A briga do presidente norte-americano Donald Trump para que todas as fabricantes produzam carros nos EUA continua com as conversas sobre um novo acordo econômico com a União Europeia. De acordo com o site Automotive News Europe, Trump disse recentemente que, se não houver um acordo, irá impor tarifas sobre os carros importados. O governo já estuda uma tarifa de até 25% sobre todos os veículos e peças automotivas que virem da Europa.
“Se não fizermos um acordo, faremos as taxas”, disse Trump na última quarta-feira. “Estamos tentando um acordo. Eles são muito resistentes a fazer um acordo, a União Europeia.” As primeiras negociações não deram certo e acabaram em uma trégua enquanto começam uma nova rodada de discussões, sem que nenhum dos dois lados coloquem tarifas sobre o outro.
Porém, Trump já está analisando possibilidades. Um relatório enviado ao presidente, chamado por ele de “estudo”, seria usado como uma forma de ameaçar a União Europeia com um imposto de 25% sobre peças e carros vindos da Europa. O documento ainda diz que estes produtos seriam designados como “ameaças à segurança nacional”. O presidente havia dito anteriormente que estudava uma taxa do tipo, mesmo com fabricantes e governos na Europa e Ásia avisando que isso afetará a economia norte-americana e a indústria automotiva global.
Do outro lado, a União Europeia já prepara um conjunto de tarifas totalizando 20 bilhões de euros sobre produtos norte-americanos, como retaliação. Jean-Claude Juncker, presidente da comissão europeia, diz que Trump prometeu não agir enquanto as negociações continuarem e que o bloco europeu fará o mesmo.
A discussão ainda não foi retomada e já encontra um problema. Muitos políticos norte-americanos estão pressionando o governo Trump a incluir a agricultura nas negociações, tema considerado “fora dos limites” pela União Europeia.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM