Varejo em janeiro: Ecosport vende mais que Kicks e Renegade nas lojas
Chery Tiggo e Kia Sportage são únicos 100% na modalidade
O ano de 2019 começou com as lojas de carros cheias. Dos 190.752 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em janeiro, 63,98% foram através de negociações realizadas pelas concessionárias – em dezembro esse número havia sido de 57,53%.
Entre as montadoras, a Chevrolet se manteve à frente, com 19,83% do total comercializado. A VW (13,53%) foi a segunda. Já a Toyota (9,74%), terceira na última lista, foi superada pela Fiat (10,41%) e pela Hyundai (9,81%). Atrás da Ford (8,51%), a Renault (7,42%) por pouco não foi batida pela Honda (6,95%).
Inalterado desde março passado, o top 2 teve o Chevrolet Onix abrindo quase 6,5 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (13.277 x 6.797), com o pódio completado pelo Ford Ka (5.492). Quarto nos dois últimos meses, o Renault Kwid (4.350) foi superado pelo VW Polo (4.582) e viu de perto a aproximação do Chevrolet Prisma (4.289), nº 1 entre os sedãs, e do Fiat Argo (4.252).
Novamente único representante dos SUVs no top 10, o Honda HR-V (3.503) concentrou mais de 95% de suas vendas na modalidade. VW Fox (3.497) e Fiat Mobi (3.237) deixaram o Toyota Corolla (3.047) fora do pelotão de cima. Em 14º, o Toyota Yaris Hatch (2.184) subiu de 18º para 14º nas últimas semanas, deixando para trás o Renault Sandero (2.120).
Já o Ford Ecosport (2.061) vendeu mais do que o VW Gol (1.914) e do que rivais diretos em seu segmento, como Nissan Kicks (1.783) e Jeep Renegade (1.650). Chery Tiggo (631) e Kia Sportage (417) foram os únicos do top 50 a concentrar 100% de seus emplacamentos no varejo. Após meses de ausência, o Chevrolet Cruze Sport6 (507) voltou a assegurar a presença de um hatch médio entre os mais vendidos.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN 19 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
13.277 |
70,46% |
18.842 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.797 |
93,76% |
7.249 |
3º |
FORD KA |
5.492 |
68,45% |
8.023 |
4º |
VW POLO |
4.582 |
84,34% |
5.433 |
5º |
RENAULT KWID |
4.350 |
81,52% |
5.336 |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
4.289 |
61,94% |
6.924 |
7º |
FIAT ARGO |
4.252 |
86,42% |
4.920 |
8º |
HONDA HR-V |
3.503 |
95,53% |
3.667 |
9º |
VW FOX |
3.497 |
85,61% |
4.085 |
10º |
FIAT MOBI |
3.237 |
73,35% |
4.413 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
3.047 |
74,77% |
4.075 |
12º |
VW VIRTUS |
2.643 |
73,60% |
3.591 |
13º |
HYUNDAI CRETA |
2.426 |
74,97% |
3.236 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.184 |
75,57% |
2.890 |
15º |
RENAULT SANDERO |
2.120 |
58,08% |
3.650 |
16º |
FORD ECOSPORT |
2.061 |
73,66% |
2.798 |
17º |
VW GOL |
1.914 |
38,54% |
4.966 |
18º |
HYUNDAI HB20S |
1.877 |
90,76% |
2.068 |
19º |
NISSAN KICKS |
1.783 |
51,15% |
3.486 |
20º |
HONDA CIVIC |
1.687 |
91,68% |
1.840 |
21º |
JEEP COMPASS |
1.674 |
40,74% |
4.109 |
22º |
JEEP RENEGADE |
1.650 |
34,50% |
4.783 |
23º |
FIAT CRONOS |
1.639 |
63,60% |
2.577 |
24º |
HONDA FIT |
1.547 |
73,63% |
2.101 |
25º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.529 |
94,91% |
1.611 |
26º |
CHEVROLET TRACKER |
1.508 |
99,60% |
1.514 |
27º |
FORD KA SEDAN |
1.415 |
52,70% |
2.685 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.385 |
68,33% |
2.027 |
29º |
FIAT SIENA |
1.258 |
75,60% |
1.664 |
30º |
NISSAN VERSA |
1.148 |
63,96% |
1.795 |
31º |
RENAULT DUSTER |
1.102 |
57,67% |
1.911 |
32º |
VW UP |
940 |
95,53% |
984 |
33º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
939 |
71,52% |
1.313 |
34º |
HONDA WR-V |
909 |
96,60% |
941 |
35º |
TOYOTA HILUX SW4 |
805 |
67,82% |
1.187 |
36º |
CHEVROLET SPIN |
779 |
39,54% |
1.970 |
37º |
RENAULT CAPTUR |
756 |
29,57% |
2.557 |
38º |
HONDA CITY |
732 |
59,56% |
1.229 |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
646 |
57,22% |
1.129 |
40º |
CHERY TIGGO |
631 |
100,00% |
631 |
41º |
FORD FIESTA |
598 |
92,57% |
646 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
531 |
52,26% |
1.016 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
507 |
77,76% |
652 |
44º |
VW VOYAGE |
504 |
19,05% |
2.645 |
45º |
VW TIGUAN |
469 |
89,67% |
523 |
46º |
HYUNDAI IX35 |
460 |
85,66% |
537 |
47º |
VW JETTA |
455 |
90,28% |
504 |
48º |
NISSAN MARCH |
437 |
77,35% |
565 |
49º |
KIA SPORTAGE |
417 |
100,00% |
417 |
50º |
CHEVROLET EQUINOX |
412 |
99,52% |
414 |
A Toyota Hilux, com 2.369 unidades – quase ¾ do total de janeiro -, manteve uma confortável vantagem na liderança entre os comerciais leves. Chevrolet S10 (1.233) e Fiat Toro (1.084) completaram o pódio, nesta ordem, pelo terceiro mês seguido.
A VW Amarok (652) chegou a nove meses ininterruptos como a quarta colocada. A disputa acirrada pelo quinto lugar foi vencida pela Fiat Fiorino (451), apenas seis unidades à frente da Ford Ranger. Atrás da Mitsubishi L200 (435), a Fiat Strada (346) repetiu a dose de dezembro, mas com apenas 7,2% de suas unidades negociadas pelas concessionárias da marca italiana.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN 19 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.369 |
72,74% |
3.257 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.233 |
56,48% |
2.183 |
3º |
FIAT TORO |
1.084 |
26,88% |
4.033 |
4º |
VW AMAROK |
652 |
45,56% |
1.431 |
5º |
FIAT FIORINO |
451 |
39,77% |
1.134 |
6º |
FORD RANGER |
445 |
29,07% |
1.531 |
7º |
MITSUBISHI L200 |
435 |
54,04% |
805 |
8º |
FIAT STRADA |
346 |
7,22% |
4.790 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
343 |
85,11% |
403 |
10º |
VW SAVEIRO |
285 |
10,00% |
2.849 |
11º |
RENAULT MASTER |
248 |
33,51% |
740 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
221 |
21,50% |
1.028 |
13º |
KIA K2500 |
177 |
100,00% |
177 |
14º |
CHEVROLET MONTANA |
160 |
17,84% |
897 |
15º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
153 |
86,93% |
176 |
16º |
VW EXPRESS |
132 |
80,98% |
163 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
105 |
97,22% |
108 |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
96 |
80,67% |
119 |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
92 |
35,80% |
257 |
20º |
FIAT DUCATO |
77 |
21,57% |
357 |
21º |
IVECO DAILY 30S13 |
52 |
88,14% |
59 |
22º |
RAM 2500 |
40 |
56,34% |
71 |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
20 |
18,69% |
107 |
24º |
HYUNDAI HR |
19 |
67,86% |
28 |
25º |
CITROËN JUMPY |
17 |
14,41% |
118 |
26º |
IVECO DAILY |
15 |
100,00% |
15 |
27º |
RENAULT KANGOO |
11 |
64,71% |
17 |
28º |
CITROËN BERLINGO |
9 |
42,86% |
21 |
29º |
EFFA K01 |
8 |
100,00% |
8 |
30º |
JAC V260 |
8 |
100,00% |
8 |
31º |
EFFA K02 |
5 |
100,00% |
5 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
33º |
EFFA V21 |
2 |
100,00% |
2 |
34º |
GM D20 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
50,00% |
4 |
36º |
JAC T140 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
2 |
50,00% |
4 |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
VW KOMBI |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
EFFA V22 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
GM C14 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
GM EL CAMINO |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
HAFEI MINI |
1 |
100,00% |
1 |
45º |
HAFEI RUIYI |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
SHINERAY TRUCK |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Ford EcoSport Titanium 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia