A Toyota acaba de divulgar as informações e preços do novo Corolla híbrido na Europa. E este é o modelo que mais interessa aos brasileiros, pois é justamente o que vai inspirar a versão nacional a ser lançada no fim do ano. A décima segunda geração do sedã mais vendido no mundo começa a ser vendida no mercado europeu com valores a partir de 26.820 euros na versão Hybrid, o equivalente a cerca de R$ 113 mil.
Equipado exatamente com o mesmo conjunto mecânico do irmão Prius, com quem divide também a plataforma TNGA, o novo Corolla híbrido possui um motor 1.8 a gasolina e um elétrico que, somados, geram 122 cv de potência e levam o sedã de 1.310 kg a acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos, com máxima de 180 km/h. O consumo médio pelo novo padrão de medição europeu é de 23,2 km/litro.
Em relação ao Corolla norte-americano, o europeu tem design mais conservador e interior mais refinado - daí a opção da Toyota brasileira por este modelo, já que aqui o sedã não é vendido como carro de entrada como acontece nos EUA. O desenho frontal se destaca pela fina grade superior, com um filete cromado que se estende sobre os faróis - estes têm formato simples, sem a ponta puxada para baixo como na versão americana. A traseira muda menos, mas também apela a um filete cromado na tampa, interligando as lanternas.
Por dentro, o Corolla deu um salto de qualidade em relação ao atual, ganhando itens como painel digital com tela de 7", freio de estacionamento elétrico, uma nova multimídia de 8" e acabamento mais caprichado. O espaço é semelhante ao do carro de hoje, uma vez que o entre-eixos de 2,70 metros foi mantido.
Um dos destaques da nova geração fica por conta do Toyota Safety Sense, um pacote de itens de segurança que inclui piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência (com detecção de pedestres e ciclistas), alerta de saída de faixa com assistência de direção, leitor de sinalização de trânsito e farol alto automático. Ainda não sabemos, no entanto, se esses itens serão oferecidos no modelo nacional.
Além da versão híbrida, que no Brasil será flex pela primeira vez, o Corolla também terá versões tradicionais equipadas com o motor 2.0, que deverá ser atualizado e ganhar injeção direta. O câmbio automático CVT também é novo, incluindo uma primeira marcha para melhorar as saídas. O lançamento nacional está previsto para o fim do ano, entre novembro e dezembro.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda