Vendas diretas em janeiro: Renegade supera Gol e é vice-lider
Quatro SUVs garantem presença no top 10
Após manter uma participação média superior a 40% nos últimos meses de 2018, as vendas diretas representaram 36,02% dos 190.752 automóveis e comerciais leves emplacados em janeiro. Vice-líder em dezembro, a Fiat (19,59%) assumiu a liderança entre as montadoras, com a Chevrolet (17,49%) e a VW (16,81%) na sequência. Renault (10,61%) e Ford (8,53%) completaram o top 5.
O destaque entre os modelos foi o Renegade. Desbancando o VW Gol (3.052) de uma vice-liderança que já durava seis meses, o Jeep foi o escolhido por 3.133 consumidores, quase 2/3 do total registrado pelo modelo no período. Sem surpresas, o Chevrolet Onix (5.565) manteve a ponta, mas desta vez com com menos de 30% de representatividade.
O Chevrolet Prisma (2.635), que havia sido o sexto em dezembro, subiu duas posições e manteve a liderança entre os sedãs. Fechando o top 5, o Ford Ka (2.531) deixou para trás o Jeep Compass (2.435), que não ficava fora das cinco primeiras colocações desde julho passado.
Em mês forte, o VW Voyage (2.141) concentrou mais de 80% de suas vendas na modalidade. Com 1.801 unidades, o Renault Captur conquistou o seu segundo top 10 seguido, com o Nissan Kicks (1.703) na cola. O Renault Sandero (1.530) foi o 10º, por pouco não superado pelo veterano Fiat Uno (1.444).
Pelo segundo mês seguido apenas quatro modelos do top 50 tiveram menos de 10% de suas vendas na modalidade: Hyundai HB20 (6,24%), Hyundai HB20S (191, 9,24%), Honda HR-V (164, 4,47%) e Honda Civic (153, 8,32%). Destaque para a presença do VW Passat (117) na lista dos mais vendidos, com quase 2/3 de seus emplacamentos.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.565 |
29,54% |
18.842 |
2º |
JEEP RENEGADE |
3.133 |
65,50% |
4.783 |
3º |
VW GOL |
3.052 |
61,46% |
4.966 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
2.635 |
38,06% |
6.924 |
5º |
FORD KA |
2.531 |
31,55% |
8.023 |
6º |
JEEP COMPASS |
2.435 |
59,26% |
4.109 |
7º |
VW VOYAGE |
2.141 |
80,95% |
2.645 |
8º |
RENAULT CAPTUR |
1.801 |
70,43% |
2.557 |
9º |
NISSAN KICKS |
1.703 |
48,85% |
3.486 |
10º |
RENAULT SANDERO |
1.530 |
41,92% |
3.650 |
11º |
FIAT UNO |
1.444 |
82,14% |
1.758 |
12º |
FORD KA SEDAN |
1.270 |
47,30% |
2.685 |
13º |
CHEVROLET SPIN |
1.191 |
60,46% |
1.970 |
14º |
FIAT MOBI |
1.176 |
26,65% |
4.413 |
15º |
TOYOTA COROLLA |
1.028 |
25,23% |
4.075 |
16º |
RENAULT KWID |
986 |
18,48% |
5.336 |
17º |
VW VIRTUS |
948 |
26,40% |
3.591 |
18º |
FIAT CRONOS |
938 |
36,40% |
2.577 |
19º |
VW POLO |
851 |
15,66% |
5.433 |
20º |
RENAULT LOGAN |
840 |
77,92% |
1.078 |
21º |
HYUNDAI CRETA |
810 |
25,03% |
3.236 |
22º |
RENAULT DUSTER |
809 |
42,33% |
1.911 |
23º |
FORD ECOSPORT |
737 |
26,34% |
2.798 |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
706 |
24,43% |
2.890 |
25º |
FIAT ARGO |
668 |
13,58% |
4.920 |
26º |
NISSAN VERSA |
647 |
36,04% |
1.795 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
642 |
31,67% |
2.027 |
28º |
VW FOX/CROSS FOX |
588 |
14,39% |
4.085 |
29º |
CHEVROLET COBALT |
577 |
62,18% |
928 |
30º |
HONDA FIT |
554 |
26,37% |
2.101 |
31º |
HONDA CITY |
497 |
40,44% |
1.229 |
32º |
CITROËN C4 CACTUS |
485 |
47,74% |
1.016 |
33º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
483 |
42,78% |
1.129 |
34º |
PEUGEOT 2008 |
454 |
64,31% |
706 |
35º |
HYUNDAI HB20 |
452 |
6,24% |
7.249 |
36º |
FIAT SIENA |
406 |
24,40% |
1.664 |
37º |
TOYOTA HILUX SW4 |
382 |
32,18% |
1.187 |
38º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
374 |
28,48% |
1.313 |
39º |
VW SPACEFOX |
322 |
88,22% |
365 |
40º |
FIAT DOBLÒ |
281 |
88,09% |
319 |
41º |
CITROËN C4 LOUNGE |
191 |
81,62% |
234 |
42º |
HYUNDAI HB20S |
191 |
9,24% |
2.068 |
43º |
FIAT WEEKEND |
189 |
96,92% |
195 |
44º |
HONDA HR-V |
164 |
4,47% |
3.667 |
45º |
HONDA CIVIC |
153 |
8,32% |
1.840 |
46º |
PEUGEOT 208 |
146 |
35,52% |
411 |
47º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
145 |
22,24% |
652 |
48º |
NISSAN MARCH |
128 |
22,65% |
565 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
126 |
48,65% |
259 |
50º |
VW PASSAT |
117 |
62,57% |
187 |
Completando 19 meses seguidos na ponta, a Fiat Strada (4.444) começou 2019 abrindo boa vantagem sobre a Fiat Toro (2.949) entre os comerciais. A VW Saveiro, com 2.564 unidades, vendeu mais do que o dobro da Ford Ranger (1.086), mais uma vez a quarta colocada.
Sexta, a Toyota Hilux (888) foi a picape grande menos dependente das vendas diretas entre as primeiras colocadas (27,3%). Peugeot Boxer (17) e Citroën Jumper (8) foram os únicos modelos da lista a não terem nenhuma unidade comercializada no varejo.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JAN 19 |
1º |
FIAT STRADA |
4.444 |
92,78% |
4.790 |
2º |
FIAT TORO |
2.949 |
73,12% |
4.033 |
3º |
VW SAVEIRO |
2.564 |
90,00% |
2.849 |
4º |
FORD RANGER |
1.086 |
70,93% |
1.531 |
5º |
CHEVROLET S10 |
950 |
43,52% |
2.183 |
6º |
TOYOTA HILUX |
888 |
27,26% |
3.257 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
807 |
78,50% |
1.028 |
8º |
VW AMAROK |
779 |
54,44% |
1.431 |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
737 |
82,16% |
897 |
10º |
FIAT FIORINO |
683 |
60,23% |
1.134 |
11º |
RENAULT MASTER |
492 |
66,49% |
740 |
12º |
MITSUBISHI L200 |
370 |
45,96% |
805 |
13º |
FIAT DUCATO |
280 |
78,43% |
357 |
14º |
PEUGEOT PARTNER |
165 |
64,20% |
257 |
15º |
CITROËN JUMPY |
101 |
85,59% |
118 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
87 |
81,31% |
107 |
17º |
NISSAN FRONTIER |
60 |
14,89% |
403 |
18º |
RAM 2500 |
31 |
43,66% |
71 |
19º |
VW EXPRESS |
31 |
19,02% |
163 |
20º |
IVECO DAILY 3514 |
23 |
19,33% |
119 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
23 |
13,07% |
176 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
17 |
100,00% |
17 |
23º |
CITROËN BERLINGO |
12 |
57,14% |
21 |
24º |
HYUNDAI HR |
9 |
32,14% |
28 |
25º |
CITROËN JUMPER |
8 |
100,00% |
8 |
26º |
IVECO DAILY 30S13 |
7 |
11,86% |
59 |
27º |
RENAULT KANGOO |
6 |
35,29% |
17 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
3 |
2,78% |
108 |
29º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
50,00% |
4 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
2 |
50,00% |
4 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Jeep Renegade 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Kia Sportage: a história da primeira geração do SUV sul-coreano
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?