Mesmo após os primeiros flagras da próxima geração, o Chevrolet Onix segue com amplo domínio do mercado nacional. Com 22.277 emplacamentos no mês passado, muito pouco abaixo do recorde de outubro (22.324), o hatch da Chevrolet respondeu por mais de 10% de todos os automóveis e comerciais leves registrados no país no período. O número é quase três vezes maior que o total do segundo colocado.
Apenas duas unidades definiram a vitória do veterano VW Gol (8.836) sobre o Ford Ka (8.834) na briga pela vice-liderança. Um pouco mais atrás, o Hyundai HB20 (8.395) caiu uma colocação em relação a outubro. Preferido entre os sedãs, o Chevrolet Prisma (7.598) fechou o top 5.
Além do líder, outro destaque do top 10 foi o Renault Kwid (7.092), que saltou da 10ª para a sexta colocação, com alta de quase 20% sobre 2017. Com 6.078 unidades, o Fiat Argo (6.078) bateu a meta de seis mil unidades pelo quarto mês seguido. O VW Polo, com 5.644 unidades, se mantém em oitavo desde setembro.
Fora do top 10 em outubro, o Hyundai Creta (5.171) assumiu a liderança geral entre os SUVs / crossovers, enquanto o Renault Sandero (5.110) se manteve entre os primeiros. Em baixa de pouco mais de 15%, o Toyota Corolla (5.023) novamente ficou fora do top 10, mas ao menos à frente do Jeep Compass (5.008).
Presente na parte de cima da tabela na 1ª quinzena, o Chevrolet Spin encerrou novembro em 14º, com ótimos 4.179 emplacamentos – mais, por exemplo, do que o Nissan Kicks (4.040). Nº 1 entre os utilitários compactos no último ranking, o Honda HR-V (3.305) caiu para 20º neste período de transição para o modelo reestilizado.
Queda ainda maior sofreu o VW Voyage (2.269), que despencou da 17ª para a 30ª colocação, perdendo quase metade dos compradores nas últimas semanas. Entre os modelos mais recentes da Toyota, a versão Sedã do Yaris (2.774) levou a melhor sobre o Hatch (2.507). Em 42º, o Citroën C4 Cactus ultrapassou a barreira das mil unidades (1.150) em seu terceiro mês de mercado.
POS. |
MODELO |
NOV 18 |
% TOTAL |
OUT 18 |
% TOTAL |
% VAR. NOV/OUT |
POS. OUT |
1º |
CHEVROLET ONIX |
22.277 |
11,59% |
22.324 |
10,69% |
-0,21% |
1º |
2º |
VW GOL |
8.836 |
4,60% |
8.973 |
4,30% |
-1,53% |
4º |
3º |
FORD KA |
8.834 |
4,60% |
10.461 |
5,01% |
-15,55% |
2º |
4º |
HYUNDAI HB20 |
8.395 |
4,37% |
9.361 |
4,48% |
-10,32% |
3º |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
7.598 |
3,95% |
7.716 |
3,70% |
-1,53% |
5º |
6º |
RENAULT KWID |
7.092 |
3,69% |
5.940 |
2,84% |
19,39% |
10º |
7º |
FIAT ARGO |
6.078 |
3,16% |
6.881 |
3,30% |
-11,67% |
6º |
8º |
VW POLO |
5.644 |
2,94% |
6.090 |
2,92% |
-7,32% |
8º |
9º |
HYUNDAI CRETA |
5.171 |
2,69% |
5.026 |
2,41% |
2,88% |
13º |
10º |
RENAULT SANDERO |
5.110 |
2,66% |
6.060 |
2,90% |
-15,68% |
9º |
11º |
TOYOTA COROLLA |
5.023 |
2,61% |
5.928 |
2,84% |
-15,27% |
11º |
12º |
JEEP COMPASS |
5.008 |
2,61% |
6.163 |
2,95% |
-18,74% |
7º |
13º |
FIAT MOBI |
4.258 |
2,22% |
4.997 |
2,39% |
-14,79% |
14º |
14º |
CHEVROLET SPIN |
4.179 |
2,17% |
2.558 |
1,23% |
63,37% |
29º |
15º |
NISSAN KICKS |
4.040 |
2,10% |
4.663 |
2,23% |
-13,36% |
15º |
16º |
VW VIRTUS |
3.955 |
2,06% |
4.159 |
1,99% |
-4,91% |
18º |
17º |
JEEP RENEGADE |
3.845 |
2,00% |
3.693 |
1,77% |
4,12% |
20º |
18º |
FORD KA SEDAN |
3.695 |
1,92% |
4.319 |
2,07% |
-14,45% |
16º |
19º |
VW FOX/CROSS FOX |
3.330 |
1,73% |
3.792 |
1,82% |
-12,18% |
19º |
20º |
HONDA HR-V |
3.305 |
1,72% |
5.352 |
2,56% |
-38,25% |
12º |
21º |
FORD ECOSPORT |
2.994 |
1,56% |
3.167 |
1,52% |
-5,46% |
22º |
22º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.774 |
1,44% |
2.633 |
1,26% |
5,36% |
28º |
23º |
RENAULT DUSTER |
2.670 |
1,39% |
2.702 |
1,29% |
-1,18% |
27º |
24º |
RENAULT CAPTUR |
2.554 |
1,33% |
3.239 |
1,55% |
-21,15% |
21º |
25º |
HYUNDAI HB20S |
2.543 |
1,32% |
2.932 |
1,40% |
-13,27% |
24º |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.507 |
1,30% |
3.148 |
1,51% |
-20,36% |
23º |
27º |
HONDA FIT |
2.441 |
1,27% |
2.861 |
1,37% |
-14,68% |
25º |
28º |
FIAT CRONOS |
2.384 |
1,24% |
2.720 |
1,30% |
-12,35% |
26º |
29º |
NISSAN VERSA |
2.382 |
1,24% |
2.302 |
1,10% |
3,48% |
31º |
30º |
VW VOYAGE |
2.269 |
1,18% |
4.256 |
2,04% |
-46,69% |
17º |
31º |
HONDA CIVIC |
2.202 |
1,15% |
2.298 |
1,10% |
-4,18% |
32º |
32º |
CHEVROLET COBALT |
2.059 |
1,07% |
2.094 |
1,00% |
-1,67% |
33º |
33º |
CHEVROLET TRACKER |
2.049 |
1,07% |
2.094 |
1,00% |
-2,15% |
34º |
34º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.861 |
0,97% |
1.723 |
0,83% |
8,01% |
38º |
35º |
HONDA CITY |
1.833 |
0,95% |
1.852 |
0,89% |
-1,03% |
36º |
36º |
VW UP |
1.752 |
0,91% |
1.788 |
0,86% |
-2,01% |
37º |
37º |
FIAT UNO |
1.522 |
0,79% |
2.309 |
1,11% |
-34,08% |
30º |
38º |
FIAT SIENA |
1.482 |
0,77% |
1.317 |
0,63% |
12,53% |
39º |
39º |
HONDA WR-V |
1.332 |
0,69% |
891 |
0,43% |
49,49% |
46º |
40º |
RENAULT LOGAN |
1.321 |
0,69% |
1.921 |
0,92% |
-31,23% |
35º |
41º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1.241 |
0,65% |
1.248 |
0,60% |
-0,56% |
41º |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.150 |
0,60% |
793 |
0,38% |
45,02% |
47º |
43º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1.117 |
0,58% |
1.273 |
0,61% |
-12,25% |
40º |
44º |
VW TIGUAN |
986 |
0,51% |
1.033 |
0,49% |
-4,55% |
44º |
45º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
969 |
0,50% |
892 |
0,43% |
8,63% |
45º |
46º |
CHERY TIGGO |
864 |
0,45% |
1.045 |
0,50% |
-17,32% |
43º |
47º |
PEUGEOT 2008 |
857 |
0,45% |
1.046 |
0,50% |
-18,07% |
42º |
48º |
NISSAN MARCH |
743 |
0,39% |
733 |
0,35% |
1,36% |
48º |
49º |
FORD FIESTA |
738 |
0,38% |
691 |
0,33% |
6,80% |
49º |
50º |
HYUNDAI IX35 |
671 |
0,35% |
598 |
0,29% |
12,21% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
192.146 |
100,00% |
208.807 |
100,00% |
-7,98% |
|
COMERCIAIS LEVES
Com os 11 primeiros colocados registrando números piores do que os de outubro, o destaque positivo entre os comerciais leves terminou sendo a Nissan Frontier e suas 738 unidades, uma alta de mais de 60%. Na ponta oposta no top 10, a Fiat Fiorino (1.022) perdeu 40% de seus compradores.
