Assim como o Onix entre os hatches, o Prisma tem sido um adversário cada vez mais difícil de ser batido entre os sedãs compactos. Com 7.598 emplacamentos registrados em novembro, segundo melhor resultado desde janeiro de 2015 (7.770), o Chevrolet ultrapassou os 21% de participação de mercado e vendeu praticamente o dobro do segundo colocado.
Terceiro no ranking de outubro, o VW Virtus (3.955) subiu uma posição, enquanto o vice-líder do mês anterior, o Ford Ka Sedan (3.695) caiu para terceiro, embora tenha registrado um avanço de mais de 33% em relação ao mesmo período de 2017.
A grande novidade do mês, no entanto, foi a subida do Yaris Sedan. Em seu quinto mês de mercado, o Toyota foi o preferido por 2.774 consumidores, seu novo recorde de vendas, e saltou da sétima para a quarta posição, à frente de um Hyundai HB20S (2.543) que perdeu ¼ de seus compradores nos últimos doze meses.
Sexto, o Fiat Cronos (2.384) teve o seu desempenho mais modesto desde março (1.579), quando foi lançado, e por apenas duas unidades não perdeu a posição para o Nissan Versa (2.382), mesmo este recuando quase 35%. É interessante ressaltar que este foi o 9º mês consecutivo em que o modelo da marca japonesa emplacou mais de duas mil unidades.
Um dos destaques negativos do mês foi o VW Voyage (2.269), que não vendia tão pouco desde fevereiro (2.095) – em relação a outubro, a baixa foi de quase 47%. O fraco resultado permitiu que o Chevrolet Cobalt (2.059) encurtasse para apenas 210 unidades uma desvantagem de mais de 2,1 mil no último ranking.
Atrás do Honda City (1.833) e do Fiat Grand Siena (1.482), o Renault Logan, em mês fraco de vendas diretas – modalidade em que normalmente é forte -, emplacou apenas 1.321 unidades, resultado só inferior às 848 unidades de janeiro. Em situação ainda pior, o Toyota Etios Sedan (969) perdeu quase 2/3 de seus compradores e encerrou novembro vendendo menos da metade do novato Yaris.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
NOV/18 |
OUT/18 |
NOV/17 |
% NOV 18 |
% OUT 18 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
64993 |
7598 |
7716 |
6014 |
21,51% |
19,71% |
-1,53% |
26,34% |
2º |
VW VIRTUS |
37394 |
3955 |
4159 |
0 |
11,20% |
10,62% |
-4,91% |
- |
3º |
FORD KA SEDAN |
35467 |
3695 |
4319 |
2768 |
10,46% |
11,03% |
-14,45% |
33,49% |
4º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10548 |
2774 |
2633 |
0 |
7,85% |
6,73% |
5,36% |
- |
5º |
HYUNDAI HB20S |
29438 |
2543 |
2932 |
3392 |
7,20% |
7,49% |
-13,27% |
-25,03% |
6º |
FIAT CRONOS |
26658 |
2384 |
2720 |
0 |
6,75% |
6,95% |
-12,35% |
- |
7º |
NISSAN VERSA |
25234 |
2382 |
2302 |
3661 |
6,74% |
5,88% |
3,48% |
-34,94% |
8º |
VW VOYAGE |
30006 |
2269 |
4256 |
4089 |
6,42% |
10,87% |
-46,69% |
-44,51% |
9º |
CHEVROLET COBALT |
19011 |
2059 |
2094 |
2161 |
5,83% |
5,35% |
-1,67% |
-4,72% |
10º |
HONDA CITY |
13385 |
1833 |
1851 |
1197 |
5,19% |
4,73% |
-0,97% |
53,13% |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
15766 |
1482 |
1316 |
1908 |
4,20% |
3,36% |
12,61% |
-22,33% |
12º |
RENAULT LOGAN |
21036 |
1321 |
1921 |
1731 |
3,74% |
4,91% |
-31,23% |
-23,69% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
20159 |
969 |
892 |
2841 |
2,74% |
2,28% |
8,63% |
-65,89% |
14º |
CHERY ARRIZO 5 |
27 |
27 |
0 |
0 |
0,08% |
0,00% |
- |
- |
15º |
FORD NEW FIESTA SEDAN |
1556 |
20 |
26 |
114 |
0,06% |
0,07% |
-23,08% |
-82,46% |
16º |
LIFAN LF530 |
337 |
5 |
8 |
18 |
0,01% |
0,02% |
-37,50% |
-72,22% |
17º |
CHERY CELER SEDAN |
46 |
1 |
0 |
21 |
0,00% |
0,00% |
- |
-95,24% |
|
|
351061 |
35317 |
39145 |
29915 |
100,00% |
100,00% |
-9,78% |
18,06% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Brasil: primeiro tímido passo rumo a ainda distante era do hidrogênio
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela