Carros mais vendidos de 2018: Onix é tetra e Virtus o estreante do ano
Polo superou Argo, e Compass dominou entre os SUVs
Onix disparado, Polo e Kwid em alta, Compass no top 10, briga acirrada entre os SUVs compactos, Strada abrindo vantagem entre picapes. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em 2018.
AUTOMÓVEIS
O Onix é realmente um fenômeno do mercado nacional. Pelo quarto ano consecutivo, o hatch da Chevrolet foi o veículo mais vendido no Brasil. Em 2018, foram nada menos do que 210.458 unidades, mais do que a soma do 2º e 3º automóveis preferidos, número suficiente para assegurar mais de 10% de participação de mercado.
Da 2ª à 5ª posições não houve nenhuma alteração em relação ao ranking de 2017. Apenas o vice-líder Hyundai HB20 (105.506), único entre os nove primeiros a perder espaço, viu cair para pouco mais de 2 mil unidades a sua vantagem em relação ao renovado Ford Ka (103.286), contra mais de 10 mil no fim do ano passado.
Logo atrás vieram o VW Gol (77.612), em alta após reestilização e câmbio automático, e o Chevrolet Prisma (71.735), que aumentou sua vantagem como nº 1 entre os sedãs. Já o VW Polo (69.584) de nova geração encerrou o seu primeiro ano completo em 6º, pouco à frente do Renault Kwid (67.320), que assumiu o posto de mais vendido da marca francesa – o Sandero (52.401), sexto no ano passado, caiu para 11º.
Após o Fiat Argo (63.011), novo best seller da FCA, o Jeep Compass (60.284) continuou forte e emplacou quase 23% a mais do que em 2017, sendo o único SUV no pelotão de cima. Mesmo perdendo quase 11% de seus compradores, o Toyota Corolla (59.062) se manteve no top 10 e foi o único sedã médio até a 28ª posição – principal rival, o Honda Civic (25.942) praticamente manteve os números de 2017 e foi apenas o 29º colocado.
Em 13º, mesma colocação do ano passado, o Hyundai Creta (48.976) foi, pela 1ª vez, o SUV compacto mais vendido. A briga no segmento, porém, foi acirradíssima, com Honda HR-V (47.959), Nissan Kicks (46.812) e Jeep Renegade (46.344) separados por menos de 2 mil unidades. O melhor novato do ano foi o VW Virtus (41.634), com ampla margem para o rival e também recém-lançado Fiat Cronos (29.307).
O ano não foi bom para o VW Voyage (32.683) e nem para o Hyundai HB20S (32.155), que perderam fôlego e ficaram fora do top 20. Afetado pela chegada do Yaris Hatch (18.584), o Toyota Etios Hatch (27.847) perdeu mais de 1/3 de seus compradores nos últimos 12 meses. Situação oposta, por exemplo, à vivenciada pelo Renault Captur (26.504) e pelo Chevrolet Tracker (26.100), que avançaram mais de 90% cada.
O veterano Fiat Uno (15.151) despencou da 16ª para a 39ª colocação, vendendo menos, por exemplo, do que o Chevrolet Cruze Sedan (19.828). Também em mau momento, os franceses Peugeot 208 (7.092) e Citroën C3 (6.378) perderam pelo menos 35% de seus emplacamentos. Com o reforço da nova geração, o VW Tiguan (5.771) pela primeira vez assegurou presença no top 50 anual.
POS. |
MODELO |
2018 |
% TOTAL |
2017 |
% TOTAL |
% VAR. 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
210.458 |
10,01% |
188.654 |
10,16% |
11,56% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
105.506 |
5,02% |
105.539 |
5,69% |
-0,03% |
2º |
3º |
FORD KA |
103.286 |
4,91% |
94.893 |
5,11% |
8,84% |
3º |
4º |
VW GOL |
77.612 |
3,69% |
73.919 |
3,98% |
5,00% |
4º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
71.735 |
3,41% |
68.988 |
3,72% |
3,98% |
5º |
6º |
VW POLO |
69.584 |
3,31% |
9.521 |
0,51% |
630,85% |
46º |
7º |
RENAULT KWID |
67.320 |
3,20% |
22.576 |
1,22% |
198,19% |
31º |
8º |
FIAT ARGO |
63.011 |
3,00% |
27.925 |
1,50% |
125,64% |
22º |
9º |
JEEP COMPASS |
60.284 |
2,87% |
49.187 |
2,65% |
22,56% |
9º |
10º |
TOYOTA COROLLA |
59.062 |
2,81% |
66.188 |
3,57% |
-10,77% |
7º |
11º |
RENAULT SANDERO |
52.401 |
2,49% |
67.344 |
3,63% |
-22,19% |
6º |
12º |
FIAT MOBI |
49.491 |
2,35% |
54.270 |
2,92% |
-8,81% |
8º |
13º |
HYUNDAI CRETA |
48.976 |
2,33% |
41.625 |
2,24% |
17,66% |
13º |
14º |
HONDA HR-V |
47.959 |
2,28% |
47.775 |
2,57% |
0,39% |
10º |
15º |
NISSAN KICKS |
46.812 |
2,23% |
33.464 |
1,80% |
39,89% |
18º |
16º |
JEEP RENEGADE |
46.344 |
2,20% |
38.330 |
2,06% |
20,91% |
15º |
17º |
VW VIRTUS |
41.634 |
1,98% |
98 |
0,01% |
NOVO |
- |
18º |
VW FOX/CROSS FOX |
39.260 |
1,87% |
42.716 |
2,30% |
-8,09% |
11º |
19º |
FORD KA SEDAN |
39.027 |
1,86% |
27.647 |
1,49% |
41,16% |
23º |
20º |
FORD ECOSPORT |
34.497 |
1,64% |
31.195 |
1,68% |
10,59% |
21º |
21º |
VW VOYAGE |
32.683 |
1,55% |
40.822 |
2,20% |
-19,94% |
14º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
32.155 |
1,53% |
32.232 |
1,74% |
-0,24% |
19º |
23º |
FIAT CRONOS |
29.307 |
1,39% |
- |
- |
NOVO |
- |
24º |
NISSAN VERSA |
27.993 |
1,33% |
23.370 |
1,26% |
19,78% |
29º |
25º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
27.847 |
1,32% |
41.986 |
2,26% |
-33,68% |
12º |
26º |
HONDA FIT |
27.359 |
1,30% |
25.347 |
1,37% |
7,94% |
26º |
27º |
RENAULT CAPTUR |
26.504 |
1,26% |
13.742 |
0,74% |
92,87% |
39º |
28º |
CHEVROLET TRACKER |
26.100 |
1,24% |
12.136 |
0,65% |
115,06% |
42º |
29º |
HONDA CIVIC |
25.942 |
1,23% |
25.871 |
1,39% |
0,27% |
25º |
30º |
CHEVROLET SPIN |
25.192 |
1,20% |
24.713 |
1,33% |
1,94% |
28º |
31º |
RENAULT DUSTER |
23.579 |
1,12% |
17.638 |
0,95% |
33,68% |
35º |
32º |
RENAULT LOGAN |
22.471 |
1,07% |
26.010 |
1,40% |
-13,61% |
24º |
33º |
CHEVROLET COBALT |
21.488 |
1,02% |
22.949 |
1,24% |
-6,37% |
30º |
34º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
21.207 |
1,01% |
31.395 |
1,69% |
-32,45% |
20º |
35º |
VW UP |
20.563 |
0,98% |
34.161 |
1,84% |
-39,81% |
17º |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
19.828 |
0,94% |
19.192 |
1,03% |
3,31% |
33º |
37º |
TOYOTA YARIS HATCH |
18.584 |
0,88% |
- |
- |
NOVO |
- |
38º |
FIAT SIENA |
17.470 |
0,83% |
24.955 |
1,34% |
-29,99% |
27º |
39º |
FIAT UNO |
15.151 |
0,72% |
34.165 |
1,84% |
-55,65% |
16º |
40º |
HONDA CITY |
14.900 |
0,71% |
15.974 |
0,86% |
-6,72% |
36º |
41º |
HONDA WR-V |
14.797 |
0,70% |
15.353 |
0,83% |
-3,62% |
37º |
42º |
FORD FIESTA |
14.505 |
0,69% |
19.057 |
1,03% |
-23,89% |
34º |
43º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
13.674 |
0,65% |
- |
- |
NOVO |
- |
44º |
TOYOTA HILUX SW4 |
13.481 |
0,64% |
12.567 |
0,68% |
7,27% |
40º |
45º |
NISSAN MARCH |
11.947 |
0,57% |
14.052 |
0,76% |
-14,98% |
38º |
46º |
PEUGEOT 2008 |
9.745 |
0,46% |
10.571 |
0,57% |
-7,81% |
43º |
47º |
HYUNDAI IX35 |
8.525 |
0,41% |
10.254 |
0,55% |
-16,86% |
44º |
48º |
PEUGEOT 208 |
7.092 |
0,34% |
12.157 |
0,65% |
-41,66% |
41º |
49º |
CITROËN C3 |
6.378 |
0,30% |
9.881 |
0,53% |
-35,45% |
45º |
50º |
VW TIGUAN |
5.771 |
0,27% |
1.418 |
0,08% |
306,98% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
2.101.843 |
100,00% |
1.856.227 |
100,00% |
13,23% |
|
COMERCIAIS LEVES
Após um 2017 em que teve a liderança ameaçada, a Fiat Strada voltou a mostrar força em 2018. Com crescimento de quase 23%, a picape compacta da Fiat emplacou 67.227 unidades, 12,6 mil a mais do que no ano passado, e abriu quase 9 mil unidades de vantagem sobre a Toro - esta com 58.477 emplacamentos e liderança folgada entre as picapes maiores.
A VW Saveiro (45.920) se manteve no pódio, mas desta vez sem a mesma folga em relação à Toyota Hilux (39.278). Com o menor crescimento do top 5 (+4,4%), a Chevrolet S10 (31.761) também viu cair a vantagem sobre a Ford Ranger (20.552). Novamente com a maior evolução do top 10 (+56,9%), a VW Amarok (18.766) foi a sétima.
Em 10ª no ano passado, a Fiat Fiorino (13.547) deixou a Renault Duster Oroch (43.409) e a Chevrolet Montana (13.106) para trás. A picape da Chevrolet, aliás, foi a única entre as primeiras colocadas a vender menos do que em 2017 (-11,9%). Mesmo repetindo a 13ª posição de 2017 e longe das principais rivais, a Nissan Frontier (6.325) incrementou suas vendas em mais de 50%.
POS. |
MODELO |
2018 |
% TOTAL |
2017 |
% TOTAL |
% VAR. 18/17 |
POS. 2017 |
1º |
FIAT STRADA |
67.227 |
18,23% |
54.870 |
17,37% |
22,52% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
58.477 |
15,86% |
50.723 |
16,05% |
15,29% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
45.920 |
12,45% |
42.414 |
13,42% |
8,27% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
39.278 |
10,65% |
34.368 |
10,88% |
14,29% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
31.761 |
8,61% |
30.438 |
9,63% |
4,35% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
20.552 |
5,57% |
17.830 |
5,64% |
15,27% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
18.766 |
5,09% |
11.964 |
3,79% |
56,85% |
8º |
8º |
FIAT FIORINO |
13.547 |
3,67% |
10.947 |
3,46% |
23,75% |
10º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
13.409 |
3,64% |
11.047 |
3,50% |
21,38% |
9º |
10º |
CHEVROLET MONTANA |
13.106 |
3,55% |
14.872 |
4,71% |
-11,87% |
7º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
10.766 |
2,92% |
9.946 |
3,15% |
8,24% |
11º |
12º |
RENAULT MASTER |
7.193 |
1,95% |
6.181 |
1,96% |
16,37% |
12º |
13º |
NISSAN FRONTIER |
6.325 |
1,71% |
4.057 |
1,28% |
55,90% |
13º |
14º |
HYUNDAI HR |
4.310 |
1,17% |
4.041 |
1,28% |
6,66% |
14º |
15º |
FIAT DUCATO |
3.029 |
0,82% |
1.544 |
0,49% |
96,18% |
17º |
16º |
KIA K2500 |
2.481 |
0,67% |
1.650 |
0,52% |
50,36% |
16º |
17º |
IVECO DAILY 3514 |
2.068 |
0,56% |
2.008 |
0,64% |
2,99% |
15º |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
1.321 |
0,36% |
620 |
0,20% |
113,06% |
20º |
19º |
VW EXPRESS |
1.312 |
0,36% |
- |
- |
- |
- |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
1.268 |
0,34% |
939 |
0,30% |
35,04% |
19º |
21º |
RENAULT KANGOO |
1.265 |
0,34% |
1.254 |
0,40% |
0,88% |
18º |
22º |
CITROËN JUMPY |
1.171 |
0,32% |
121 |
0,04% |
867,77% |
31º |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
902 |
0,24% |
154 |
0,05% |
485,71% |
30º |
24º |
RAM 2500 |
678 |
0,18% |
332 |
0,11% |
104,22% |
27º |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
633 |
0,17% |
424 |
0,13% |
49,29% |
23º |
26º |
IVECO DAILY 30S13 |
334 |
0,09% |
- |
- |
- |
- |
27º |
CITROËN BERLINGO |
293 |
0,08% |
- |
- |
- |
- |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
181 |
0,05% |
67 |
0,02% |
170,15% |
35º |
29º |
IVECO DAILY |
163 |
0,04% |
82 |
0,03% |
98,78% |
34º |
30º |
JAC V260 |
160 |
0,04% |
- |
- |
- |
- |
31º |
EFFA K01 |
136 |
0,04% |
107 |
0,03% |
27,10% |
32º |
32º |
FIAT UNO |
88 |
0,02% |
166 |
0,05% |
-46,99% |
29º |
33º |
IVECO DAILY 5516 |
78 |
0,02% |
- |
- |
- |
- |
34º |
LIFAN FOISON |
77 |
0,02% |
380 |
0,12% |
-79,74% |
26º |
35º |
MERCEDES-BENZ VITO |
50 |
0,01% |
438 |
0,14% |
-88,58% |
22º |
36º |
EFFA K02 |
37 |
0,01% |
23 |
0,01% |
60,87% |
42º |
37º |
CITROËN JUMPER |
35 |
0,01% |
415 |
0,13% |
-91,57% |
24º |
38º |
EFFA V21 |
32 |
0,01% |
26 |
0,01% |
23,08% |
38º |
39º |
EFFA V22 |
27 |
0,01% |
17 |
0,01% |
58,82% |
50º |
40º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
24 |
0,01% |
21 |
0,01% |
14,29% |
46º |
41º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
23 |
0,01% |
18 |
0,01% |
27,78% |
49º |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
22 |
0,01% |
283 |
0,09% |
-92,23% |
28º |
43º |
FORD F150 |
21 |
0,01% |
- |
- |
- |
- |
44º |
JAC T8 |
19 |
0,01% |
25 |
0,01% |
-24,00% |
39º |
45º |
VW KOMBI |
17 |
0,00% |
- |
- |
- |
- |
46º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
15 |
0,00% |
22 |
0,01% |
-31,82% |
44º |
47º |
RELY PUCK-UP |
13 |
0,00% |
24 |
0,01% |
-45,83% |
41º |
48º |
PEUGEOT BOXER |
9 |
0,00% |
87 |
0,03% |
-89,66% |
33º |
49º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
8 |
0,00% |
- |
- |
- |
- |
50º |
AGRALE MARRUÁ |
7 |
0,00% |
- |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
368.811 |
100,00% |
315.965 |
100,00% |
16,73% |
|
Em dezembro
Mesmo em baixa de quase 12% nas últimas semanas, o Chevrolet Onix (19.642) encerrou o último mês de 2018 vendendo mais do que o dobro do Hyundai HB20 (8.995) e do Ford Ka (8.534), adversários mais próximos. Um dos destaques de dezembro, o Renault Kwid (7.653) bateu o VW Gol (7.272) e assumiu o quarto lugar.
Atrás do Chevrolet Prisma (6.742), nº 1 entre os sedãs, o VW Polo superou a barreira dos 6 mil emplacamentos (6.030). O renovado Jeep Renegade, com 5.498 unidades, assumiu a liderança entre os SUVs, que ainda teve o Hyundai Creta (4.920) no top 10 – entre ambos, o Toyota Corolla e suas 5.182 unidades.
No top 20, por muito pouco o Captur (3.363) não tomou do Sandero (3.446) a posição de 2º Renault mais vendido. Mantendo o bom momento comercial, mesmo recuando pouco mais de 20% em relação ao ótimo resultado do mês anterior, a Chevrolet Spin emplacou 3.195 unidades. Já a versão Sedan do Toyota Yaris levou a melhor sobre o Hatch pelo 2º mês seguido (3.128 x 2.810).
Respondendo por mais da metade das vendas da marca, o Citroën C4 Cactus (1.151) se aproximou bastante do Honda WR-V (1.202) em seu quarto mês de mercado. Com 771 unidades, o VW Tiguan vendeu mais do que o Ford Fiesta (759) e garantiu o 48º lugar.
POS. |
MODELO |
DEZ 18 |
% TOTAL |
NOV 18 |
% TOTAL |
% VAR. DEZ/NOV |
POS. NOV |
1º |
CHEVROLET ONIX |
19.642 |
10,37% |
22.277 |
11,59% |
-11,83% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
8.995 |
4,75% |
8.395 |
4,37% |
7,15% |
4º |
3º |
FORD KA |
8.534 |
4,51% |
8.834 |
4,60% |
-3,40% |
3º |
4º |
RENAULT KWID |
7.653 |
4,04% |
7.092 |
3,69% |
7,91% |
6º |
5º |
VW GOL |
7.272 |
3,84% |
8.836 |
4,60% |
-17,70% |
2º |
6º |
CHEVROLET PRISMA |
6.742 |
3,56% |
7.598 |
3,95% |
-11,27% |
5º |
7º |
VW POLO |
6.030 |
3,18% |
5.644 |
2,94% |
6,84% |
8º |
8º |
JEEP RENEGADE |
5.498 |
2,90% |
3.845 |
2,00% |
42,99% |
17º |
9º |
TOYOTA COROLLA |
5.182 |
2,74% |
5.023 |
2,61% |
3,17% |
11º |
10º |
HYUNDAI CRETA |
4.920 |
2,60% |
5.171 |
2,69% |
-4,85% |
9º |
11º |
JEEP COMPASS |
4.762 |
2,51% |
5.008 |
2,61% |
-4,91% |
12º |
12º |
NISSAN KICKS |
4.328 |
2,28% |
4.040 |
2,10% |
7,13% |
15º |
13º |
VW VIRTUS |
4.241 |
2,24% |
3.955 |
2,06% |
7,23% |
16º |
14º |
FIAT ARGO |
4.035 |
2,13% |
6.078 |
3,16% |
-33,61% |
7º |
15º |
HONDA HR-V |
3.719 |
1,96% |
3.305 |
1,72% |
12,53% |
20º |
16º |
FORD KA SEDAN |
3.560 |
1,88% |
3.695 |
1,92% |
-3,65% |
18º |
17º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.470 |
1,83% |
3.330 |
1,73% |
4,20% |
19º |
18º |
RENAULT SANDERO |
3.446 |
1,82% |
5.110 |
2,66% |
-32,56% |
10º |
19º |
RENAULT CAPTUR |
3.363 |
1,78% |
2.554 |
1,33% |
31,68% |
24º |
20º |
FIAT MOBI |
3.332 |
1,76% |
4.258 |
2,22% |
-21,75% |
13º |
21º |
FORD ECOSPORT |
3.320 |
1,75% |
2.994 |
1,56% |
10,89% |
21º |
22º |
CHEVROLET SPIN |
3.195 |
1,69% |
4.179 |
2,18% |
-23,55% |
14º |
23º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.128 |
1,65% |
2.774 |
1,44% |
12,76% |
22º |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.810 |
1,48% |
2.507 |
1,30% |
12,09% |
26º |
25º |
RENAULT DUSTER |
2.768 |
1,46% |
2.670 |
1,39% |
3,67% |
23º |
26º |
NISSAN VERSA |
2.759 |
1,46% |
2.382 |
1,24% |
15,83% |
29º |
27º |
HYUNDAI HB20S |
2.717 |
1,43% |
2.543 |
1,32% |
6,84% |
25º |
28º |
VW VOYAGE |
2.677 |
1,41% |
2.269 |
1,18% |
17,98% |
30º |
29º |
FIAT CRONOS |
2.649 |
1,40% |
2.384 |
1,24% |
11,12% |
28º |
30º |
CHEVROLET COBALT |
2.477 |
1,31% |
2.059 |
1,07% |
20,30% |
32º |
31º |
HONDA FIT |
2.332 |
1,23% |
2.441 |
1,27% |
-4,47% |
27º |
32º |
CHEVROLET TRACKER |
2.053 |
1,08% |
2.049 |
1,07% |
0,20% |
33º |
33º |
HONDA CIVIC |
1.974 |
1,04% |
2.202 |
1,15% |
-10,35% |
31º |
34º |
VW UP |
1.965 |
1,04% |
1.752 |
0,91% |
12,16% |
36º |
35º |
FIAT SIENA |
1.704 |
0,90% |
1.482 |
0,77% |
14,98% |
38º |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.696 |
0,90% |
1.861 |
0,97% |
-8,87% |
34º |
37º |
FIAT UNO |
1.523 |
0,80% |
1.522 |
0,79% |
0,07% |
37º |
38º |
HONDA CITY |
1.515 |
0,80% |
1.833 |
0,95% |
-17,35% |
35º |
39º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.449 |
0,77% |
1.241 |
0,65% |
16,76% |
41º |
40º |
RENAULT LOGAN |
1.435 |
0,76% |
1.321 |
0,69% |
8,63% |
40º |
41º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.346 |
0,71% |
1.117 |
0,58% |
20,50% |
43º |
42º |
HONDA WR-V |
1.202 |
0,63% |
1.332 |
0,69% |
-9,76% |
39º |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.151 |
0,61% |
1.150 |
0,60% |
0,09% |
42º |
44º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.048 |
0,55% |
969 |
0,50% |
8,15% |
45º |
45º |
CHERY TIGGO |
837 |
0,44% |
864 |
0,45% |
-3,13% |
46º |
46º |
NISSAN MARCH |
817 |
0,43% |
743 |
0,39% |
9,96% |
48º |
47º |
PEUGEOT 2008 |
808 |
0,43% |
857 |
0,45% |
-5,72% |
47º |
48º |
VW TIGUAN |
771 |
0,41% |
986 |
0,51% |
-21,81% |
44º |
49º |
FORD FIESTA |
759 |
0,40% |
738 |
0,38% |
2,85% |
49º |
50º |
HYUNDAI IX35 |
705 |
0,37% |
671 |
0,35% |
5,07% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
189.411 |
100,00% |
192.135 |
100,00% |
-1,42% |
|
Após três meses seguidos na liderança, a Fiat Strada (5.780) foi derrotada pela Fiat Toro (5.863) por menos de 100 unidades. Quarto lugar nas últimas listas, a Toyota Hilux (4.529) subiu para o terceiro lugar com mais de 600 unidades de vantagem sobre a VW Saveiro (3.922).
Acima de 3 mil emplacamentos, a Chevrolet S10 (3.009) completou o top 5. A Ford Ranger, que havia encarado uma disputa acirrada pelo sexto lugar em novembro, superou as 2 mil unidades (2.140) e abriu uma pequena vantagem sobre a VW Amarok (1.801). Destaque também para o Fiat Ducato (752), em 12ª, mais do que duplicando os números do mês anterior.
POS. |
MODELO |
DEZ 18 |
% TOTAL |
NOV 18 |
% TOTAL |
% VAR. DEZ/NOV |
POS. NOV |
1º |
FIAT TORO |
5.863 |
16,47% |
3.922 |
13,45% |
49,49% |
2º |
2º |
FIAT STRADA |
5.780 |
16,24% |
5.158 |
17,68% |
12,06% |
1º |
3º |
TOYOTA HILUX |
4.529 |
12,73% |
3.382 |
11,59% |
33,91% |
4º |
4º |
VW SAVEIRO |
3.922 |
11,02% |
3.516 |
12,05% |
11,55% |
3º |
5º |
CHEVROLET S10 |
3.009 |
8,45% |
2.749 |
9,42% |
9,46% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
2.140 |
6,01% |
1.572 |
5,39% |
36,13% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.801 |
5,06% |
1.540 |
5,28% |
16,95% |
7º |
8º |
FIAT FIORINO |
1.620 |
4,55% |
1.022 |
3,50% |
58,51% |
9º |
9º |
CHEVROLET MONTANA |
1.370 |
3,85% |
1.169 |
4,01% |
17,19% |
8º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.222 |
3,43% |
997 |
3,42% |
22,57% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
898 |
2,52% |
805 |
2,76% |
11,55% |
11º |
12º |
FIAT DUCATO |
752 |
2,11% |
354 |
1,21% |
112,43% |
14º |
13º |
RENAULT MASTER |
692 |
1,94% |
505 |
1,73% |
37,03% |
13º |
14º |
NISSAN FRONTIER |
513 |
1,44% |
738 |
2,53% |
-30,49% |
12º |
15º |
VW EXPRESS |
208 |
0,58% |
234 |
0,80% |
-11,11% |
17º |
16º |
KIA K2500 |
195 |
0,55% |
266 |
0,91% |
-26,69% |
15º |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
142 |
0,40% |
84 |
0,29% |
69,05% |
23º |
18º |
IVECO DAILY 3514 |
132 |
0,37% |
239 |
0,82% |
-44,77% |
16º |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
130 |
0,37% |
166 |
0,57% |
-21,69% |
18º |
20º |
PEUGEOT EXPERT |
96 |
0,27% |
84 |
0,29% |
14,29% |
24º |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
95 |
0,27% |
127 |
0,44% |
-25,20% |
19º |
22º |
RAM 2500 |
85 |
0,24% |
60 |
0,21% |
41,67% |
25º |
23º |
CITROËN JUMPY |
84 |
0,24% |
98 |
0,34% |
-14,29% |
21º |
24º |
IVECO DAILY 30S13 |
73 |
0,21% |
104 |
0,36% |
-29,81% |
20º |
25º |
CITROËN BERLINGO |
43 |
0,12% |
50 |
0,17% |
-14,00% |
26º |
26º |
IVECO DAILY |
34 |
0,10% |
23 |
0,08% |
47,83% |
28º |
27º |
HYUNDAI HR |
30 |
0,08% |
89 |
0,31% |
-66,29% |
22º |
28º |
FIAT UNO |
28 |
0,08% |
3 |
0,01% |
833,33% |
34º |
29º |
RENAULT KANGOO |
18 |
0,05% |
30 |
0,10% |
-40,00% |
27º |
30º |
IVECO DAILY 5516 |
9 |
0,03% |
15 |
0,05% |
-40,00% |
30º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
8 |
0,02% |
7 |
0,02% |
14,29% |
32º |
32º |
EFFA K01 |
7 |
0,02% |
14 |
0,05% |
-50,00% |
31º |
33º |
JAC V260 |
6 |
0,02% |
17 |
0,06% |
-64,71% |
29º |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
6 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
PEUGEOT BOXER |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
45º |
36º |
VW KOMBI |
5 |
0,01% |
1 |
0,00% |
400,00% |
48º |
37º |
EFFA K02 |
4 |
0,01% |
3 |
0,01% |
33,33% |
33º |
38º |
AGRALE MARRUÁ |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
CITROËN JUMPER |
3 |
0,01% |
1 |
0,00% |
200,00% |
41º |
40º |
DODGE RAM |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
36º |
42º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
42º |
43º |
MERCEDES-BENZ RIBEIRAUTO |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
RENAULT ALASKAN |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
FARGO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
FORD F100 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
38º |
49º |
GM AVALANCHE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
50º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
39º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
35.590 |
100,00% |
29.169 |
100,00% |
22,01% |
|
Fonte: Fenabrave
Galeria: Chevrolet Onix 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025