Com um colossal torque de 138,2 kgfm nas versões com motor 6.7 turbodiesel, a nova RAM Heavy Duty foi revelada no Salão de Detroit nas configurações 2500 e 3500. A picape, que a marca descreve como "a mais poderosa e capaz de seu segmento", será vendida no Brasil. A Fiat-Chrysler confirmou ao Motor1.com que ela virá ao nosso mercado no 2º semestre deste ano, apenas na versão 2500.
"Os donos da RAM Heavy Duty sempre demandam pelos níveis mais altos de robustez para encarar os maiores trabalhos, e agora temos o maior torque e a maior capacidade de carga, os dois títulos mais importantes do segmento", declarou Reid Bigland, chefe da marca RAM. "Nós também cercamos os proprietários com luxo e tecnologia que, até agora, não eram oferecidos numa picape deste porte. O interior da melhor qualidade, sistemas ativos de segurança e, é claro, nossa tecnologia premiada Uconnect contribuem para que sejam as melhores RAM 2500 e 3500 que já fizemos."
A nova geração do motor Cummins de seis cilindros a diesel tem um novo bloco e é 27 kg mais leve que o anterior. Esta unidade ainda usa novos cabeçotes de ferro fundido e pistões reforçados mais leves. O sistema de exaustão também é novo e o turbo de geometria variável foi melhorado.
Os modelos equipados com este motor terão câmbio automático de 6 marchas da Aisin, que foi desenvolvido especialmente para conseguir aguentar este torque gigantesco. Terá há uma versão mais mansa do 6.7, que gera "apenas" 375 cv e 117 kgfm, acoplada a uma transmissão automática de 6 marchas exclusiva. A motorização de entrada das novas 2500 e 3500 Heavy Duty é uma versão melhorada do 6.4 HEMI V8 a gasolina, que passa a entregar 416 cv e 59,2 kgfm. Estará combinado ao câmbio automático TorqueFlite 8HP75 de 8 marchas.
Segundo a RAM, as picapes receberam uma suspensão criada para trabalhar com a picape sempre carregando muito peso, o que faz com que ela seja um pouco desconfortável com a caçamba vazia. A empresa tentou minimizar este efeito negativo instalando um novo amortecedor com a tecnologia Frequency Response Damping (FRD), ajustando a firmeza do amortecedor para estabilizar a carroceria, além de usar molas progressivas e coxins redesenhados. Ainda podem ser equipadas com suspensão traseira a ar, com um modo que abaixa a caçamba para ajudar na carga e descarga.
Com mais de 100 sistemas de segurança, a nova RAM 2500 é um dos modelos mais tecnologicamente avançados do segmento. Dependendo da configuração e das preferências do cliente, a picape pode ser equipada com muitas coisas, desde um sistema de câmera 360°, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, até monitoramento de pressão do pneu do trailer (desde que o trailer receba os sensores), câmera para caçamba, e freios de emergência para o trailer. Tem até mesmo uma câmera auxiliar que pode ser posicionada dentro ou atrás do trailer. Também é o primeiro modelo do segmento a usar sensores de ré, na versão 3500, desenvolvidos especificamente para cobrir a largura das duas rodas traseiras.
A Heavy Duty 2019 também estará disponível na versão Power Wagon, que atende a quem precisa de uma picape com maior capacidade off-road. Ela vem com suspensão elevada e recalibrada, bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro, barra desconectora e um guincho com capacidade para 5.443 kg.
Por dentro das novas 2500 e 3500, você vai encontrar o sistema multimídia Uconnect 4 da Fiat-Chrysler, com uma tela de 12 polegadas como opcional. Ela tem uma função de tela dividida, capaz de mostrar dois aplicativos diferentes, como o Apple CarPlay e os controles do ar-condicionado. Ou pode esticar uma aplicação para toda a tela.
Existem quatro opções de sistemas de som, incluindo o que a RAM chama da "experiência definitiva de som", com um sistema da Harman-Kardon de 750 watts e 17 alto-falantes, que pode ser melhorado com o uso de cancelamento ativo de barulho e vidro acústico, reduzindo os ruídos transmitidos para dentro da cabine em cerca de 10 dB.
As novas RAM 2500 e 3500 Heavy Duty serão produzidas no México. A versão 2500 será vendida no Brasil no 2º semestre de 2019, mais para o final do ano, ainda sem preço definido.
Fotos: Chris Amos Photography
Fonte: Ram
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