A Peugeot tem uma das linhas de SUVs mais forte da Europa, mas a concorrência está ficando mais acirrada. Quase todas as fabricantes estão com, no mínimo, três modelos de tamanhos diferentes e a marca francesa domina o setor com orgulho, vendo o 5008 vender mais do que rivais como Skoda Kodiaq e Nissan X-Trail. Porém, a Peugeot quer também a liderança entre os compactos, acabando com o reinado do Renault Captur.
Para isso, o Peugeot 2008, o menor modelo da marca até agora, está em vias de trocar de geração. Lançado em 2013, ele ainda vende bem na Europa, mas começa a mostrar sua idade - quase todos os seus concorrentes têm motores mais eficientes e são mais tecnológicos do que o francês. A fabricante sabe disso e já trabalha na segunda geração do SUV compacto, como podemos ver pelos flagras feitos no Velho Continente.
Ainda que esteja bem camuflado, o novo Peugeot 2008 já adianta um pouco de seu design - que será mais anguloso, lembrando o 3008 nas linhas gerais. As lanternas têm o desenho usado pelos últimos lançamentos da marca. Uma das coisas que chamam a atenção neste protótipo é a falta da tampa de combustível. E, se olharmos com calma, notamos que também não está com saídas de escape. Isso pode significar que é uma versão híbrida ou até mesmo uma elétrica.
Comparado com o 2008 atual, a nova geração deve receber um design bem mais agressivo, alinhando-se ao 3008 e o 5008. Do lado de dentro, a Peugeot deve equipá-lo com a nova geração do painel digital i-Cockpit. A Peugeot irá transferir sua produção de Porto Real (RJ) para El Palomar (Argentina) a partir de 2021, quando está nova geração deverá chegar por aqui. Até lá, o 2008 atual passará por uma reestilização, no mesmo momento em que finalmente terá o câmbio automático de 6 marchas acoplado ao motor 1.6 turbo de 173 cv.
Fotos: CarPix and Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?