Fórmula E: BMW estreia na categoria com vitória de Félix da Costa
Português vê dupla da Techeetah sendo penalizada e fica com primeira vitória da temporada. Punido, Massa cai de oitavo para 14º
Em grande apresentação, o francês Jean-Éric Vergne – campeão da última temporada da Fórmula E – conseguiria a primeira vitória da nova era do campeonato de carros elétricos. Ele foi bastante agressivo na prova deste sábado na Arábia Saudita. Mas não foi o dia do piloto Techeetah.
Ele, ao lado do companheiro André Lotterer, Felipe Massa, Alexander Sims e Gary Paffett foram punidos com drive-through no meio da prova por infrações técnicas.
Com isso, o triunfo caiu no colo do pole position, o piloto português da BMW Antonio Félix da Costa. Mesmo com Vergne se recuperando até segundo após um Safety Car no final da corrida, o português utilizou o Fan Boost para se defender de Vergne, que ganhou o segundo lugar de Jerome D’Ambrosio com o Modo Ataque nas últimas voltas.
No fim, Vergne chegou em Da Costa, mas o português se defendeu bem.
O quarto foi Mitch Evans, com André Lotterer em quinto.
Saindo de 12º, Felipe Massa fez boa corrida de recuperação, mas a punição o jogou para 14º lugar. Lucas di Grassi, punido no treino classificatório, foi o nono, com Nelsinho Piquet em décimo. Ambos inclusive chegaram a se tocar no fim da prova, quando Nelsinho utilizou o Modo Ataque para tentar superar o compatriota da Audi, que se defendeu bem.
Antes mesmo da largada, o grid mudou. Após não respeitar o número máximo de voltas na classificação, Tom Dillmann foi jogado de segundo para a última posição do grid, elevando o argentino José Maria Lopez - que provocou o Safety Car na parte final da prova - para a primeira fila ao lado de Félix da Costa.
Também foram penalizados após a qualificação de Lucas di Grassi, da Audi, e Sam Bird e Robin Frijns, da Virgin Racing. Todos os três pilotos tiveram seus melhores tempos na qualificação eliminados após passarem do limite máximo de potência de 250kW em suas voltas mais velozes.
+ Inscreva-se no canal do Motor1.com no Youtube
+ Nos acompanhe também no Instagram
A corrida
Na saída, Félix da Costa manteve o primeiro lugar mesmo tendo que recuar após alinhar de maneira errada no grid. Buemi passou por Pechito Lopez pelo segundo posto. Felipe Massa, que ganhou posições após as punições de grid, indo para 12º depois de ser 19º, foi para decimo depois da largada. Mortara acabou errando ainda no primeiro giro e batendo nos pneus.
O top-10 era Da Costa, Buemi, Lopez, Vergne, Lotterer, D’Ambrosio, Vandoorne, Evans, Sims e Massa.
Lopez acabou caindo para quinto após ser ultrapassado pelos carros da Techeetah. Vergne seguiu na recuperação, e três voltas depois passou por Buemi para ser o segundo. Vandoorne caiu para décimo após perder desempenho. Ele perdeu posições para Evans, Sims e Massa.
Duas voltas depois do parceiro, Lotterer seguiu o parceiro Vergne e se livrou de Buemi, indo para terceiro.
Com 26 minutos para o fim, Vergne passou por Da Costa e assumiu a liderança da corrida.
Com 15 minutos para oi fim o top-10 era Vergne, Lotterer, Da Costa Lopez, Buemi, D’Ambrosio, Evans, Massa, Sims e Abt.
No entanto, logo depois disso Massa, Sims, Paffett, Lotterer e Vergne foram punidos por infrações técnicas.
Com pouco mais de dez minutos para o fim, Lopez bateu e trouxe o Safety Car para a pista. O top-10 era Da Costa, D’Ambrosio, Vergne, Buemi, Evans, Lotterer, Rowland, Abt, Di Grassi e Piquet. Massa caiu para 15º.
No retorno, Vergne usou o modo ataque para passar D’Ambrosio pelo segundo. Ele ainda tentou se aproximar de Da Costa para passar, mas o português se defendeu bem e acabou com o triunfo.
A segunda etapa da temporada 2018/19 da F-E, ocorre no Marrocos, no dia 12 de janeiro.
Confira o resultado:
Pos. | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Dif. | Int. | Pontos | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 33 | 46'29.377 | 25 | |||||
2 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 33 | 46'29.839 | 0.462 | 0.462 | 18 | |||
3 | 64 | Jérôme d'Ambrosio | Mahindra Racing | 33 | 46'33.410 | 4.033 | 3.571 | 15 | |||
4 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 33 | 46'34.760 | 5.383 | 1.350 | 12 | |||
5 | 36 | Andre Lotterer | Techeetah | 33 | 46'34.956 | 5.579 | 0.196 | 10 | |||
6 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS | 33 | 46'36.002 | 6.625 | 1.046 | 8 | |||
7 | 22 | Oliver Rowland | DAMS | 33 | 46'38.482 | 9.105 | 2.480 | 6 | |||
8 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 33 | 46'39.196 | 9.819 | 0.714 | 4 | |||
9 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 33 | 46'40.313 | 10.936 | 1.117 | 2 | |||
10 | 3 | Nelson Piquet Jr. | Jaguar Racing | 33 | 46'40.941 | 11.564 | 0.628 | 1 | |||
11 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 33 | 46'41.124 | 11.747 | 0.183 | ||||
12 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing | 33 | 46'41.566 | 12.189 | 0.442 | ||||
13 | 16 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team | 33 | 46'42.481 | 13.104 | 0.915 | ||||
14 | 19 | Felipe Massa | Venturi | 33 | 46'42.987 | 13.610 | 0.506 | ||||
15 | 8 | Tom Dillmann | NIO Formula E Team | 33 | 46'43.650 | 14.273 | 0.663 | ||||
16 | 6 | Maximilian Gunther | Dragon Racing | 33 | 46'45.538 | 16.161 | 1.888 | ||||
17 | 5 | Stoffel Vandoorne | HWA Racelab | 33 | 46'49.390 | 20.013 | 3.852 | ||||
18 | 27 | Alexander Sims | Andretti Autosport | 33 | 47'17.089 | 47.712 | 27.699 | ||||
19 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi | 32 | 47'03.922 | 1 vt | 1 vt | ||||
dnf | 7 | Jose Maria Lopez | Dragon Racing | 25 | 32'19.405 | 8 vts | 7 vts | Abandonou | |||
dnf | 17 | Gary Paffett | HWA Racelab | 9 | 12'19.479 | 24 vts | 16 vts | Abandonou | |||
dnf | 94 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 8 | 11'01.072 | 25 vts | 1 vt | Abandonou |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Audi confirma novas gerações de Q3 e A7 para 2025; veja o que sabemos
Agora de SUV, Mitsubishi Motors define equipes para a Stock Car 2025
Produção de motos cresce 11% e vendas podem passar de 2 mi em 2025
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Toyota dá mais detalhes sobre o Corolla Cross de Stock Car