A queda na participação dos sedãs na composição de vendas do mercado norte-americano tem ficado cada vez mais evidente. Campeão de vendas do segmento no país mais rico do mundo, o Toyota Camry (24.545), por exemplo, perdeu quase 30% de seus compradores em novembro na comparação com o mesmo período de 2017.
Em situação similar, o Honda Civic (21.890) foi ultrapassado pelo Honda Accord (23.367) ao também perder quase 30% das vendas. Situação ainda mais crítica viveu a Nissan: em queda de mais de 20%, a montadora japonesa viu o Sentra (12.721) e o Altima (12.077), seus dois sedãs mais importantes, ficarem fora do top 20 e com retrações superiores a 27%.
O mês, no entanto, foi histórico para a Ram Pick-up. Atrás apenas da líder Ford F-Series (72.102), em baixa pelo segundo mês seguido, a nova geração da picape emplacou 52.056 unidades, seu novo recorde – esta foi a terceira vez nos últimos quatro meses em que a Ram comemorou o feito.
Aproveitando-se da boa receptividade da nova geração, o Toyota RAV4 (35.350) completou o pódio com boa vantagem sobre o Nissan Rogue (31.860) e sobre o Honda CR-V (31.488), ambos em baixa. Nono, o Ford Escape (21.516) assegurou a presença de quatro SUVs/crossovers no top 10.
Sensação por lá, o elétrico Tesla Model3 foi o preferido por 18.650 consumidores e assegurou o seu terceiro top 20 consecutivo. Patinando nos últimos meses, o Ford Fusion (16.652) reagiu graças a um avanço de quase 12%. Repetindo uma situação que tem sido constante no Brasil para a Jeep, o Compass (11.665) vendeu bem mais do que o Renegade (7.139).
Após reagir em outubro, as vendas de veículos novos nos EUA voltaram a cair no mês passado. Foram 1.392.244 unidades, ou 0,5% a menos do que há um ano. O acumulado de 2018 (15.695.288) ainda é positivo em 0,4%, mas o desempenho em dezembro será essencial para definir se o mercado fechará o ano com números azuis ou vermelhos.
POS. |
MODELO |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
72.102 |
5,2% |
72.769 |
-0,9% |
2 |
RAM PICK-UP |
52.056 |
3,7% |
36.714 |
41,8% |
3 |
TOYOTA RAV4 |
35.350 |
2,5% |
28.736 |
23,0% |
4 |
NISSAN ROGUE |
31.860 |
2,3% |
36.080 |
-11,7% |
5 |
HONDA CR-V |
31.488 |
2,3% |
32.223 |
-2,3% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
24.545 |
1,8% |
34.991 |
-29,9% |
7 |
HONDA ACCORD |
23.367 |
1,7% |
22.998 |
1,6% |
8 |
HONDA CIVIC |
21.890 |
1,6% |
31.181 |
-29,8% |
9 |
FORD ESCAPE |
21.516 |
1,5% |
25.101 |
-14,3% |
10 |
TOYOTA COROLLA |
21.105 |
1,5% |
19.287 |
9,4% |
11 |
FORD EXPLORER |
20.473 |
1,5% |
24.110 |
-15,1% |
12 |
JEEP CHEROKEE |
20.296 |
1,5% |
16.551 |
22,6% |
13 |
TOYOTA HIGHLANDER |
20.139 |
1,4% |
19.077 |
5,6% |
14 |
TOYOTA TACOMA |
19.685 |
1,4% |
16.195 |
21,5% |
15 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
18.717 |
1,3% |
18.614 |
0,6% |
16 |
TESLA MODEL 3 |
18.650 |
1,3% |
345 |
5305,8% |
17 |
HYUNDAI ELANTRA |
18.148 |
1,3% |
19.060 |
-4,8% |
18 |
FORD FUSION |
16.652 |
1,2% |
14.901 |
11,8% |
19 |
SUBARU FORESTER |
16.066 |
1,2% |
14.662 |
9,6% |
20 |
JEEP WRANGLER |
15.963 |
1,1% |
13.289 |
20,1% |
21 |
SUBARU OUTBACK |
13.437 |
1,0% |
14.361 |
-6,4% |
22 |
NISSAN SENTRA |
12.721 |
0,9% |
17.565 |
-27,6% |
23 |
NISSAN ALTIMA |
12.077 |
0,9% |
19.073 |
-36,7% |
24 |
HYUNDAI TUCSON |
11.908 |
0,9% |
11.532 |
3,3% |
25 |
JEEP COMPASS |
11.665 |
0,8% |
9.368 |
24,5% |
26 |
TOYOTA 4RUNNER |
11.494 |
0,8% |
10.103 |
13,8% |
27 |
MAZDA CX-5 |
10.882 |
0,8% |
10.610 |
2,6% |
28 |
SUBARU CROSSTREK |
10.625 |
0,8% |
10.151 |
4,7% |
29 |
HONDA PILOT |
10.537 |
0,8% |
14.189 |
-25,7% |
30 |
LEXUS RX |
10.248 |
0,7% |
10.102 |
1,4% |
31 |
DODGE GRAND CARAVAN |
10.188 |
0,7% |
8.550 |
19,2% |
32 |
FORD EDGE |
9.787 |
0,7% |
13.180 |
-25,7% |
33 |
KIA FORTE |
9.756 |
0,7% |
8.363 |
16,7% |
34 |
TOYOTA TUNDRA |
9.689 |
0,7% |
9.700 |
-0,1% |
35 |
FORD TRANSIT |
9.226 |
0,7% |
10.852 |
-15,0% |
36 |
VW JETTA |
9.207 |
0,7% |
8.362 |
10,1% |
37 |
HYUNDAI SANTA FE |
8.994 |
0,6% |
11.346 |
-20,7% |
38 |
KIA SOUL |
8.742 |
0,6% |
8.121 |
7,6% |
39 |
CHRYSLER PACIFICA |
8.514 |
0,6% |
13.195 |
-35,5% |
40 |
HYUNDAI SONATA |
8.173 |
0,6% |
7.982 |
2,4% |
41 |
HONDA ODYSSEY |
8.123 |
0,6% |
7.823 |
3,8% |
42 |
DODGE CHARGER |
7.309 |
0,5% |
6.047 |
20,9% |
43 |
JEEP RENEGADE |
7.139 |
0,5% |
7.795 |
-8,4% |
44 |
KIA SORENTO |
7.092 |
0,5% |
8.153 |
-13,0% |
45 |
VW TIGUAN |
7.067 |
0,5% |
6.947 |
1,7% |
46 |
KIA SPORTAGE |
6.927 |
0,5% |
5.503 |
25,9% |
47 |
TOYOTA SIENNA |
6.726 |
0,5% |
7.670 |
-12,3% |
48 |
KIA OPTIMA |
6.669 |
0,5% |
8.154 |
-18,2% |
49 |
NISSAN MURANO |
6.552 |
0,5% |
8.393 |
-21,9% |
50 |
NISSAN FRONTIER |
6.278 |
0,5% |
7.053 |
-11,0% |
POS. |
MARCA |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
186.048 |
13,4% |
201.296 |
-7,6% |
2 |
TOYOTA |
163.977 |
11,8% |
164.499 |
-0,3% |
3 |
HONDA |
106.481 |
7,6% |
120.440 |
-11,6% |
4 |
NISSAN |
96.427 |
6,9% |
122.959 |
-21,6% |
5 |
JEEP |
73.784 |
5,3% |
66.001 |
11,8% |
6 |
RAM |
57.970 |
4,2% |
40.390 |
43,5% |
7 |
HYUNDAI |
57.083 |
4,1% |
55.435 |
3,0% |
8 |
SUBARU |
56.782 |
4,1% |
51.721 |
9,8% |
9 |
KIA |
45.101 |
3,2% |
44.302 |
1,8% |
10 |
DODGE |
33.196 |
2,4% |
28.845 |
15,1% |
11 |
MERCEDES-BENZ |
32.879 |
2,4% |
34.112 |
-3,6% |
12 |
BMW |
28.330 |
2,0% |
28.049 |
1,0% |
13 |
VOLKSWAGEN |
26.789 |
1,9% |
29.207 |
-8,3% |
14 |
LEXUS |
26.446 |
1,9% |
27.118 |
-2,5% |
15 |
TESLA |
24.600 |
1,8% |
4.200 |
485,7% |
16 |
MAZDA |
20.660 |
1,5% |
21.469 |
-3,8% |
17 |
AUDI |
17.082 |
1,2% |
19.195 |
-11,0% |
18 |
INFINITI |
14.086 |
1,0% |
13.026 |
8,1% |
19 |
ACURA |
14.053 |
1,0% |
12.716 |
10,5% |
20 |
CHRYSLER |
13.094 |
0,9% |
16.510 |
-20,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.392.244 |
... |
1.398.760 |
-0,5% |
|
ACUMULADO |
15.695.288 |
... |
15.634.467 |
0,4% |
Observações:
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / The Truth About Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos