page ad skin

Novo Jeep Wrangler decepciona e recebe apenas 1 estrela em crash-test do Euro NCAP

Jipe é criticado por baixo desempenho em colisão e falta de equipamentos de segurança

Novo Jeep Wrangler - Euro NCAP

A Fiat-Chrysler teve um dia para esquecer na última rodada de testes de colisão do Euro NCAP. A entidade testou o Fiat Panda e o novo Jeep Wrangler. A nova geração do jipe ianque recebeu apenas 1 estrela no crash-test, enquanto o compacto italiano foi rebaixado, caindo de 4 estrelas para zero. O resultado do Wrangler faz com que ele seja o pior modelo novo testado em 2018.

De acordo com o Euro NCAP, o novo Jeep Wrangler decepcionou na baixa taxa de proteção para adultos e falta de equipamentos de segurança. Nos testes de colisão, o jipe conseguiu apenas 50% das notas possíveis, enquanto a lista de tecnologias obteve 32% da nota possível, por conta da ausência de airbags de cortina e da frenagem autônoma de emergência. Outra crítica contra o modelo é que o Euro NCAP notou “diversos problemas na hora de instalar vários tipos de cadeirinhas infantis no veículo.”

Pouco depois, a Fiat-Chrysler soltou um comunicado defendendo o Wrangler e dizendo que o problema se deve ao fato de o jipe ser um carro feito para outras condições e que, como os testes são feitos pensando em cenários urbanos, não estão alinhados com este tipo de veículo. A marca argumenta que o Wrangler é feito com aços de alta resistência em áreas críticas e oferece mais de 70 equipamentos de segurança, como quatro airbags de série. Disse ainda que a partir de 2019 o modelo vai ganhar frenagem autônoma de emergência.

Já o caso do Fiat Panda é uma repetição do que aconteceu com alguns modelos testados pelo Latin NCAP. Em 2011, o compacto europeu recebeu 4 estrelas. Porém, o Euro NCAP adotou critérios muito mais rígidos e aplicou sobre um carro que não evoluiu desde então. O resultado é que ele não se enquadra nos padrões de segurança exigidos atualmente. Um dos problemas é a falta de equipamentos de segurança além do aviso de cinto de segurança.

“No mínimo, o Fiat Panda deveria vir com frenagem autônoma de emergência de série. Isto é muito importante já que o carro oferece tão pouco em caso de colisão”, explica Matthew Avery, do Thatcham Research, empresa inglesa que faz os testes do Euro NCAP. Em resposta, a Fiat diz que “leva muito a sério a segurança de seus clientes e de outras pessoas nas ruas” e que “o Fiat Panda cumpre todas as regras de segurança de todos os países em que é vendido”.

Fotos: divulgação

Galeria: Novo Jeep Wrangler - Euro NCAP

Envie seu flagra! flagra@motor1.com