Líder pelo terceiro mês consecutivo, a Fiat Strada (5.158) viu cair um pouco a vantagem sobre a Fiat Toro (3.922), esta sob ameaça bem mais forte da VW Saveiro (3.516). A Toyota Hilux (3.382) repetiu o quarto lugar, com a Chevrolet S10 (2.749) fechando o top 5 com a menor retração do pelotão da frente.
POS. |
MODELO |
NOV 18 |
% TOTAL |
OUT 18 |
% TOTAL |
% VAR. NOV/OUT |
POS. OUT |
1º |
FIAT STRADA |
5.158 |
17,68% |
7.199 |
20,04% |
-28,35% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.922 |
13,44% |
5.659 |
15,75% |
-30,69% |
2º |
3º |
VW SAVEIRO |
3.516 |
12,05% |
4.083 |
11,37% |
-13,89% |
3º |
4º |
TOYOTA HILUX |
3.382 |
11,59% |
4.027 |
11,21% |
-16,02% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
2.749 |
9,42% |
2.794 |
7,78% |
-1,61% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.572 |
5,39% |
2.094 |
5,83% |
-24,93% |
6º |
7º |
VW AMAROK |
1.540 |
5,28% |
1.612 |
4,49% |
-4,47% |
8º |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.169 |
4,01% |
1.256 |
3,50% |
-6,93% |
9º |
9º |
FIAT FIORINO |
1.022 |
3,50% |
1.705 |
4,75% |
-40,06% |
7º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
997 |
3,42% |
1.127 |
3,14% |
-11,54% |
10º |
11º |
MITSUBISHI L200 |
805 |
2,76% |
906 |
2,52% |
-11,15% |
11º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
738 |
2,53% |
460 |
1,28% |
60,43% |
13º |
13º |
RENAULT MASTER |
505 |
1,73% |
663 |
1,85% |
-23,83% |
12º |
14º |
FIAT DUCATO |
354 |
1,21% |
373 |
1,04% |
-5,09% |
14º |
15º |
KIA K2500 |
266 |
0,91% |
296 |
0,82% |
-10,14% |
16º |
16º |
IVECO DAILY 3514 |
239 |
0,82% |
175 |
0,49% |
36,57% |
18º |
17º |
VW EXPRESS |
234 |
0,80% |
241 |
0,67% |
-2,90% |
17º |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
166 |
0,57% |
166 |
0,46% |
0,00% |
19º |
19º |
PEUGEOT PARTNER |
127 |
0,44% |
72 |
0,20% |
76,39% |
22º |
20º |
IVECO DAILY 30S13 |
104 |
0,36% |
62 |
0,17% |
67,74% |
25º |
21º |
CITROËN JUMPY |
98 |
0,34% |
156 |
0,43% |
-37,18% |
20º |
22º |
HYUNDAI HR |
89 |
0,31% |
333 |
0,93% |
-73,27% |
15º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
84 |
0,29% |
64 |
0,18% |
31,25% |
24º |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
84 |
0,29% |
113 |
0,31% |
-25,66% |
21º |
25º |
RAM 2500 |
60 |
0,21% |
67 |
0,19% |
-10,45% |
23º |
26º |
CITROËN BERLINGO |
50 |
0,17% |
33 |
0,09% |
51,52% |
27º |
27º |
RENAULT KANGOO |
30 |
0,10% |
48 |
0,13% |
-37,50% |
26º |
28º |
IVECO DAILY |
23 |
0,08% |
27 |
0,08% |
-14,81% |
28º |
29º |
JAC V260 |
17 |
0,06% |
16 |
0,04% |
6,25% |
31º |
30º |
IVECO DAILY 5516 |
15 |
0,05% |
8 |
0,02% |
87,50% |
32º |
31º |
EFFA K01 |
14 |
0,05% |
21 |
0,06% |
-33,33% |
30º |
32º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
7 |
0,02% |
24 |
0,07% |
-70,83% |
29º |
33º |
EFFA K02 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
34º |
34º |
FIAT UNO |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
35º |
FOTON 3.5-14DT |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
EFFA V21 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
37º |
EFFA V22 |
2 |
0,01% |
5 |
0,01% |
-60,00% |
33º |
38º |
FORD F100 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
40º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
41º |
CITROËN JUMPER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
42º |
FORD F150 |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
36º |
43º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
MERCEDES-BENZ VITO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
49º |
45º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
TOYOTA HIACE |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
48º |
VW KOMBI |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
50º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
29.171 |
100,00% |
35.925 |
100,00% |
-18,80% |
|
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela