Mais vendidos na Itália em 2018: Renegade chega ao top 5, Fiat cai
Panda é líder pelo 7º ano consecutivo
Depois de um 2017 em que comemorou seu melhor resultado desde 2009, o mercado italiano perdeu fôlego no ano passado. As vendas de veículos novos, de 1.910.025 unidades, recuaram 3,1%. O mau resultado tem relação direta com o desempenho da Fiat.
Responsável por 323.342 unidades, a líder entre as montadoras perdeu quase 20% de seus compradores – em números, quase 80 mil veículos a menos - e pela 1ª vez desde 1980, de acordo com o Best Selling Cars Blog, ficou com participação de mercado abaixo dos 20% (16,9%).
A VW (162.775), em alta na casa dos dois dígitos (+12%), encurtou sua desvantagem. O grande destaque, no entanto, foi a Jeep. Com 84.535 unidades, a marca do grupo FCA cresceu mais de 70% e pela primeira vez em sua história assegurou lugar no top 10.
Apesar de registrar queda de quase 15%, o Fiat Panda (124.266) completou mais um ano na ponta, vendendo mais do que a soma do segundo e terceiro colocados. A última vez em que um modelo diferente foi o preferido na Itália foi em 2011, com o Fiat Punto, 13º em 2017 e fora do top 30 em 2018.
Importado mais vendido no país pelo 5º ano em sequência, o Clio (51.628) viveu um momento histórico. Quinto no ranking anterior, o Renault pela primeira vez foi o segundo colocado. Em agosto passado, por exemplo, o modelo foi o 1º “não-Fiat” a liderar o mercado desde 1956. Em alta, o Fiat 500X (49.931) garantiu o pódio, à frente do Lancia Ypsilon (48.555), vice-líder nos anos anteriores.
Além do Clio, outro grande destaque foi o Renegade (41.960). Em seu quarto ano de mercado, o Jeep, que havia sido 12º nos últimos dois anos, subiu sete posições e deixou o Citroën C3 (41.678) na mesma sexta posição de 2017. Pódio no último ranking, o Fiat Tipo (40.337) caiu para oitavo, atrás do VW Polo (41.086).
Logo atrás do Toyota Yaris (39.416), melhor oriental da lista, o Jeep Compass (38.900) encerrou o seu primeiro ano cheio em 12º, muito próximo do Fiat 500 (39.885) e do Ford Fiesta (39.681), últimos colocados do top 10. Em alta (+6,5%), o Dacia Sandero garantiu o seu 1º top 20 por lá.
Menção honrosa também para o Ford Ecosport (28.519), que avançou quase 50% e também chegou à lista dos 20 primeiros colocados. Único novato do top 30, o VW T-Roc foi o preferido por 23.661 consumidores e assegurou a 23ª posição.
POS. |
MODELO |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO 2018 |
1 |
FIAT PANDA |
124.266 |
145.919 |
-14,84% |
6,5% |
2 |
RENAULT CLIO |
51.628 |
52.618 |
-1,88% |
2,7% |
3 |
FIAT 500X |
49.931 |
45.789 |
9,05% |
2,6% |
4 |
LANCIA YPSILON |
48.555 |
60.321 |
-19,51% |
2,5% |
5 |
JEEP RENEGADE |
41.960 |
37.632 |
11,50% |
2,2% |
6 |
CITROËN C3 |
41.678 |
48.625 |
-14,29% |
2,2% |
7 |
VW POLO |
41.086 |
39.498 |
4,02% |
2,2% |
8 |
FIAT TIPO |
40.337 |
56.046 |
-28,03% |
2,1% |
9 |
FIAT 500 |
39.885 |
53.960 |
-26,08% |
2,1% |
10 |
FORD FIESTA |
39.681 |
41.285 |
-3,89% |
2,1% |
11 |
TOYOTA YARIS |
39.416 |
36.923 |
6,75% |
2,1% |
12 |
JEEP COMPASS |
38.900 |
6.402 |
507,62% |
2,0% |
13 |
VW GOLF |
35.472 |
41.820 |
-15,18% |
1,9% |
14 |
FIAT 500L |
34.064 |
46.450 |
-26,67% |
1,8% |
15 |
PEUGEOT 208 |
33.557 |
36.700 |
-8,56% |
1,8% |
16 |
VW TIGUAN |
30.545 |
29.161 |
4,75% |
1,6% |
17 |
RENAULT CAPTUR |
29.620 |
29.892 |
-0,91% |
1,6% |
18 |
NISSAN QASHQAI |
29.466 |
31.348 |
-6,00% |
1,5% |
19 |
DACIA SANDERO |
29.459 |
27.654 |
6,53% |
1,5% |
20 |
FORD ECOSPORT |
28.519 |
19.246 |
48,18% |
1,5% |
21 |
DACIA DUSTER |
27.657 |
24.562 |
12,60% |
1,4% |
22 |
PEUGEOT 3008 |
24.546 |
16.854 |
45,64% |
1,3% |
23 |
VW T-ROC |
23.661 |
- |
NOVO |
1,2% |
24 |
OPEL CORSA |
22.379 |
28.795 |
-22,28% |
1,2% |
25 |
PEUGEOT 2008 |
21.980 |
23.343 |
-5,84% |
1,2% |
26 |
FIAT PUNTO |
21.302 |
37.259 |
-42,83% |
1,1% |
27 |
TOYOTA C-HR |
18.919 |
16.613 |
13,88% |
1,0% |
28 |
OPEL MOKKA |
18.849 |
28.123 |
-32,98% |
1,0% |
29 |
OPEL KARL |
18.610 |
10.839 |
71,69% |
1,0% |
30 |
VW UP! |
18.223 |
16.205 |
12,45% |
1,0% |
POS. |
MARCA |
2018 |
2017 |
% VAR. 2018/2017 |
% MERCADO 2018 |
1 |
FIAT |
323.342 |
402.430 |
-19,7% |
16,9% |
2 |
VOLKSWAGEN |
162.775 |
144.885 |
12,3% |
8,5% |
3 |
FORD |
129.563 |
134.124 |
-3,4% |
6,8% |
4 |
RENAULT |
125.154 |
133.715 |
-6,4% |
6,6% |
5 |
PEUGEOT |
108.468 |
104.274 |
4,0% |
5,7% |
6 |
OPEL |
95.290 |
98.979 |
-3,7% |
5,0% |
7 |
TOYOTA |
87.833 |
85.245 |
3,0% |
4,6% |
8 |
JEEP / DODGE |
84.535 |
49.503 |
70,8% |
4,4% |
9 |
CITROËN |
82.846 |
78.225 |
5,9% |
4,3% |
10 |
AUDI |
62.776 |
67.103 |
-6,4% |
3,3% |
11 |
DACIA |
61.599 |
58.011 |
6,2% |
3,2% |
12 |
MERCEDES-BENZ |
61.318 |
65.971 |
-7,1% |
3,2% |
13 |
BMW |
57.121 |
60.894 |
-6,2% |
3,0% |
14 |
NISSAN |
54.606 |
62.724 |
-12,9% |
2,9% |
15 |
HYUNDAI |
53.445 |
58.934 |
-9,3% |
2,8% |
16 |
LANCIA / CHRYSLER |
48.557 |
60.341 |
-19,5% |
2,5% |
17 |
KIA |
47.730 |
47.957 |
-0,5% |
2,5% |
18 |
ALFA ROMEO |
43.112 |
45.333 |
-4,9% |
2,3% |
19 |
SUZUKI |
32.939 |
31.093 |
5,9% |
1,7% |
20 |
SKODA |
25.377 |
23.129 |
9,7% |
1,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.910.025 |
1.971.345 |
-3,1% |
100,0% |
POS. |
MODELO |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
FIAT PANDA |
145.919 |
147.283 |
-0,93% |
7,4% |
2 |
LANCIA YPSILON |
60.321 |
65.663 |
-8,14% |
3,1% |
3 |
FIAT TIPO |
56.046 |
31.555 |
77,61% |
2,8% |
4 |
FIAT 500 |
53.960 |
45.400 |
18,85% |
2,7% |
5 |
RENAULT CLIO |
52.618 |
49.798 |
5,66% |
2,7% |
6 |
CITROËN C3 |
48.625 |
31.274 |
55,48% |
2,5% |
7 |
FIAT 500L |
46.450 |
54.578 |
-14,89% |
2,4% |
8 |
FIAT 500X |
45.789 |
46.232 |
-0,96% |
2,3% |
9 |
VW GOLF |
41.820 |
46.708 |
-10,47% |
2,1% |
10 |
FORD FIESTA |
41.285 |
43.573 |
-5,25% |
2,1% |
11 |
VW POLO |
39.498 |
43.096 |
-8,35% |
2,0% |
12 |
JEEP RENEGADE |
37.632 |
34.331 |
9,62% |
1,9% |
13 |
FIAT PUNTO |
37.259 |
45.208 |
-17,58% |
1,9% |
14 |
TOYOTA YARIS |
36.923 |
32.110 |
14,99% |
1,9% |
15 |
PEUGEOT 208 |
36.700 |
34.793 |
5,48% |
1,9% |
16 |
NISSAN QASHQAI |
31.348 |
28.823 |
8,76% |
1,6% |
17 |
RENAULT CAPTUR |
29.892 |
28.255 |
5,79% |
1,5% |
18 |
VW TIGUAN |
29.161 |
- |
- |
1,5% |
19 |
OPEL CORSA |
28.795 |
30.508 |
-5,61% |
1,5% |
20 |
OPEL MOKKA |
28.123 |
23.799 |
18,17% |
1,4% |
21 |
DACIA SANDERO |
27.654 |
20.693 |
33,64% |
1,4% |
22 |
DACIA DUSTER |
24.562 |
22.370 |
9,80% |
1,2% |
23 |
PEUGEOT 2008 |
23.343 |
23.369 |
-0,11% |
1,2% |
24 |
ALFA ROMEU GIULIETTA |
20.905 |
23.831 |
-12,28% |
1,1% |
25 |
HYUNDAI TUCSON |
20.861 |
22.893 |
-8,88% |
1,1% |
26 |
FORD ECOSPORT |
19.246 |
17.199 |
11,90% |
1,0% |
27 |
FORD KUGA |
18.192 |
- |
- |
0,9% |
28 |
SMART FORTWO |
18.009 |
19.477 |
-7,54% |
0,9% |
29 |
KIA SPORTAGE |
16.888 |
16.613 |
1,66% |
0,9% |
30 |
PEUGEOT 3008 |
16.854 |
19.396 |
-13,11% |
0,9% |
POS. |
MARCA |
2017 |
2016 |
% VAR. 2017/2016 |
% MERCADO |
1 |
FIAT |
402.355 |
385.798 |
4,3% |
20,4% |
2 |
VOLKSWAGEN |
144.825 |
139.168 |
4,1% |
7,3% |
3 |
FORD |
134.073 |
124.328 |
7,8% |
6,8% |
4 |
RENAULT |
133.666 |
118.303 |
13,0% |
6,8% |
5 |
PEUGEOT |
104.222 |
94.132 |
10,7% |
5,3% |
6 |
OPEL |
98.949 |
95.056 |
4,1% |
5,0% |
7 |
TOYOTA |
85.146 |
71.934 |
18,4% |
4,3% |
8 |
CITROËN |
78.198 |
60.511 |
29,2% |
4,0% |
9 |
AUDI |
67.084 |
63.972 |
4,9% |
3,4% |
10 |
MERCEDES-BENZ |
65.859 |
64.450 |
2,2% |
3,3% |
11 |
NISSAN |
62.708 |
55.222 |
13,6% |
3,2% |
12 |
BMW |
60.873 |
59.849 |
1,7% |
3,1% |
13 |
LANCIA / CHRYSLER |
60.340 |
65.697 |
-8,2% |
3,1% |
14 |
HYUNDAI |
58.917 |
56.379 |
4,5% |
3,0% |
15 |
DACIA |
57.981 |
47.979 |
20,8% |
2,9% |
16 |
JEEP / DODGE |
49.486 |
40.456 |
22,3% |
2,5% |
17 |
KIA |
47.935 |
45.154 |
6,2% |
2,4% |
18 |
ALFA ROMEO |
45.328 |
36.385 |
24,6% |
2,3% |
19 |
SUZUKI |
31.088 |
22.631 |
37,4% |
1,6% |
20 |
SMART |
26.661 |
28.319 |
-5,9% |
1,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
Total |
1.970.497 |
1.825.892 |
7,9% |
100,0% |
Fontes: UNRAE / Best Selling Cars Blog
Galeria: Jeep Renegade 2019 - Primeiras impressões na Europa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?