Assim como ocorreu com os modelos compactos, os SUVs e crossovers médios e grandes também tiveram um ano de 2018 positivo. Somados, os modelos das duas categorias emplacaram 129.105 unidades, um crescimento de 24,6% em relação a 2017.
Na faixa intermediária, nenhum modelo foi capaz de impedir o domínio absoluto do Compass. Em seu segundo ano completo de loja, o Jeep médio superou a barreira das 60 mil unidades (60.284), com alta de quase 23% no período, e manteve uma participação de mercado superior a 55%. Mais do que isso, o Compass foi o SUV mais vendido do país dentre todos os segmentos.
Já para o ix35 (8.525), 2018 não vai deixar nenhuma saudade. Além de ter sido o único entre os nove primeiros colocados a vender menos do que há um ano (-16,9%), o Hyundai teve o seu resultado mais fraco desde 2010 (6.794), quando começou a ser vendido apenas no final do 1º semestre.
Situação oposta à do Tiguan, por exemplo. Em nova geração e com opção de 7 lugares, o representante da VW se aproximou das 6 mil unidades (5.771) – crescimento superior a 300% - e saltou da sétima para a terceira colocação, à frente do Kia Sportage (5.648), que subiu do sexto para o quarto lugar. O Mitsubishi ASX (5.379), quarto no ano anterior, veio em seguida.
O Hyundai Tucson (5.179), no pódio em 2017, caiu para sexto sob forte ameaça do Chevrolet Equinox (5.089) em seu primeiro ano cheio. Vale ressaltar que o Hyundai ainda computou nestes números os emplacamentos da versão antiga, produzida no país desde 2011 e que saiu de linha em dezembro. Reestilizado, o Toyota RAV4 (4.221) praticamente multiplicou por sete o resultado do último ranking e saltou da 12ª para a oitava colocação.
O Peugeot 3008 (2.844) repetiu o nono lugar, mas vendendo 230% a mais. Com a maior retração do top 10 (-51%), o Mitsubishi Outlander (2.293) caiu cinco posições. Melhor novato, o Peugeot 5008 (637) foi o 11º, com o Mitsubishi Eclipse Cross (534) em seguida. Um dos modelos preferidos nos EUA, o Honda CR-V (514) perdeu quase 20% dos compradores do já fraco 2017.
SUVs / Crossovers II |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
JEEP COMPASS |
60284 |
55,68% |
49187 |
58,54% |
22,56% |
1º |
2º |
HYUNDAI IX35 |
8525 |
7,87% |
10254 |
12,20% |
-16,86% |
2º |
3º |
VW TIGUAN |
5771 |
5,33% |
1418 |
1,69% |
306,98% |
7º |
4º |
KIA SPORTAGE |
5648 |
5,22% |
3639 |
4,33% |
55,21% |
6º |
5º |
MITSUBISHI ASX |
5379 |
4,97% |
4922 |
5,86% |
9,28% |
4º |
6º |
HYUNDAI TUCSON |
5179 |
4,78% |
5032 |
5,99% |
2,92% |
3º |
7º |
CHEVROLET EQUINOX |
5089 |
4,70% |
1240 |
1,48% |
310,40% |
8º |
8º |
TOYOTA RAV4 |
4221 |
3,90% |
593 |
0,71% |
611,80% |
12º |
9º |
PEUGEOT 3008 |
2844 |
2,63% |
861 |
1,02% |
230,31% |
9º |
10º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
2293 |
2,12% |
4675 |
5,56% |
-50,95% |
5º |
11º |
PEUGEOT 5008 |
637 |
0,59% |
0 |
0,00% |
- |
- |
12º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
534 |
0,49% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
HONDA CR-V |
514 |
0,47% |
634 |
0,75% |
-18,93% |
11º |
14º |
SUBARU FORESTER |
438 |
0,40% |
637 |
0,76% |
-31,24% |
10º |
15º |
DODGE JOURNEY |
324 |
0,30% |
469 |
0,56% |
-30,92% |
13º |
16º |
SUBARU XV |
293 |
0,27% |
183 |
0,22% |
60,11% |
14º |
17º |
JAC T6 |
132 |
0,12% |
132 |
0,16% |
0,00% |
15º |
18º |
JEEP WRANGLER |
72 |
0,07% |
47 |
0,06% |
53,19% |
17º |
19º |
SUBARU OUTBACK |
71 |
0,07% |
87 |
0,10% |
-18,39% |
16º |
20º |
SSANGYONG KORANDO |
25 |
0,02% |
8 |
0,01% |
212,50% |
19º |
21º |
LAND ROVER DEFENDER |
4 |
0,00% |
9 |
0,01% |
-55,56% |
18º |
|
|
108277 |
100,00% |
84027 |
100,00% |
28,86% |
|
Na faixa de cima, o SW4 seguiu “atropelando”: com 13.481 unidades, o Toyota emplacou praticamente 2/3 de tudo o que o segmento ofereceu ao mercado no período. Mesmo com crescimento superior (+17,8%), o Chevrolet Trailblazer (3.853), rival mais próximo, vendeu 3,5 vezes menos.
Mantendo-se no pódio, o Mitsubishi Pajero emplacou pouco mais de 1,5 mil unidades (1.527), suficiente apenas para manter uma relativa vantagem sobre o Hyundai Santa Fe (891), ambos com números inferiores aos de 2017. Já o Kia Sorento teve dias melhores e encerrou o ano com 599 unidades, 92% a mais. Em baixa superior a 60%, o Jeep Grand Cherokee (243) por muito pouco não perdeu a sexta posição para o novato Lifan X80 (226).
SUVs / Crossovers III |
|
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
TOTAL 2017 |
% 2017 |
% VARIAÇÃO 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
TOYOTA SW4 |
13481 |
64,73% |
12567 |
64,11% |
7,27% |
1º |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
3853 |
18,50% |
3272 |
16,69% |
17,76% |
2º |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
1527 |
7,33% |
1899 |
9,69% |
-19,59% |
3º |
4º |
HYUNDAI SANTA FE |
891 |
4,28% |
914 |
4,66% |
-2,52% |
4º |
5º |
KIA SORENTO |
599 |
2,88% |
311 |
1,59% |
92,60% |
6º |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
243 |
1,17% |
621 |
3,17% |
-60,87% |
5º |
7º |
LIFAN X80 |
226 |
1,09% |
1 |
0,01% |
22500,00% |
11º |
8º |
FORD EXPLORER |
5 |
0,02% |
2 |
0,01% |
150,00% |
9º |
9º |
DODGE DURANGO |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
8º |
10º |
KIA MOHAVE |
1 |
0,00% |
11 |
0,06% |
-90,91% |
7º |
11º |
SSANGYONG REXTON |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
10º |
|
|
20828 |
100,00% |
19602 |
100,00% |
6,25% |
|
Observação: Os números do Jeep Grand Cherokee também incluem os do Cherokee, já que a Fenabrave não realiza a segregação.
EM DEZEMBRO
Após sete meses seguidos superando a barreira das cinco mil unidades, o Compass encerrou dezembro com 4.762 unidades. Mesmo vendendo menos do que no mesmo período de 2017, o modelo emplacou seis vezes mais do que o vice-líder Tiguan (771), que desta vez não teve tanta folga sobre o ix35 (705), mesmo com crescimento superior a 60%.
Numa disputa acirradíssima pelo quarto lugar, o Tucson levou a melhor sobre o Sportage por apenas 10 unidades (488 x 478), com o Equinox (453) na cola dos dois. O ASX, em baixa de quase 28%, veio na sequência, com 364 unidades. Recém-lançado, o Eclipse Cross garantiu lugar entre os dez primeiros com 287 emplacamentos, mais do que as 274 unidades do RAV4.
Superado pelo 5008 no acumulado do ano, o CR-V emplacou mais do que o francês pelo segundo mês seguido (77 x 67). Sem tanta representatividade no Brasil, os Subaru Forester (44), XV (31) e Outback (6), somados, venderam pouco mais de 10% do segundo colocado.
SUVs / Crossovers II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
JEEP COMPASS |
4762 |
5008 |
5121 |
51,74% |
52,89% |
-4,91% |
-7,01% |
2º |
VW TIGUAN |
771 |
985 |
477 |
8,38% |
10,40% |
-21,73% |
61,64% |
3º |
HYUNDAI IX35 |
705 |
671 |
972 |
7,66% |
7,09% |
5,07% |
-27,47% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
488 |
457 |
537 |
5,30% |
4,83% |
6,78% |
-9,12% |
5º |
KIA SPORTAGE |
478 |
388 |
380 |
5,19% |
4,10% |
23,20% |
25,79% |
6º |
CHEVROLET EQUINOX |
453 |
512 |
420 |
4,92% |
5,41% |
-11,52% |
7,86% |
7º |
MITSUBISHI ASX |
364 |
441 |
503 |
3,96% |
4,66% |
-17,46% |
-27,63% |
8º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
287 |
155 |
0 |
3,12% |
1,64% |
85,16% |
- |
9º |
TOYOTA RAV4 |
274 |
288 |
104 |
2,98% |
3,04% |
-4,86% |
163,46% |
10º |
PEUGEOT 3008 |
197 |
168 |
182 |
2,14% |
1,77% |
17,26% |
8,24% |
11º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
171 |
188 |
202 |
1,86% |
1,99% |
-9,04% |
-15,35% |
12º |
HONDA CR-V |
77 |
70 |
5 |
0,84% |
0,74% |
10,00% |
1440,00% |
13º |
PEUGEOT 5008 |
67 |
51 |
0 |
0,73% |
0,54% |
31,37% |
- |
14º |
SUBARU FORESTER |
44 |
21 |
53 |
0,48% |
0,22% |
109,52% |
-16,98% |
15º |
SUBARU XV |
31 |
42 |
20 |
0,34% |
0,44% |
-26,19% |
55,00% |
16º |
DODGE JOURNEY |
23 |
14 |
33 |
0,25% |
0,15% |
64,29% |
-30,30% |
17º |
SUBARU OUTBACK |
6 |
3 |
10 |
0,07% |
0,03% |
100,00% |
-40,00% |
18º |
JEEP WRANGLER |
3 |
6 |
1 |
0,03% |
0,06% |
-50,00% |
200,00% |
19º |
JAC T6 |
1 |
0 |
15 |
0,01% |
0,00% |
- |
-93,33% |
20º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
|
|
9203 |
9469 |
9035 |
100,00% |
100,00% |
-2,81% |
1,86% |
Com 1.346 unidades, o SW4 não vendia tanto há exatos dois anos, mantendo a participação de mercado acima dos 65%. Vice-líder, o Trailblazer (432) registrou o seu segundo melhor resultado desde o lançamento, atrás apenas das 532 unidades de outubro.
Com quase 100 unidades, o Santa Fe (97) garantiu o pódio com apenas duas unidades a mais do que o Pajero (95), único a vender menos do que em 2017. Surpresa do mês, o X80 (41) ficou à frente do Sorento (38) e do Cherokee (12), mesmo com este último dobrando o resultado do ano passado.
SUVs / Crossovers III |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/18 |
NOV/18 |
DEZ/17 |
% DEZ 18 |
% NOV 18 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA SW4 |
1346 |
1117 |
1240 |
65,31% |
66,02% |
20,50% |
8,55% |
2º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
432 |
306 |
298 |
20,96% |
18,09% |
41,18% |
44,97% |
3º |
HYUNDAI SANTA FE |
97 |
80 |
48 |
4,71% |
4,73% |
21,25% |
102,08% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
95 |
95 |
209 |
4,61% |
5,61% |
0,00% |
-54,55% |
5º |
LIFAN X80 |
41 |
34 |
0 |
1,99% |
2,01% |
20,59% |
- |
6º |
KIA SORENTO |
38 |
47 |
23 |
1,84% |
2,78% |
-19,15% |
65,22% |
7º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
12 |
13 |
6 |
0,58% |
0,77% |
-7,69% |
100,00% |
|
|
2061 |
1692 |
1824 |
100,00% |
100,00% |
21,81% |
12,99% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro