Com a estreia do Tiggo7, semanas atrás, a Caoa-Chery completou seu primeiro ciclo de lançamentos após o grupo brasileiro adquirir a operação nacional da marca chinesa. Foram três modelos totalmente novos (os SUVs Tiggo5X e Tiggo7 e o sedã Arrizo) e um derivado (Tiggo2, que é basicamente um Celer aventureiro), além da manutenção do compacto QQ como carro de entrada. Os planos da Caoa, porém, são ambiciosos e incluem mais duas atrações para breve: o SUV de 7 lugares Tiggo8, já mostrado no Salão do Automóvel do ano passado, e o sedã Arrizo GX, um inédito sedã médio para enfrentar Corolla e cia.
De acordo com o que a reportagem do Motor1.com apurou, a fábrica de Anápolis (GO) continuará concentrando a produção dos SUVs, incluindo o novo Tiggo8 - o que nos bastidores tem gerado burburinhos sobre o encerramento da linha Hyundai ix35 até o fim do ano, que também é feita por lá ao lado dos Chery. Já o Arrizo GX será feito em Jacareí (SP) junto com Arrizo5 e Tiggo2.
Em comum, Tiggo8 e Arrizo GX trazem a plataforma M1X feita em parceria com a Jaguar Land Rover, que serve também aos Tiggo7 e 5X. Com 4,70 metros de comprimento e 2,67 m de entreeixos, o Arrizo GX vai brigar contra Corolla, Civic e Cruze entre os sedãs médios. Já o Tiggo8, com 4,70 m de comprimento e 2,71 m de entreeixos, vai se posicionar como modelo topo de linha da Caoa-Chery, diferenciando-se dos demais pela terceira fileira de bancos no porta-malas.
Tanto o sedã quanto o SUV apostam alto em tecnologia, sendo que o Arrizo GX traz diversos comandos aplicados em telas, como o ar-condicionado, com resultado similar ao do Range Rover Velar. Já o Tiggo8 emprega painel de instrumentos digital. O motor é o conhecido 1.5 turbo com 150 cv e 21,4 kgfm, vindo com câmbio de dupla embreagem e 6 marchas no Tiggo8 (mesmo dos Tiggo7 e 5X) e automático CVT com simulação de 9 marchas no Arrizo GX (o do Arrizo 5 simula 7 relações).
As vendas de fevereiro até o momento mostram a crescente do Tiggo5X, com 272 unidades, se aproximando do Tiggo2 (372 emplacamentos), com o QQ em terceiro (185) e o Arrizo5 fechando a fila (145). O lançamento do Tiggo8 deverá ser o próximo, no segundo semestre, enquanto o Arrizo GX deve ficar para 2020.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela