A queda na participação dos sedãs na composição de vendas do mercado norte-americano tem ficado cada vez mais evidente. Campeão de vendas do segmento no país mais rico do mundo, o Toyota Camry (24.545), por exemplo, perdeu quase 30% de seus compradores em novembro na comparação com o mesmo período de 2017.
Em situação similar, o Honda Civic (21.890) foi ultrapassado pelo Honda Accord (23.367) ao também perder quase 30% das vendas. Situação ainda mais crítica viveu a Nissan: em queda de mais de 20%, a montadora japonesa viu o Sentra (12.721) e o Altima (12.077), seus dois sedãs mais importantes, ficarem fora do top 20 e com retrações superiores a 27%.
O mês, no entanto, foi histórico para a Ram Pick-up. Atrás apenas da líder Ford F-Series (72.102), em baixa pelo segundo mês seguido, a nova geração da picape emplacou 52.056 unidades, seu novo recorde – esta foi a terceira vez nos últimos quatro meses em que a Ram comemorou o feito.
Aproveitando-se da boa receptividade da nova geração, o Toyota RAV4 (35.350) completou o pódio com boa vantagem sobre o Nissan Rogue (31.860) e sobre o Honda CR-V (31.488), ambos em baixa. Nono, o Ford Escape (21.516) assegurou a presença de quatro SUVs/crossovers no top 10.
Sensação por lá, o elétrico Tesla Model3 foi o preferido por 18.650 consumidores e assegurou o seu terceiro top 20 consecutivo. Patinando nos últimos meses, o Ford Fusion (16.652) reagiu graças a um avanço de quase 12%. Repetindo uma situação que tem sido constante no Brasil para a Jeep, o Compass (11.665) vendeu bem mais do que o Renegade (7.139).
Após reagir em outubro, as vendas de veículos novos nos EUA voltaram a cair no mês passado. Foram 1.392.244 unidades, ou 0,5% a menos do que há um ano. O acumulado de 2018 (15.695.288) ainda é positivo em 0,4%, mas o desempenho em dezembro será essencial para definir se o mercado fechará o ano com números azuis ou vermelhos.
POS. |
MODELO |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
72.102 |
5,2% |
72.769 |
-0,9% |
2 |
RAM PICK-UP |
52.056 |
3,7% |
36.714 |
41,8% |
3 |
TOYOTA RAV4 |
35.350 |
2,5% |
28.736 |
23,0% |
4 |
NISSAN ROGUE |
31.860 |
2,3% |
36.080 |
-11,7% |
5 |
HONDA CR-V |
31.488 |
2,3% |
32.223 |
-2,3% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
24.545 |
1,8% |
34.991 |
-29,9% |
7 |
HONDA ACCORD |
23.367 |
1,7% |
22.998 |
1,6% |
8 |
HONDA CIVIC |
21.890 |
1,6% |
31.181 |
-29,8% |
9 |
FORD ESCAPE |
21.516 |
1,5% |
25.101 |
-14,3% |
10 |
TOYOTA COROLLA |
21.105 |
1,5% |
19.287 |
9,4% |
11 |
FORD EXPLORER |
20.473 |
1,5% |
24.110 |
-15,1% |
12 |
JEEP CHEROKEE |
20.296 |
1,5% |
16.551 |
22,6% |
13 |
TOYOTA HIGHLANDER |
20.139 |
1,4% |
19.077 |
5,6% |
14 |
TOYOTA TACOMA |
19.685 |
1,4% |
16.195 |
21,5% |
15 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
18.717 |
1,3% |
18.614 |
0,6% |
16 |
TESLA MODEL 3 |
18.650 |
1,3% |
345 |
5305,8% |
17 |
HYUNDAI ELANTRA |
18.148 |
1,3% |
19.060 |
-4,8% |
18 |
FORD FUSION |
16.652 |
1,2% |
14.901 |
11,8% |
19 |
SUBARU FORESTER |
16.066 |
1,2% |
14.662 |
9,6% |
20 |
JEEP WRANGLER |
15.963 |
1,1% |
13.289 |
20,1% |
21 |
SUBARU OUTBACK |
13.437 |
1,0% |
14.361 |
-6,4% |
22 |
NISSAN SENTRA |
12.721 |
0,9% |
17.565 |
-27,6% |
23 |
NISSAN ALTIMA |
12.077 |
0,9% |
19.073 |
-36,7% |
24 |
HYUNDAI TUCSON |
11.908 |
0,9% |
11.532 |
3,3% |
25 |
JEEP COMPASS |
11.665 |
0,8% |
9.368 |
24,5% |
26 |
TOYOTA 4RUNNER |
11.494 |
0,8% |
10.103 |
13,8% |
27 |
MAZDA CX-5 |
10.882 |
0,8% |
10.610 |
2,6% |
28 |
SUBARU CROSSTREK |
10.625 |
0,8% |
10.151 |
4,7% |
29 |
HONDA PILOT |
10.537 |
0,8% |
14.189 |
-25,7% |
30 |
LEXUS RX |
10.248 |
0,7% |
10.102 |
1,4% |
31 |
DODGE GRAND CARAVAN |
10.188 |
0,7% |
8.550 |
19,2% |
32 |
FORD EDGE |
9.787 |
0,7% |
13.180 |
-25,7% |
33 |
KIA FORTE |
9.756 |
0,7% |
8.363 |
16,7% |
34 |
TOYOTA TUNDRA |
9.689 |
0,7% |
9.700 |
-0,1% |
35 |
FORD TRANSIT |
9.226 |
0,7% |
10.852 |
-15,0% |
36 |
VW JETTA |
9.207 |
0,7% |
8.362 |
10,1% |
37 |
HYUNDAI SANTA FE |
8.994 |
0,6% |
11.346 |
-20,7% |
38 |
KIA SOUL |
8.742 |
0,6% |
8.121 |
7,6% |
39 |
CHRYSLER PACIFICA |
8.514 |
0,6% |
13.195 |
-35,5% |
40 |
HYUNDAI SONATA |
8.173 |
0,6% |
7.982 |
2,4% |
41 |
HONDA ODYSSEY |
8.123 |
0,6% |
7.823 |
3,8% |
42 |
DODGE CHARGER |
7.309 |
0,5% |
6.047 |
20,9% |
43 |
JEEP RENEGADE |
7.139 |
0,5% |
7.795 |
-8,4% |
44 |
KIA SORENTO |
7.092 |
0,5% |
8.153 |
-13,0% |
45 |
VW TIGUAN |
7.067 |
0,5% |
6.947 |
1,7% |
46 |
KIA SPORTAGE |
6.927 |
0,5% |
5.503 |
25,9% |
47 |
TOYOTA SIENNA |
6.726 |
0,5% |
7.670 |
-12,3% |
48 |
KIA OPTIMA |
6.669 |
0,5% |
8.154 |
-18,2% |
49 |
NISSAN MURANO |
6.552 |
0,5% |
8.393 |
-21,9% |
50 |
NISSAN FRONTIER |
6.278 |
0,5% |
7.053 |
-11,0% |
POS. |
MARCA |
NOV.18 |
% MERCADO |
NOV.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
186.048 |
13,4% |
201.296 |
-7,6% |
2 |
TOYOTA |
163.977 |
11,8% |
164.499 |
-0,3% |
3 |
HONDA |
106.481 |
7,6% |
120.440 |
-11,6% |
4 |
NISSAN |
96.427 |
6,9% |
122.959 |
-21,6% |
5 |
JEEP |
73.784 |
5,3% |
66.001 |
11,8% |
6 |
RAM |
57.970 |
4,2% |
40.390 |
43,5% |
7 |
HYUNDAI |
57.083 |
4,1% |
55.435 |
3,0% |
8 |
SUBARU |
56.782 |
4,1% |
51.721 |
9,8% |
9 |
KIA |
45.101 |
3,2% |
44.302 |
1,8% |
10 |
DODGE |
33.196 |
2,4% |
28.845 |
15,1% |
11 |
MERCEDES-BENZ |
32.879 |
2,4% |
34.112 |
-3,6% |
12 |
BMW |
28.330 |
2,0% |
28.049 |
1,0% |
13 |
VOLKSWAGEN |
26.789 |
1,9% |
29.207 |
-8,3% |
14 |
LEXUS |
26.446 |
1,9% |
27.118 |
-2,5% |
15 |
TESLA |
24.600 |
1,8% |
4.200 |
485,7% |
16 |
MAZDA |
20.660 |
1,5% |
21.469 |
-3,8% |
17 |
AUDI |
17.082 |
1,2% |
19.195 |
-11,0% |
18 |
INFINITI |
14.086 |
1,0% |
13.026 |
8,1% |
19 |
ACURA |
14.053 |
1,0% |
12.716 |
10,5% |
20 |
CHRYSLER |
13.094 |
0,9% |
16.510 |
-20,7% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.392.244 |
... |
1.398.760 |
-0,5% |
|
ACUMULADO |
15.695.288 |
... |
15.634.467 |
0,4% |
Observações:
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars / The Truth About Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela