Após um mês de janeiro em que a participação total na composição de mercado foi de quase 64%, as vendas no varejo em fevereiro representaram 57,06% dos 189.850 automóveis e comerciais leves, patamar similar ao registrado em dezembro.
Entre as montadoras, Chevrolet (16,68%) e VW (13,43%) mantiveram as mesmas posições dos meses anteriores. A Hyundai (10,65%), quarta em janeiro, subiu uma posição, apenas 0,01 ponto percentual à frente da Fiat (10,64%). A Toyota (9,86%) completou o top 5.
Chevrolet Onix (10.321) e Hyundai HB20 (6.682) mantiveram o top 2 inalterado desde março do ano passado. Quinto em janeiro, o Renault Kwid (4.700) completou o pódio com quase 86% de suas vendas concentradas na modalidade, número inferior, no top 10, apenas aos quase 91% do Honda HR-V (3.872), 6º, líder entre os SUVs e único representante do segmento na parte de cima da tabela.
Fora do top 10, o Toyota Corolla (2.491) por pouco não perdeu a posição de modelo mais vendido da marca para o Yaris Hatch (2.234). Assim como já acontecera em janeiro, o Ford Ecosport (1.505) vendeu mais do que rivais diretos como Nissan Kicks (1.383) e Jeep Renegade (1.309). Estreante, o Chery Tiggo 5X (342) ficou à frente do Fiat Uno (341).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
10.321 |
56,12% |
18.392 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.682 |
82,95% |
8.055 |
3º |
RENAULT KWID |
4.700 |
85,88% |
5.473 |
4º |
FORD KA |
4.612 |
60,42% |
7.633 |
5º |
VW POLO |
4.082 |
84,81% |
4.813 |
6º |
HONDA HR-V |
3.872 |
90,98% |
4.256 |
7º |
FIAT ARGO |
3.745 |
56,11% |
6.674 |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
3.428 |
52,75% |
6.499 |
9º |
VW FOX |
3.141 |
82,77% |
3.795 |
10º |
FIAT MOBI |
2.982 |
61,04% |
4.885 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
2.491 |
74,16% |
3.359 |
12º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.234 |
79,00% |
2.828 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
2.222 |
55,77% |
3.984 |
14º |
VW VIRTUS |
2.046 |
65,87% |
3.106 |
15º |
HONDA CIVIC |
1.900 |
88,25% |
2.153 |
16º |
HYUNDAI HB20S |
1.820 |
86,01% |
2.116 |
17º |
RENAULT SANDERO |
1.795 |
49,81% |
3.604 |
18º |
VW GOL |
1.631 |
35,73% |
4.565 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.608 |
36,79% |
4.371 |
20º |
HONDA FIT |
1.608 |
70,59% |
2.278 |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.505 |
67,01% |
2.246 |
22º |
NISSAN KICKS |
1.383 |
33,43% |
4.137 |
23º |
JEEP RENEGADE |
1.309 |
27,82% |
4.706 |
24º |
FIAT CRONOS |
1.210 |
76,97% |
1.572 |
25º |
FIAT SIENA |
1.209 |
73,14% |
1.653 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.191 |
64,14% |
1.857 |
27º |
CHEVROLET TRACKER |
1.128 |
94,00% |
1.200 |
28º |
FORD KA SEDAN |
1.111 |
36,81% |
3.018 |
29º |
NISSAN VERSA |
1.059 |
59,73% |
1.773 |
30º |
RENAULT DUSTER |
971 |
57,59% |
1.686 |
31º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
947 |
72,96% |
1.298 |
32º |
HONDA WR-V |
921 |
93,88% |
981 |
33º |
TOYOTA SW4 |
780 |
75,88% |
1.028 |
34º |
HONDA CITY |
745 |
51,74% |
1.440 |
35º |
VW UP |
678 |
80,81% |
839 |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
671 |
45,86% |
1.463 |
37º |
RENAULT CAPTUR |
635 |
36,37% |
1.746 |
38º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
533 |
82,38% |
647 |
39º |
VW JETTA |
522 |
41,83% |
1.248 |
40º |
FORD FIESTA |
521 |
77,19% |
675 |
41º |
HYUNDAI TUCSON |
521 |
84,99% |
613 |
42º |
VW TIGUAN |
514 |
88,32% |
582 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
492 |
33,68% |
1.461 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
476 |
100,00% |
476 |
45º |
CHEVROLET SPIN |
454 |
40,04% |
1.134 |
46º |
CHEVROLET EQUINOX |
376 |
86,04% |
437 |
47º |
VW VOYAGE |
373 |
21,67% |
1.721 |
48º |
KIA SPORTAGE |
351 |
100,00% |
351 |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
342 |
88,37% |
387 |
50º |
FIAT UNO |
341 |
17,00% |
2.006 |
Sem novidade, a Toyota Hilux (2.191) vendeu mais do que a soma da Toro (977) e da Chevrolet S10 (935) entre os comerciais leves. A Fiat, aliás, teve menos de 30% de suas vendas no varejo. A VW Amarok, com 667 unidades, chegou a dez meses ininterruptos como a quarta colocada.
A surpresa do mês foi a quinta posição da Nissan Frontier (644), dona da maior concentração de vendas na modalidade dentre as dez primeiras. Situação oposta à da Fiat Strada (411) e seus pouco mais de 6%.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.191 |
76,02% |
2.882 |
2º |
FIAT TORO |
977 |
29,07% |
3.361 |
3º |
CHEVROLET S10 |
935 |
49,03% |
1.907 |
4º |
VW AMAROK |
667 |
49,66% |
1.343 |
5º |
NISSAN FRONTIER |
644 |
87,50% |
736 |
6º |
FORD RANGER |
515 |
36,79% |
1.400 |
7º |
FIAT FIORINO |
502 |
50,40% |
996 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
489 |
63,26% |
773 |
9º |
FIAT STRADA |
411 |
6,27% |
6.553 |
10º |
VW SAVEIRO |
345 |
11,78% |
2.928 |
11º |
RENAULT MASTER |
303 |
39,40% |
769 |
12º |
VW EXPRESS |
215 |
84,65% |
254 |
13º |
RENAULT DUSTER OROCH |
161 |
20,05% |
803 |
14º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
151 |
92,07% |
164 |
15º |
IVECO DAILY 3514 |
134 |
94,37% |
142 |
16º |
KIA K2500 |
128 |
100,00% |
128 |
17º |
CHEVROLET MONTANA |
112 |
12,29% |
911 |
18º |
FIAT DUCATO |
104 |
24,82% |
419 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
72 |
33,96% |
212 |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
53 |
96,36% |
55 |
21º |
RAM 2500 |
42 |
64,62% |
65 |
22º |
HYUNDAI HR |
41 |
80,39% |
51 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
41 |
87,23% |
47 |
24º |
CITROËN BERLINGO |
22 |
56,41% |
39 |
25º |
IVECO DAILY |
19 |
100,00% |
19 |
26º |
PEUGEOT EXPERT |
18 |
14,75% |
122 |
27º |
JAC V260 |
17 |
94,44% |
18 |
28º |
CITROËN JUMPY |
12 |
8,63% |
139 |
29º |
EFFA K01 |
9 |
100,00% |
9 |
30º |
IVECO DAILY 5516 |
7 |
100,00% |
7 |
31º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
100,00% |
5 |
32º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
5 |
100,00% |
5 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
4 |
57,14% |
7 |
34º |
EFFA K02 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
36º |
GM C14 |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
GM CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro