Mesmo num mês de vendas tradicionalmente mais fracas em função das férias e despesas de início de ano, como IPTU e IPVA, o mercado brasileiro viu o Onix manter uma enorme vantagem entre os automóveis e ter a menor queda sobre dezembro dentre os primeiros colocados. Com 18.842 emplacamentos, o Chevrolet teve o melhor começo de ano de sua história (superando as 16.058 unidades de janeiro de 2018) e vendeu cerca de 3,5 mil unidades a mais do que segundo e terceiro colocados somados.
Terceiro em dezembro, o Ford Ka (8.023) se aproveitou da queda de quase 20% do Hyundai HB20 (7.249) nas últimas semanas para retomar a vice-liderança. O Chevrolet Prisma, com 6.924 unidades, subiu da sexta para a quarta colocação, mantendo-se no topo entre os sedãs. Fechando o top 5, o VW Polo foi o preferido por 5.433 consumidores, com menos de 100 unidades à frente do Renault Kwid.
Pouco atrás do VW Gol (4.966), o Fiat Argo (4.920) voltou ao top 10 após ter sido apenas o 14º no ranking anterior. A marca italiana ainda teve o Mobi (4.413) crescendo mais de 30% e saltar de 20º para 10º. Entre os dois, o Jeep Renegade (4.783) completou dois meses na liderança entre os SUVs.
Mantendo o fôlego da 1ª quinzena, o VW Fox (4.085) foi o 12º, logo após o Jeep Compass (4.109). O Toyota Corolla (4.075), por sua vez, encerrou janeiro apenas em 13º, contra o nono lugar de dezembro - já será reflexo da nova geração chegando? Atrás do Nissan Kicks (3.486) na parcial do mês, o Honda HR-V (3.667) se recuperou nos últimos dias e foi o 14º, apenas 17 unidades à frente do Renault Sandero (3.650).
Entre sedãs compactos, o Toyota Yaris Sedan (2.027) por muito pouco não bateu o Hyundai HB20S (2.068). Numa briga interna da Chevrolet, o Cruze Sedan (1.611) superou o Tracker (1.514) após várias derrotas consecutivas. O Cobalt, por sua vez, não conseguiu superar as mil unidades (928).
POS. |
MODELO |
JAN 19 |
% TOTAL |
DEZ 18 |
% TOTAL |
% VAR. JAN/DEZ |
POS. DEZ |
1º |
CHEVROLET ONIX |
18.842 |
11,50% |
19.642 |
10,37% |
-4,07% |
1º |
2º |
FORD KA |
8.023 |
4,90% |
8.534 |
4,51% |
-5,99% |
3º |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.249 |
4,43% |
8.995 |
4,75% |
-19,41% |
2º |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
6.924 |
4,23% |
6.742 |
3,56% |
2,70% |
6º |
5º |
VW POLO |
5.433 |
3,32% |
6.030 |
3,18% |
-9,90% |
7º |
6º |
RENAULT KWID |
5.336 |
3,26% |
7.653 |
4,04% |
-30,28% |
4º |
7º |
VW GOL |
4.966 |
3,03% |
7.272 |
3,84% |
-31,71% |
5º |
8º |
FIAT ARGO |
4.920 |
3,00% |
4.035 |
2,13% |
21,93% |
14º |
9º |
JEEP RENEGADE |
4.783 |
2,92% |
5.498 |
2,90% |
-13,00% |
8º |
10º |
FIAT MOBI |
4.413 |
2,69% |
3.332 |
1,76% |
32,44% |
20º |
11º |
JEEP COMPASS |
4.109 |
2,51% |
4.762 |
2,51% |
-13,71% |
11º |
12º |
VW FOX |
4.085 |
2,49% |
3.470 |
1,83% |
17,72% |
17º |
13º |
TOYOTA COROLLA |
4.075 |
2,49% |
5.182 |
2,74% |
-21,36% |
9º |
14º |
HONDA HR-V |
3.667 |
2,24% |
3.719 |
1,96% |
-1,40% |
15º |
15º |
RENAULT SANDERO |
3.650 |
2,23% |
3.446 |
1,82% |
5,92% |
18º |
16º |
VW VIRTUS |
3.591 |
2,19% |
4.241 |
2,24% |
-15,33% |
13º |
17º |
NISSAN KICKS |
3.486 |
2,13% |
4.328 |
2,29% |
-19,45% |
12º |
18º |
HYUNDAI CRETA |
3.236 |
1,98% |
4.920 |
2,60% |
-34,23% |
10º |
19º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.890 |
1,76% |
2.810 |
1,48% |
2,85% |
24º |
20º |
FORD ECOSPORT |
2.798 |
1,71% |
3.320 |
1,75% |
-15,72% |
21º |
21º |
FORD KA SEDAN |
2.685 |
1,64% |
3.560 |
1,88% |
-24,58% |
16º |
22º |
VW VOYAGE |
2.645 |
1,61% |
2.677 |
1,41% |
-1,20% |
28º |
23º |
FIAT CRONOS |
2.577 |
1,57% |
2.649 |
1,40% |
-2,72% |
29º |
24º |
RENAULT CAPTUR |
2.557 |
1,56% |
3.363 |
1,78% |
-23,97% |
19º |
25º |
HONDA FIT |
2.101 |
1,28% |
2.332 |
1,23% |
-9,91% |
31º |
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.068 |
1,26% |
2.717 |
1,43% |
-23,89% |
27º |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.027 |
1,24% |
3.128 |
1,65% |
-35,20% |
23º |
28º |
CHEVROLET SPIN |
1.970 |
1,20% |
3.195 |
1,69% |
-38,34% |
22º |
29º |
RENAULT DUSTER |
1.911 |
1,17% |
2.768 |
1,46% |
-30,96% |
25º |
30º |
HONDA CIVIC |
1.840 |
1,12% |
1.974 |
1,04% |
-6,79% |
33º |
31º |
NISSAN VERSA |
1.795 |
1,10% |
2.759 |
1,46% |
-34,94% |
26º |
32º |
FIAT UNO |
1.758 |
1,07% |
1.523 |
0,80% |
15,43% |
37º |
33º |
FIAT SIENA |
1.664 |
1,02% |
1.704 |
0,90% |
-2,35% |
35º |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.611 |
0,98% |
1.696 |
0,90% |
-5,01% |
36º |
35º |
CHEVROLET TRACKER |
1.514 |
0,92% |
2.053 |
1,08% |
-26,25% |
32º |
36º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.313 |
0,80% |
1.449 |
0,77% |
-9,39% |
39º |
37º |
HONDA CITY |
1.229 |
0,75% |
1.515 |
0,80% |
-18,88% |
38º |
38º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.187 |
0,72% |
1.346 |
0,71% |
-11,81% |
41º |
39º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.129 |
0,69% |
1.048 |
0,55% |
7,73% |
44º |
40º |
RENAULT LOGAN |
1.078 |
0,66% |
1.435 |
0,76% |
-24,88% |
40º |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.016 |
0,62% |
1.151 |
0,61% |
-11,73% |
43º |
42º |
VW UP |
984 |
0,60% |
1.965 |
1,04% |
-49,92% |
34º |
43º |
HONDA WR-V |
941 |
0,57% |
1.202 |
0,63% |
-21,71% |
42º |
44º |
CHEVROLET COBALT |
928 |
0,57% |
2.477 |
1,31% |
-62,54% |
30º |
45º |
PEUGEOT 2008 |
706 |
0,43% |
808 |
0,43% |
-12,62% |
47º |
46º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
652 |
0,40% |
478 |
0,25% |
36,40% |
- |
47º |
FORD FIESTA |
646 |
0,39% |
759 |
0,40% |
-14,89% |
49º |
48º |
CHERY TIGGO |
631 |
0,39% |
837 |
0,44% |
-24,61% |
45º |
49º |
NISSAN MARCH |
565 |
0,34% |
817 |
0,43% |
-30,84% |
46º |
50º |
HYUNDAI IX35 |
537 |
0,33% |
705 |
0,37% |
-23,83% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
163.796 |
100,00% |
189.389 |
100,00% |
-13,51% |
|
COMERCIAIS LEVES
Derrotada pela Toro (4.033) em dezembro, a Strada (4.790) retomou a liderança dupla da Fiat entre os comerciais leves. A Toyota Hilux, com 3.257 emplacamentos, repetiu a terceira posição, com mais de 400 unidades de vantagem sobre a VW Saveiro (2.849).
Fechando o top 5, a Chevrolet S10 (2.183) assegurou uma frente superior a 600 unidades em relação às rivais mais próximas. Separadas por exatas 100 unidades, Ford Ranger (1.531) e VW Amarok (1.431) vieram na sequência. Destaque para dois utilitários da Peugeot, ambos mais do que dobrando as vendas do mês anterior: Partner (257) e Boxer (17).
POS. |
MODELO |
JAN 19 |
% TOTAL |
DEZ 18 |
% TOTAL |
% VAR. JAN/DEZ |
POS. DEZ |
1º |
FIAT STRADA |
4.790 |
17,77% |
5.780 |
16,24% |
-17,13% |
2º |
2º |
FIAT TORO |
4.033 |
14,96% |
5.863 |
16,47% |
-31,21% |
1º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.257 |
12,08% |
4.529 |
12,73% |
-28,09% |
3º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.849 |
10,57% |
3.922 |
11,02% |
-27,36% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.183 |
8,10% |
3.009 |
8,46% |
-27,45% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.531 |
5,68% |
2.140 |
6,01% |
-28,46% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.431 |
5,31% |
1.801 |
5,06% |
-20,54% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.134 |
4,21% |
1.620 |
4,55% |
-30,00% |
8º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.028 |
3,81% |
1.222 |
3,43% |
-15,88% |
10º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
897 |
3,33% |
1.370 |
3,85% |
-34,53% |
9º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
805 |
2,99% |
898 |
2,52% |
-10,36% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
740 |
2,75% |
692 |
1,94% |
6,94% |
13º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
403 |
1,50% |
513 |
1,44% |
-21,44% |
14º |
14º |
FIAT DUCATO |
357 |
1,32% |
752 |
2,11% |
-52,53% |
12º |
15º |
PEUGEOT PARTNER |
257 |
0,95% |
95 |
0,27% |
170,53% |
21º |
16º |
KIA K2500 |
177 |
0,66% |
195 |
0,55% |
-9,23% |
16º |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
176 |
0,65% |
130 |
0,37% |
35,38% |
19º |
18º |
VW EXPRESS |
163 |
0,60% |
208 |
0,58% |
-21,63% |
15º |
19º |
IVECO DAILY 3514 |
119 |
0,44% |
132 |
0,37% |
-9,85% |
18º |
20º |
CITROËN JUMPY |
118 |
0,44% |
84 |
0,24% |
40,48% |
23º |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
108 |
0,40% |
142 |
0,40% |
-23,94% |
17º |
22º |
PEUGEOT EXPERT |
107 |
0,40% |
96 |
0,27% |
11,46% |
20º |
23º |
RAM 2500 |
71 |
0,26% |
85 |
0,24% |
-16,47% |
22º |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
59 |
0,22% |
73 |
0,21% |
-19,18% |
24º |
25º |
HYUNDAI HR |
28 |
0,10% |
30 |
0,08% |
-6,67% |
27º |
26º |
CITROËN BERLINGO |
21 |
0,08% |
43 |
0,12% |
-51,16% |
25º |
27º |
PEUGEOT BOXER |
17 |
0,06% |
5 |
0,01% |
240,00% |
35º |
28º |
RENAULT KANGOO |
17 |
0,06% |
18 |
0,05% |
-5,56% |
29º |
29º |
IVECO DAILY |
15 |
0,06% |
34 |
0,10% |
-55,88% |
26º |
30º |
CITROËN JUMPER |
8 |
0,03% |
3 |
0,01% |
166,67% |
39º |
31º |
EFFA K01 |
8 |
0,03% |
7 |
0,02% |
14,29% |
32º |
32º |
JAC V260 |
8 |
0,03% |
6 |
0,02% |
33,33% |
33º |
33º |
EFFA K02 |
5 |
0,02% |
4 |
0,01% |
25,00% |
37º |
34º |
IVECO DAILY 5516 |
4 |
0,01% |
9 |
0,03% |
-55,56% |
30º |
35º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
4 |
0,01% |
8 |
0,02% |
-50,00% |
31º |
36º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
41º |
38º |
GM D20 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
JAC T140 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
44º |
41º |
VW KOMBI |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
EFFA V22 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
43º |
FORD F100 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
48º |
44º |
GM C14 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
GM EL CAMINO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
HAFEI MINI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
HAFEI RUIYI |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
49º |
SHINERAY TRUCK |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
26.956 |
100,00% |
35.588 |
100,00% |
-24,26% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos