Entre junho e setembro o segmento de sedãs médios registrou quedas na casa dos dois dígitos. Em outubro houve um pequeno respiro (+1,9%), mas novembro trouxe de volta a dura realidade de 2018: com 10.570 emplacamentos, menos da metade do que sozinho emplacou o Chevrolet Onix no período, as vendas recuaram 5,3%.
Mesmo mantendo uma enorme vantagem na ponta – somados, os dois adversários mais próximos ainda não chegam nele -, o Toyota Corolla (5.023) perdeu 9,3% de seus compradores de 2017. Em relação a outubro, quando registrou o seu melhor desempenho no ano, o modelo recuou mais de 15%.
O pódio permaneceu inalterado, com o Honda Civic (2.202) à frente do Cruze (1.861), ambos com altas superiores a 13,5%. O resultado do Chevrolet, aliás, foi o melhor desde agosto do ano passado (1.948). Quinto no último ranking, o Nissan Sentra (447) subiu uma posição graças ao maior avanço do top 5 (+47,5%).
Já o novo Jetta ainda não parece ter encantado os consumidores do segmento. Em seu terceiro mês no mercado, registrou apenas 387 emplacamentos, número 34,3% inferior ao registrado pela geração anterior no ano passado. O lançamento da versão 250 TSi, com preço de entrada abaixo dos R$ 100 mil, pode dar um fôlego adicional nos próximos meses. A conferir.
Em sexto, o Ford Focus Fastback conquistou a preferência de apenas 203 consumidores, seu pior resultado no ano. O modelo, aliás, não vendia tão pouco desde janeiro de 2002, último mês com dados ainda divulgados pela Fenabrave – como curiosidade, esta também foi a mesma situação vivenciada pela versão Hatch do Focus em novembro.
Atrás do Mitsubishi Lancer (157) e do Kia Cerato (140), o C4 Lounge também não teve nenhum motivo para comemorar o final do mês passado. Com apenas 106 unidades comercializadas, o representante da Citroën atingiu o seu nível mais crítico desde setembro de 2013, quando começou a ser oficialmente distribuído.
Na rabeira, como no mês anterior, figuraram 408 (17) e Fluence (3). Enquanto o Renault conta apenas com estoque residual antes do seu desaparecimento completo do mercado, o Peugeot continua a ser vendido normalmente – e, ressalte-se, este foi o seu segundo pior resultado desde janeiro de 2011, quando teve as primeiras unidades emplacadas no Brasil.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
NOV/18 |
OUT/18 |
NOV/17 |
% NOV 18 |
% OUT 18 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
53880 |
5023 |
5928 |
5536 |
47,52% |
48,99% |
-15,27% |
-9,27% |
2º |
HONDA CIVIC |
23968 |
2202 |
2298 |
1857 |
20,83% |
18,99% |
-4,18% |
18,58% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
18132 |
1861 |
1723 |
1639 |
17,61% |
14,24% |
8,01% |
13,54% |
4º |
NISSAN SENTRA |
4087 |
447 |
522 |
303 |
4,23% |
4,31% |
-14,37% |
47,52% |
5º |
VW JETTA |
3999 |
387 |
523 |
589 |
3,66% |
4,32% |
-26,00% |
-34,30% |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
4066 |
203 |
354 |
624 |
1,92% |
2,93% |
-42,66% |
-67,47% |
7º |
MITSUBISHI LANCER |
1478 |
157 |
174 |
1 |
1,49% |
1,44% |
-9,77% |
15600,00% |
8º |
KIA CERATO |
2231 |
140 |
153 |
134 |
1,32% |
1,26% |
-8,50% |
4,48% |
9º |
CITROËN C4 LOUNGE |
3124 |
106 |
273 |
189 |
1,00% |
2,26% |
-61,17% |
-43,92% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
1057 |
24 |
119 |
131 |
0,23% |
0,98% |
-79,83% |
-81,68% |
11º |
PEUGEOT 408 |
723 |
17 |
31 |
64 |
0,16% |
0,26% |
-45,16% |
-73,44% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
686 |
3 |
3 |
89 |
0,03% |
0,02% |
0,00% |
-96,63% |
|
|
117431 |
10570 |
12101 |
11156 |
100,00% |
100,00% |
-12,65% |
-5,25% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça