A Volkswagen manteve a recuperação no mercado alemão pelo segundo mês consecutivo após o “setembro negro”, quando ficou fora da liderança pela primeira vez desde 1990. Mesmo perdendo 15% de seus compradores de 2017, a montadora encerrou novembro emplacando os três modelos mais vendidos.
Enquanto o líder Golf (17.259) recuou mais de 20%, o Polo, com incremento de 60% em suas vendas, saltou da oitava para a segunda colocação nas últimas semanas. Discreto nos últimos rankings, o Passat (5.945) completou o pódio, mas com o Mercedes Classe C (5.530) muito próximo, ambos com números piores do que os do ano passado.
O destaque do mês ficou por conta do MINI Cooper. Com 4.876 unidades, apenas três a mais do que o VW Tiguan (4.873), o britânico garantiu o seu primeiro top 5 no mais importante mercado europeu e o seu terceiro top 10 consecutivo. Mais do que dobrando as vendas do ano passado (+113%), o Mercedes Classe A veio logo em seguida.
Atrás apenas da VW na quantidade de modelos no top 10 (4), a Mercedes ainda emplacou o Classe E (4.629) em oitavo. Ambos em baixa na casa dos 12%, Skoda Octavia (4.588) e Ford Focus (4.173) completaram o pelotão de cima.
Em queda de quase 43% nos últimos doze meses, a Audi não emplacou nenhum modelo no top 20 – o A3, com 3.113 unidades, foi o melhor da marca em 21º. Em boa carreira comercial na Alemanha, o Ford Ecosport (2.289) praticamente encostou no Opel Crossland X (2.300) e ainda vendeu mais do que o novato VW T-Roc (2.101).
Ainda sob impacto do WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, as vendas de veículos novos, de 272.674 unidades, recuaram 9,9% sobre 2017. O acumulado de 2018 (3.198.720) ainda está positivo, mas agora apenas em 0,4%. O desempenho de dezembro é que vai definir tudo.
POS. |
MODELO |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
17.259 |
6,3% |
22.168 |
-22,1% |
2 |
VW POLO |
6.109 |
2,2% |
3.667 |
66,6% |
3 |
VW PASSAT |
5.945 |
2,2% |
6.755 |
-12,0% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
5.530 |
2,0% |
5.689 |
-2,8% |
5 |
MINI Cooper |
4.876 |
1,8% |
3.812 |
27,9% |
6 |
VW TIGUAN |
4.873 |
1,8% |
6.663 |
-26,9% |
7 |
MERCEDES CLASSE A |
4.787 |
1,8% |
2.246 |
113,1% |
8 |
MERCEDES CLASSE E |
4.629 |
1,7% |
5.369 |
-13,8% |
9 |
SKODA OCTAVIA |
4.588 |
1,7% |
5.259 |
-12,8% |
10 |
FORD FOCUS |
4.173 |
1,5% |
4.742 |
-12,0% |
11 |
OPEL CORSA |
4.009 |
1,5% |
4.027 |
-0,4% |
12 |
FORD FIESTA |
3.990 |
1,5% |
4.657 |
-14,3% |
13 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.924 |
1,4% |
4.266 |
-8,0% |
14 |
BMW SÉRIE 1 |
3.893 |
1,4% |
3.974 |
-2,0% |
15 |
FORD KUGA |
3.808 |
1,4% |
3.498 |
8,9% |
16 |
OPEL ASTRA |
3.768 |
1,4% |
4.139 |
-9,0% |
17 |
SEAT LEON |
3.746 |
1,4% |
4.616 |
-18,8% |
18 |
BMW SÉRIE 5 |
3.598 |
1,3% |
4.064 |
-11,5% |
19 |
BMW SÉRIE 3 |
3.500 |
1,3% |
2.975 |
17,6% |
20 |
SKODA FABIA |
3.294 |
1,2% |
4.656 |
-29,3% |
21 |
AUDI A3 |
3.113 |
1,1% |
4.069 |
-23,5% |
22 |
AUDI A6 |
3.004 |
1,1% |
2.852 |
5,3% |
23 |
VW CADDY |
2.965 |
1,1% |
3.022 |
-1,9% |
24 |
VW TRANSPORTER |
2.863 |
1,0% |
3.430 |
-16,5% |
25 |
BMW SÉRIE 2 |
2.809 |
1,0% |
3.008 |
-6,6% |
26 |
BMW X3 |
2.809 |
1,0% |
1.427 |
96,8% |
27 |
BMW X1 |
2.592 |
1,0% |
2.812 |
-7,8% |
28 |
FIAT 500 |
2.434 |
0,9% |
2.491 |
-2,3% |
29 |
VW UP |
2.427 |
0,9% |
3.765 |
-35,5% |
30 |
SMART FORTWO |
2.379 |
0,9% |
2.716 |
-12,4% |
31 |
SKODA KODIAQ |
2.370 |
0,9% |
1.902 |
24,6% |
32 |
HYUNDAI I30 |
2.325 |
0,9% |
2.078 |
11,9% |
33 |
OPEL CROSSLAND X |
2.300 |
0,8% |
1.976 |
16,4% |
34 |
FORD ECOSPORT |
2.289 |
0,8% |
489 |
368,1% |
35 |
TOYOTA YARIS |
2.232 |
0,8% |
1.899 |
17,5% |
36 |
OPEL ADAM |
2.194 |
0,8% |
1.966 |
11,6% |
37 |
VW T-ROC |
2.101 |
0,8% |
1.059 |
98,4% |
38 |
OPEL INSIGNIA |
2.091 |
0,8% |
2.599 |
-19,5% |
39 |
VW TOURAN |
2.054 |
0,8% |
4.973 |
-58,7% |
40 |
MERCEDES CLASSE B |
2.045 |
0,7% |
1.756 |
16,5% |
41 |
SKODA SUPERB |
1.981 |
0,7% |
1.787 |
10,9% |
42 |
RENAULT TWINGO |
1.966 |
0,7% |
1.564 |
25,7% |
43 |
DACIA SANDERO |
1.947 |
0,7% |
2.100 |
-7,3% |
44 |
SKODA KAROK |
1.945 |
0,7% |
983 |
97,9% |
45 |
HYUNDAI I10 |
1.917 |
0,7% |
1.470 |
30,4% |
46 |
MERCEDES GLA |
1.908 |
0,7% |
1.608 |
18,7% |
47 |
VOLVO XC60 |
1.886 |
0,7% |
1.208 |
56,1% |
48 |
SEAT ARONA |
1.882 |
0,7% |
459 |
310,0% |
49 |
SEAT ATECA |
1.850 |
0,7% |
1.850 |
0,0% |
50 |
RENAULT CAPTUR |
1.823 |
0,7% |
2.560 |
-28,8% |
POS. |
MARCA |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
49.253 |
18,1% |
58.209 |
-15,4% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
30.416 |
11,2% |
28.687 |
6,0% |
3 |
BMW |
24.476 |
9,0% |
21.960 |
11,5% |
4 |
FORD |
22.940 |
8,4% |
21.972 |
4,4% |
5 |
OPEL |
18.952 |
7,0% |
19.820 |
-4,4% |
6 |
SKODA |
17.154 |
6,3% |
17.687 |
-3,0% |
7 |
AUDI |
13.170 |
4,8% |
22.949 |
-42,6% |
8 |
SEAT |
10.347 |
3,8% |
12.689 |
-18,5% |
9 |
HYUNDAI |
9.577 |
3,5% |
9.257 |
3,5% |
10 |
RENAULT |
9.443 |
3,5% |
13.136 |
-28,1% |
11 |
TOYOTA |
6.469 |
2,4% |
6.804 |
-4,9% |
12 |
MAZDA |
5.211 |
1,9% |
5.376 |
-3,1% |
13 |
KIA |
5.186 |
1,9% |
5.430 |
-4,5% |
14 |
FIAT |
5.118 |
1,9% |
5.281 |
-3,1% |
15 |
PEUGEOT |
4.905 |
1,8% |
8.635 |
-43,2% |
16 |
MINI |
4.876 |
1,8% |
3.812 |
27,9% |
17 |
VOLVO |
4.796 |
1,8% |
3.686 |
30,1% |
18 |
DACIA |
4.489 |
1,6% |
5.856 |
-23,3% |
19 |
MITSUBISHI |
3.767 |
1,4% |
2.884 |
30,6% |
20 |
SMART |
3.723 |
1,4% |
3.928 |
-5,2% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
272.674 |
... |
302.636 |
-9,9% |
|
ACUMULADO |
3.198.720 |
... |
3.187.312 |
0,4% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal