CRONOS |
1572 |
2577 |
44 |
5,50% |
8,46% |
-39,00% |
3472,73% |
11º |
HONDA CITY |
1440 |
1229 |
746 |
5,04% |
4,04% |
17,17% |
93,03% |
12º |
CHEVROLET COBALT |
1202 |
928 |
1218 |
4,21% |
3,05% |
29,53% |
-1,31% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
647 |
1129 |
2285 |
2,26% |
3,71% |
-42,69% |
-71,68% |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
178 |
107 |
0 |
0,62% |
0,35% |
66,36% |
NOVO |
15º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
7 |
9 |
182 |
0,02% |
0,03% |
-22,22% |
-96,15% |
16º |
LIFAN LF530 |
1 |
0 |
34 |
0,00% |
0,00% |
- |
-97,06% |
|
|
28576 |
30456 |
20608 |
100,00% |
100,00% |
-6,17% |
38,66% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela