O mercado brasileiro manteve em 2018 a reação iniciada no ano anterior. De acordo com os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (03/01) pela Fenabrave, as vendas de veículos novos chegaram a 2.470.654 unidades, um crescimento de 13,74% na comparação com 2017 (2.172.192).
O ano, aliás, encerrou melhor do que o esperado. "Iniciamos 2018 com uma expectativa de alta mais moderada, porém, em função da melhora mais acentuada da economia e da confiança do consumidor e investidores, ao longo do ano, o desempenho do setor automotivo foi maior do que o esperado”, afirmou Alarico Assumpção Júnior, presidente da entidade.
Ainda segundo o executivo, “mesmo com acontecimentos negativos, como a greve dos caminhoneiros, em maio, e a indefinição política no período pré-eleitoral, o mercado continuou em ritmo de alta". O resultado das eleições, segundo Assumpção, também fez com que o mercado reagisse positivamente. "Os índices de confiança e de expectativas, tanto dos consumidores como dos empresários, refletiram otimismo com a apuração das urnas", destacou.
Única marca a superar a barreira das 400 mil unidades, a Chevrolet (434.364) completou três anos consecutivos na liderança do mercado, com quase 18% de participação, mas viu cair a diferença em relação à rival mais próxima. Terceira em 2017, a VW (368.200) cresceu mais de 35% e deixou a Fiat (325.726) para trás por boa margem.
A Ford, com 226.437 unidades, repetiu o quarto lugar do ano passado. A novidade de 2018 foi o quinto lugar da Renault (214.914), sétima em 2017, com crescimento de quase 30%. Já a Hyundai (206.667) caiu para sexto e viu a aproximação da Toyota (200.116) – no ano anterior, a vantagem da sul-coreana havia sido de quase 12 mil unidades.
Com a Honda (131.592) praticamente estável, Jeep (106.945) e Nissan (97.505) experimentaram avanços acima dos 20% para completar o top 10. Primeira fora do pelotão de cima, a Peugeot (23.674) viveu um mau ano e perdeu quase 12% de seus compradores. Mostrando que apenas a Renault se salvou entre as francesas, a Citroën (20.336) recuou 9,8%.
Entre as marcas premium, nova vitória da Mercedes-Benz (14.365), embora tenha sido a BMW (11.369) a que mais cresceu (+11,8%). A Audi, por sua vez, não teve o que comemorar: com 8.677 unidades, a alemã foi quem mais perdeu espaço nos últimos 12 meses dentre todas as marcas do top 20 (-12,4%).
POS. |
MARCA |
TOTAL 2018 |
PART. |
TOTAL 2017 |
PART. |
% (18/17) |
1º |
CHEVROLET |
434.364 |
17,58% |
394.099 |
18,14% |
10,22% |
2º |
VW |
368.200 |
14,90% |
272.079 |
12,53% |
35,33% |
3º |
FIAT |
325.726 |
13,18% |
291.324 |
13,41% |
11,81% |
4º |
FORD |
226.437 |
9,17% |
206.746 |
9,52% |
9,52% |
5º |
RENAULT |
214.914 |
8,70% |
167.014 |
7,69% |
28,68% |
6º |
HYUNDAI |
206.667 |
8,36% |
201.955 |
9,30% |
2,33% |
7º |
TOYOTA |
200.116 |
8,10% |
189.974 |
8,75% |
5,34% |
8º |
HONDA |
131.592 |
5,33% |
131.086 |
6,03% |
0,39% |
9º |
JEEP |
106.945 |
4,33% |
88.185 |
4,06% |
21,27% |
10º |
NISSAN |
97.505 |
3,95% |
78.817 |
3,63% |
23,71% |
11º |
PEUGEOT |
23.674 |
0,96% |
26.855 |
1,24% |
-11,85% |
12º |
MITSUBISHI |
22.133 |
0,90% |
21.866 |
1,01% |
1,22% |
13º |
CITROËN |
20.336 |
0,82% |
22.556 |
1,04% |
-9,84% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
14.365 |
0,58% |
14.340 |
0,66% |
0,17% |
15º |
KIA |
11.723 |
0,47% |
8.433 |
0,39% |
39,01% |
16º |
BMW |
11.369 |
0,46% |
10.165 |
0,47% |
11,84% |
17º |
AUDI |
8.677 |
0,35% |
9.910 |
0,46% |
-12,44% |
18º |
CHERY |
8.639 |
0,35% |
3.734 |
0,17% |
131,36% |
19º |
VOLVO |
6.834 |
0,28% |
- |
- |
- |
20º |
LAND ROVER |
6.754 |
0,27% |
6.476 |
0,30% |
4,29% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.470.654 |
100,00% |
2.172.192 |
100,00% |
13,74% |
Observação: A Fenabrave não informou o resultado de 2017 da Volvo.
As vendas no último mês do ano (225.001) cresceram 1,67% na comparação com novembro. Em relação ao mesmo período de 2017 (204.823), o avanço foi mais significativo, de 9,85%. Fechando 38 meses consecutivos na ponta, a Chevrolet (41.573) foi a única entre as sete primeiras a perder espaço nas últimas semanas (-8,2%).
VW (33.594) e Fiat (27.802) completaram o pódio, com a Renault (20.611) fechando o "G4" pelo segundo mês seguido. Quarta em novembro, a Ford (19.022) foi superada pela Toyota (19.937), que experimentou um avanço superior a 14%.
A Jeep, com 10.276 unidades, se aproximou da Honda (10.841) na disputa pelo oitavo lugar graças ao maior crescimento em relação a novembro (+15,8%). Destaque negativo do mês, a Mercedes-Benz (1.221) foi a campeã de retração (-9,1%).
POS. |
MARCA |
DEZ 18 (A) |
PART. |
NOV 18 (B) |
PART. |
% (A / B) |
DEZ 17 (C) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
41.573 |
18,48% |
45.271 |
20,46% |
-8,17% |
37.416 |
11,11% |
2º |
VW |
33.594 |
14,93% |
33.305 |
15,05% |
0,87% |
25.680 |
30,82% |
3º |
FIAT |
27.802 |
12,36% |
26.864 |
12,14% |
3,49% |
26.629 |
4,40% |
4º |
RENAULT |
20.611 |
9,16% |
20.299 |
9,17% |
1,54% |
15.315 |
34,58% |
5º |
TOYOTA |
19.937 |
8,86% |
17.476 |
7,90% |
14,08% |
19.122 |
4,26% |
6º |
FORD |
19.022 |
8,45% |
18.655 |
8,43% |
1,97% |
19.203 |
-0,94% |
7º |
HYUNDAI |
17.968 |
7,99% |
17.432 |
7,88% |
3,07% |
18.981 |
-5,34% |
8º |
HONDA |
10.841 |
4,82% |
11.200 |
5,06% |
-3,21% |
11.323 |
-4,26% |
9º |
JEEP |
10.276 |
4,57% |
8.872 |
4,01% |
15,83% |
8.473 |
21,28% |
10º |
NISSAN |
8.752 |
3,89% |
8.352 |
3,77% |
4,79% |
8.147 |
7,43% |
11º |
CITROËN |
2.226 |
0,99% |
2.082 |
0,94% |
6,92% |
2.055 |
8,32% |
12º |
MITSUBISHI |
1.970 |
0,88% |
1.841 |
0,83% |
7,01% |
1.749 |
12,64% |
13º |
PEUGEOT |
1.757 |
0,78% |
1.713 |
0,77% |
2,57% |
2.337 |
-24,82% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
1.221 |
0,54% |
1.343 |
0,61% |
-9,08% |
1.144 |
6,73% |
15º |
CHERY |
1.147 |
0,51% |
1.110 |
0,50% |
3,33% |
- |
- |
16º |
BMW |
1.125 |
0,50% |
883 |
0,40% |
27,41% |
1.163 |
-3,27% |
17º |
KIA |
991 |
0,44% |
867 |
0,39% |
14,30% |
743 |
33,38% |
18º |
AUDI |
896 |
0,40% |
660 |
0,30% |
35,76% |
1.192 |
-24,83% |
19º |
VOLVO |
762 |
0,34% |
638 |
0,29% |
19,44% |
- |
- |
20º |
LAND ROVER |
598 |
0,27% |
459 |
0,21% |
30,28% |
775 |
-22,84% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
TOTAL |
225.001 |
100,00% |
221.304 |
100,00% |
1,67% |
204.823 |
9,85% |
Observação: A Fenabrave não informou os resultados de dezembro de 2017 da Chery e da Volvo.
Fonte: Fenabrave
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